Tempo de leitura: < 1 minuto
São mais de 25 mil vagas em curso de profissionalização

Os gestores dos 417 municípios baianos têm até o dia 20 deste mês para indicar o número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que farão o segundo módulo do curso de profissionalização, que é oferecido gratuitamente pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Com duração de 520 horas, o curso será ministrado pela Escola de Saúde Pública da Bahia (Professor Jorge Novis), e contempla aulas presenciais e online.

Os interessados devem fazer o cadastro pela internet e posteriormente enviar uma Declaração de Interesse e Compromisso para o email sesab.efts@saude.ba.gov.br. “A expectativa é capacitar mais de 25 mil Agentes Comunitários de Saúde e, para isso, vamos investir mais de R$ 2 milhões”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Os interessados devem acessar aqui.

Este módulo terá como enfoque a Vigilância em Saúde. Serão quatro abordagens: conhecendo a vigilância; desenvolvendo ações de vigilância epidemiológica; desenvolvendo ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador; e desenvolvendo ações de vigilância em saúde ambiental.

O curso visa a qualificar a Atenção Básica em diversos aspectos, a exemplo da melhoria do cuidado, proteção e promoção da saúde da população no território de cada ACS. “Temos fortalecido a educação permanente dos profissionais de saúde, sobretudo, de nível médio e técnico. Para ser diplomado, o ACS deve cumprir uma jornada de 1.200 horas, dividida em três módulos”, explica Vilas-Boas.

Uma resposta

  1. queria saber porque esse curso nao foi extendido para os agentes de endemias.pois os agentes faz parte da area epidemiologica e vig em saude.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.