Tempo de leitura: < 1 minuto

Centro cirúrgico do Vida Memorial || Foto Clodoaldo Ribeiro/GovIlheús
Após dois anos suspensas, as cirurgias pediátricas eletivas pelo SUS voltaram a ser feitas em Ilhéus, após convênio da Prefeitura com o Hospital Vida Memorial. A partir deste mês, criança ou adolescente de zero a 13 anos que necessitar de cirurgia eletiva (tipo de cirurgia que pode ser programada) não precisará mais sair do município.

O Hospital Vida Memorial mantém convênio com a Secretaria Municipal de Saúde para atendimento pediátrico de urgência e emergência. A enfermeira da Central de Regulação do município, Queila Oliveira, explica que o setor não tinha pra onde encaminhar os pacientes que necessitavam de cirurgias eletivas pediátricas.

Segundo ela, isso sobrecarregava o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Mas agora as cirurgias serão realizadas dentro da unidade hospitalar em que a criança for atendida, isso claro é uma vitória para o município e para as crianças que aqui moram”, enfatizou.

Após passar por consulta com o médico pediatra, caso haja necessidade de cirurgia, o paciente será encaminhado ao médico cirurgião pediatra que solicitará os exames pré-cirúrgicos. A partir daí, será marcada a cirurgia na própria unidade hospitalar. Serão oferecidas cerca de 20 consultas mensais com o médico cirurgião pediatra.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *