Tempo de leitura: < 1 minuto

Vacinação contra sarampo e paralisia infantil é intensificada em Uruçuca

A Secretaria da Saúde de Uruçuca intensifica o alerta para vacinar todas as crianças do município de um ano a menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil e sarampo. Durante a mobilização nacional organizada pelo Ministério da Saúde, estarão funcionando neste sábado (18), das 8h às 17h, o Centro de Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs) Dr. Edson Rosa, Everaldo Argolo e Independência, além da USF de Serra Grande.
De acordo com o cronograma, as equipes de vacinadores também atuarão na zona rural. A enfermeira Michelle Fernandes, responsável técnica do Departamento de Vigilância em Saúde de Uruçuca, considera de fundamental importância os pais ou responsáveis levar o cartão de vacinação da criança. “É através deste documento imprescindível que os nossos técnicos podem acompanhar todo o desenvolvimento das crianças”.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
A poliomielite ou a paralisia infantil causa repentina dormência e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores e ao falar, tossir ou até respirar.
Já o sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe, porém aumentam ainda mais, combinando com o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *