Tempo de leitura: 2 minutos
Curso capacita médicos para uso de ultra e ecocardiografia

Vinte médicos intensivistas do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) participaram de curso básico de ecocardiografia e sonografia, neste final de semana. O curso teve 16 horas de carga horária, com abordagens teóricas e práticas, sob a coordenação do médico Almir Gonçalves, cardiologista e coordenador da UTI 3.

De acordo com o cardiologista e ecocardiografista itabunense Dalton Barros, que atua na área médica no estado de São Paulo e um dos preceptores do curso, a ultrassonografia e ecocardiografia é prática adotada internacionalmente pelo médico emergencista intensivista.

“Existem algumas condições em que os pacientes chegam na emergência e na UTI e que o uso do ultrassom possibilita ao médico realizar um diagnóstico rápido, em menos de dois minutos, em uma situação que precisa de uma intervenção, um tratamento. Se você capacita o médico da emergência e da UTI para ele conseguir fazer esse diagnóstico rápido, ele vai conseguir tratar o paciente muito mais precocemente, melhorando a eficiência do cuidado, principalmente os mais graves”, declarou Dalton Barros.

Para Almir Gonçalves o curso serviu para estimular a educação continuada no Hospital Regional Costa do Cacau. “Capacitar nossa equipe, estabelecer nossos protocolos assistenciais é muito importante. Movimentos como este servem para darmos um passo a cada dia e encurtar nossa distância em relação aos grandes centros”, avaliou.

José Antônio Sousa, presidente do IBDAH, organização social que gere a unidade, destacou a importância do evento. “A capacitação foi um momento excelente para atualizar a equipe, o que refletirá de maneira positiva na assistência aos usuários do SUS, continuaremos provomendo treinamentos para que possamos oferecer o que há de melhor para nossos pacientes”, assegurou Sousa.

Atuaram como médicos preceptores do curso Almir Gonçalves, cardiologista, ecocardiografista e intensivista, coordenador da UTI 3 do HRCC; Roland Lavigne, ultrassonografista e intensivista do HRCC; Vinicius Filadelfo, ultrassonografista do HRCC; e Dalton Barros, intensivista, cardiologista, ecocardiografista da Associação de Medicina Intensivista Brasileira (AMIB), do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *