Tempo de leitura: 2 minutos

Uesc promove encontros do Universidade para Todos

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promove nesta semana dois eventos relacionados ao Programa Universidade para Todos. Na sexta-feira (28), será realizada a primeira Roda de Diálogos Pedagógicos UPT, com a participação da coordenação estadual do Programa; e para o sábado (29) está programado o “Encontrão Diálogos Pedagógicos”.
Os eventos serão realizados no auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc. “O objetivo é socializar trajetórias e experiências vivenciadas no Projeto Universidade Para Todos, por meio de relatos de monitores, alunos, professores/especialistas, ex-alunos, pessoas de apoio pedagógico e administrativo,” conforme explica o coordenador Geral do UPT, na Uesc, professor Rafael Calmon de Oliveira.
Na sexta pela manhã estão previstos “Roda de Conversa, socializando trajetórias no UPT”, “Trajetória de aluno a monitor”, “Rumo a Universidade”, “ex-alunos UPT cursando a Universidade”, pessoal de apoio pedagógico administrativo (ressignificando olhares e fazeres).
No período da tarde serão realizados o planejamento do seminário UPT 2018 e discussão e apresentação pelas Universidades Estadual de Santa Cruz e Estadual de Feira de Santana da construção da proposta preliminar por área do conhecimento do material complementar e a noite será feita uma visita técnica às turmas do projeto.

No sábado será a vez do Encontrão reunindo turmas de estudantes do UPT em Ilhéus, Itabuna, Almadina, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Gandú, Ibucaraí, Itacaré e Itapé. Este evento tem a finalidade de socializar informações de como os alunos do UPT pode se preparar para o Enem 2018.
O PROJETO
O Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc).Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.
Em 2018, foram disponibilizadas 14.000 vagas em 176 municípios da Bahia, com 237 locais de funcionamento. O curso presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional.O Projeto oferecerá também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *