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Público acompanha atento a palestra de Claudiana Figueiredo|| Foto Maurício Maron

Os novos comportamentos e atitudes para o sucesso das organizações e da vida pessoal foram apresentados, na quinta-feira (27), no Itabuna Palace Hotel, durante o seminário “O seu comportamento como ferramenta para o sucesso”. Promovido pelo Sebrae, o evento atraiu estudantes, empresários e futuros empreendedores que pretendem agregar conhecimento e informação aos seus negócios.

Uma das palestrantes no seminário, a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, chamou a atenção dos participantes para a importância das pessoas desenvolverem competências essenciais para que os seus negócios consigam acompanhar a velocidade das mudanças e obter resultados.

Ela ressaltou que as organizações são feitas por pessoas que lidam o tempo inteiro com atitudes, comportamentos, pensamentos e sentimentos, que refletem diretamente no andamento dos seus negócios. “Por isso que estamos investindo muito em pessoas para transformar o mundo e as empresas”, declarou a representante da instituição.

Claudiana Figueiredo disse  ainda que algumas características são imprescindíveis para que o empreendedor assuma uma postura de mudança em uma determinada situação em que está inserido. “Estabelecer metas, planejar, buscar informações e tempo com mais qualidade, usar a rede de contatos e saber influenciar pessoas para atingir objetivos em comum, ser mais independentes e alto confiantes, além de correrem riscos calculados”, ensinou.

 

Moisés Souza fala sobre o principal causa de sucesso das empresas|| Foto Maurício Maron 

ESTUDOS DA ONU

De acordo com estudos realizado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e apresentado no seminário pelo facilitador do Empretec, Moisés Souza, a principal causa de sucesso das empresas é o comportamento empresarial. “Não é só estímulo do governo, capacitação, investimento público nem particular. O que faz uma empresa dá certo é o comportamento do empresário dentro do negócio”, destacou.

Para o empresário Klécio Santos, que é dono do supermercado em Itabuna há 10 anos, a participação em cursos, como o Empretec, permitiu obter uma visão diferenciada do seu negócio, além de adquirir comportamentos a partir dos estudos e da vontade de mudança.

“Sou apaixonado por supermercado, é uma coisa que gosto de fazer. Fui aprendendo com os cursos e me especializando. Agora, pretendo ensinar sobre como cuidar e ter êxito com supermercado, porque eu percebo que posso atingir muitas pessoas através do ensino”, contou.

Há dois anos, o gestor de três empresas em Itabuna, Rogério Sbarderlotto aceitou o desafio do Empretec e comprovou a eficácia da ferramenta a partir da mudança de atitudes. “Fazendo o Empretec, eu me conheci muito, descobri que era mais empreendedor do que imaginava, e com o auxílio das características empreendedoras, foi muito mais fácil abrir uma empresa do que antes, quando não tinha essas características. Consegui colocar metas na minha vida, planejar e executar com mais facilidade”, contou.

SEMINÁRIO EMPRETEC

Quem sonha em montar o próprio negócio ou aqueles que querem potencializar seus empreendimentos terá a oportunidade de conhecer e trabalhar características empreendedoras no Seminário Empretec, que será realizado entre os dias 22 e 27 de julho, em Itabuna. Para participar, os interessados já podem fazer uma pré-inscrição no site do Empretec Bahia.

Depois de responder ao formulário, o candidato segue para a entrevista individual, entre os dias 9 e 12 de julho, no Sebrae Itabuna. Se for aprovado, o participante poderá fazer a inscrição para o Empretec 2019.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3613-9734 e (73) 99974-2262, ou na agência do Sebrae em Itabuna, localizada na Rua Paulino Vieira, 175, Centro. O investimento é de R$ 875 e pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito.

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