Tempo de leitura: 2 minutos

Alunos de escolas das regiões sul e extremo-sul da Bahia têm até 5 de outubro para garantir inscrição no Projeto Lápis na Mão, da TV Santa Cruz, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O projeto chega à nona edição em 2018 e já integra o calendário pedagógico das escolas das duas regiões.
A ação busca estimular o gosto pela leitura com ações que também incluem música, contação de histórias e recitação de poemas. O concurso de redação e desenho deste ano tem como tema “Ler para pensar livre”. Além dos estudantes, o projeto também envolve a comunidade escolar e a sociedade com o concurso de desenho e redação, o Desafio Mãos da Esperança e o concurso Escola Cidadã.
Segundo a organização, o concurso de redação e desenho tem foco no desenvolvimento do hábito da leitura, escrita e exercício da criatividade com temas de relevância para o sul e o extremo-sul. Alunos do Ensino Infantil e do Fundamental I serão estimulados a desenhar, enquanto do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão do concurso de redação. Na primeira etapa, são selecionados os 10 melhores trabalhos em cada categoria. Na sequência, serão premiados os três melhores trabalhos em cada categoria.
Já o Desafio Mãos da Esperança envolverá as comunidades e Itabuna e Ilhéus – incluindo não apenas a comunidade escolar, mas o bairro e grupos religiosos onde a escola está inserida. Os bairros inscritos deverão desenvolver um dia de ação para promover a participação da comunidade na campanha de sensibilização do projeto Lápis na Mão.
Deverão ser realizadas atividades que despertem o interesse de crianças, jovens, adultos e idosos tendo como base o tema do projeto e utilizando-se da leitura como prática modificadora dos saberes e das mudanças sociais. As ações devem ser de baixo custo, desenvolver a criatividade e ter a mobilização de pessoas. A melhor atividade, na avaliação do júri, será a premiada. O júri de avaliação é formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Parte do Lápis na Mão, o Concurso Escola Cidadã quer estimular escolas a desenvolver estratégias de sensibilização e mobilização para o debate do tema do Lápis na Mão, tanto no ambiente escolar como fora dele. Estas ações podem ser desde debates a apresentações teatrais, musicais, recitais, feiras etc.
A escola deverá encaminhar suas ações ao projeto e ao final serão premiadas as três escolas que desenvolverem as melhores atividades. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação do Município, no Núcleo Regional de Educação (antiga Direc) ou na TV Santa Cruz.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *