Tempo de leitura: 2 minutos
Praias amanhecem limpas no litoral de Itacaré nesta segunda

A Prefeitura de Itacaré, com o apoio da Petrobras e equipe de voluntários, mantém o monitoramento de todas as praias do município para verificar e atuar com rapidez caso manchas de óleo cheguem ao litoral do município. Na manhã desta segunda-feira (28), as equipes de monitoramento constaram que as praias amanheceram limpas e propícias para o banho. O trabalho começou há cerca de 10 dias, quando foram registradas presenças de pelotas de óleo, mas não confirmadas como do óleo que atinge o litoral nordestino. Mesmo assim, o trabalho de monitoramento vai continuar.

Na manhã desta segunda-feira, na Praia da Concha, ocorre o segundo treinamento de voluntários, pessoas da comunidade que serão orientadas a agir no caso da mancha de óleo chegar à cidade. O treinamento é feito por técnicos da Petrobrás e da Prefeitura de Itacaré, que informam sobre os riscos, uso de equipamentos necessários e como retirar o óleo do litoral. Para ser um voluntário, basta se cadastrar pelo link https://chat.whatsapp.com/KjcKcFzYf7b8k5tCVxC9pq

O município também criou uma Base de Monitoramento para acompanhar toda a evolução da mancha de óleo que atinge o litoral nordestino e ainda uma unidade de treinamento de voluntários para auxiliar, caso necessário, na retirada do material das praias da cidade. A Base de Monitoramento foi montada na Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, na Praça do Canhão, onde estarão de plantão equipes da Prefeitura de Itacaré, Petrobras e Polícia Militar.

Na última sexta-feira (25) o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu com o comandante da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Hosanah Rocha, secretários municipais e representantes da Petrobras para traçar a estratégia de atuação caso a manca de óleo avance e atinja o litoral itacareense. Também foi criado o grupo de trabalho da Base de Monitoramento.

No local, além da realização dos treinamentos e funcionar como uma unidade para receber as denúncias dos cidadãos quanto a procedência do material nas praias, também são depositados todos os materiais que serão utilizados em caso de necessidade. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, a expectativa é de que o óleo não atinja o litoral itacareeense. “Mas, se chegar, equipes estão de plantão, prontas para limpar, em caso de emergência”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *