Tempo de leitura: 2 minutos

Médicos cubanos já estão deixando o Brasil|Foto Ismael Francisco/ Cuba debate

O atendimento na rede básica de saúde de pelo menos 21 municípios do sul da Bahia ficará ainda mais comprometido se o Ministério da Saúde não conseguir fazer, nos próximos dias, a reposição de profissionais do Programa Mais Médicos. Entre as localidades com saída de médicos cubanos estão Arataca, Barro Preto, Canavieiras, Dário Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibirapitanga, Itabuna, Itajuípe e Itacaré.
Na lista de municípios que podem ser prejudicados com saída dos cubanos também estão Ibicuí, Ibirataia, Itagibá, Itaju do Colônia, Itapitanga, Mascote, Pau Brasil, São José da Vitória, Santa Cruz da Vitória, Una e Uruçuca. De acordo com o Ministério da Saúde, as vagas abertas nessas localidades devem ser repostas com profissionais selecionados no primeiro edital publicado nesta quarta-feira (21).
ATAQUE AO SISTEMA
O Ministério da Saúde informou que recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura do sistema para os médicos interessados na inscrição do Mais Médicos. O MS disse que o volume é característico de ataques cibernéticos. O número de inscritos é mais que o dobro do número de médicos em atuação no país.

Para garantir a inscrição dos interessados, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS) está isolando a aplicação dos ataques que se mantiveram ao longo da manhã, além de outras ações para estabilidade e performance do site.
Mesmo diante de momentos de instabilidade, o site já contabilizou 3.336 inscrições nas primeiras três horas da abertura do sistema. Os interessados devem manter a tentativa de acesso. O Ministério da Saúde alerta que eventuais responsabilidades pela inserção de dados falsos no sistema poderão ser apurados na esfera penal.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *