Tempo de leitura: < 1 minuto
Médica alerta sobre alergias mais comuns no verão

O verão é propício para o surgimento de alergias oculares, muitas das quais podem ocorrer por causa do excesso de cloro, uso de cosméticos e do filtro solar, se aplicado perto da região dos olhos, segundo a especialista em oftalmologia geral e lentes de contato do DayHorc, médica Isabela Guimarães Vidal.

A especialista explica que as alergias oculares mais comuns são conjuntivite alérgica sazonal ou perene, comum em pacientes com outros quadros de alergia como rinite e asma; a conjuntivite papilar gigante, que acomete mais usuários de lentes de contato; e a conjuntivite primaveril, associada ao clima quente e seco. Esta última é mais comum na primavera e no verão. Há, ainda, a conjuntivite atópica, esta mais em pacientes acima de 40 anos, associada a olho seco e em pessoas com dermatite atópica.

Os principais sintomas, segundo Isabela Guimarães Vidal, são coceira, irritação, secreção, lacrimejamento, queimação e sensibilidade à claridade (fotofobia).No entanto, a médica destaca que as conjuntivites alérgicas não são contagiosas.

A especialista esclarecer que a melhor forma de prevenir as alergias oculares no verão é evitar se expor aos alergenos – causadores da reação alérgica – como a poeira, mantendo a casa sempre limpa e fazendo a manutenção de aparelhos de ar-condicionado. A orientação quando aparecem sintomas relacionados às alergias oculares é procurar imediatamente um oftalmologista e evitar a automedicação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *