Tempo de leitura: < 1 minuto
Governo estadual decide fechar o Colégio Josué Brandão

Depois de recuar da decisão de encerrar convênio com o Ciso, a Secretaria de Educação da Bahia anunciou o fechamento do Colégio Estadual Josué Brandão, de Itabuna, inaugurado na década de 90 com foco no ensino profissionalizante. O anúncio foi feito neste final de semana, como parte de processo de reestruturação da rede escolar do Estado.

A Escola possui mais de 600 alunos e a decisão da SEC-BA pegou de surpresa a comunidade escolar. Conforme o anúncio, os alunos do Josué Brandão serão transferidos para o Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf), vizinho ao colégio ameaçado de fechamento.

Alunos e professores decidiram reagir ao anúncio de encerramento das atividades do Josué Brandão. Eles farão manifestação, às 8h desta segunda-feira (7), em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE-5), no Centro de Itabuna. Ao contrário do Ciso, o Josué Brandão funciona em terreno próprio e pertence à rede do Governo do Estado. Este é um dos argumentos contra o fechamento do colégio.

0 resposta

  1. Escolas não se fecham. Conserva-se, estrutura-se e amplia-se. A ordem é não fechar escolas para poder fechar presídios. Povo culto é povo politizado!

  2. Apesar de ser de “esquerda” Rui Costa não prioriza investimentos em educação. Costumo falar com pessoas que converso sobre política, que Rui Costa é o governador de esquerda que mais tende a direita na parte educacional do país. Como a maioria dos políticos, Rui sabe que pessoas estudadas e informadas são perigosas com o titulo de eleitor na mão.

    A educação torna o ser crítico, o faz enxergar situações antes não expostas, mostra outras versões e outras vertentes. Estudo na Uesc e estudamos boa parte do ultimo semestre sem papel higiênico nos banheiros, enquanto o governador esteve na região por várias vezes e não pisou na instituição. Rui é o politico de esquerda que consegue fazer aliança com Fernando Gomes e manter todos os membros da esquerda em Itabuna calados perante essa situação. Se pesquisarmos na internet, não será dificil acharmos fotos de várias pessoas daqui de Itabuna que repudiam as atitudes de Fernando Gomes por décadas e que estiveram nos palanques com Rui e o próprio FG, obrigados a engolir ideologias em busca de prestígio com o Governador da esquerda liberal de direita.

    Triste momento da Educação Brasileira, o Presidente Bolsonaro querendo colocar os erros da Educação no chamado ” Marxismo cultural” ( Não sabr nem do que tá falando), o governador da Bahia querendo fechar escolas e o prefeito que queria abrir “Culejo”, esse eu vou evitar criticar pra evitar gastar minha internet.

  3. Muito se discute a respeito de melhoria da educação pública no estado da Bahia.De que forma pode haver melhorias ou qualidade na educação, diante da falta de censo de coletividade que se estende de cima abaixo? Essa comparação do colégio Ciso em relação ao colégio Josué, é no mínimo irresponsável e mostra como existem diferentes interesses entre os gestores.
    O responsável por essa matéria, deve procurar ser mais profissional e não jogar materias no ar irresponsavelmente.

    Da Redação: Sr. Antônio, o Ciso passou por situação semelhante. A luta da comunidade escolar fez com que o Governo Estadual recuasse. Sinaliza-se, aqui, caminho a ser seguido pelos alunos e colaboradores do Josué Brandão, o da luta, da resistência.

  4. O foco da matéria foi desvirtuado para o Ciso Estadual de maneira irresponsável e apenas para causar celeuma. Ou qual a intenção das palavras e da comparação? Aos da turma “do quanto pior, melhor”, àqueles que têm o discurso falso a favor da Educação, melhorem…Força à Gestão e comunidade do Josué. Tem que lutar!

  5. Me solidarizo com a Gestão e colegas do Josué, pois por essa angústia eu também já passei. Conheço por experiência, e não é nada agradável. No entanto, avalio a matéria como muito irresponsável ao citar o Ciso Estadual da maneira como foi feita. De celeuma estamos fartos. O Ciso nada tem a ver com a situação do Josué. Né?!!!

  6. O Princípio social não deve sobrepor a interesses de mesquinho do gestor público neste caso do governador em prejudicar crianças e adolescentes causando terror aos seus pais.
    Entretanto,a educação na Bahia é uma miséria,mas aprofundado na miséria é saúde
    pública e segurança pública e com interesse mesquinhos envia pulíça para o Ceará
    gastando milhões que dava para construir 1O (dez) Escola de Ciso.

    “PT é sinônimo de desgraças” Autor desconhecido.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *