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Serviço monitora a qualidade do atendimento no Costa do Cacau

Os profissionais da área de saúde atuam diretamente com o cuidado e tratamento da saúde de pacientes. Por isso, é extremamente importante atender os pacientes de forma humanizada e satisfatória. Há uma grande necessidade de o paciente ter confiança, sanar dúvidas e receber apoio durante sua permanência em uma unidade hospitalar.

Com uma atenção voltada aos usuários do SUS, a direção do HRCC implantou, em junho de 2019, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) com o objetivo de auxiliar a melhoria do atendimento, apresentando resultados de pesquisas de satisfação aplicadas com usuários da assistência médica, aos setores que prestam os serviços na unidade hospitalar.

O SAC conta com uma equipe formada por seis profissionais treinados e capacitados para atender pacientes, acompanhantes e familiares. “O serviço interage direta e indiretamente com diversos profissionais do hospital, buscando de maneira resolutiva o melhor atendimento às demandas geradas por quem procura atendimento no HRCC. Este setor dispõe de colaboradores realizando seus trabalhos no ambulatório, enfermarias, entre outros locais, além de manter um posto fixo na Emergência”.

De acordo com Wanderson Aragão, encarregado do SAC no HRCC, nos sete meses de funcionamento, o setor realizou milhares de pesquisas e com indicadores de satisfação elevados. “Entre junho e dezembro de 2019, tivemos um total de 98.124 questionários aplicados, com índices acima de 97% de satisfeitos e abaixo de 3% de insatisfeitos com o serviço prestado no hospital”, revelou.

Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, o SAC constitui uma ferramenta fundamental no processo administrativo da unidade. “Além de acolher as demandas dos pacientes e familiares em tempo hábil, esse serviço proporciona elementos para mensurar e acompanhar a qualidade nos diversos setores do hospital. Composto por equipe ágil e comprometida, esse é mais um serviço que dignifica o HRCC”.

Gonçalves assegura ainda que o atendimento no Hospital Regional Costa do Cacau se concentra, em primeiro lugar, no paciente. “Identificar suas queixas e necessidades de uma forma humanizada é essencial durante sua permanência no hospital. Por isso, os colaboradores e profissionais de saúde têm o cuidado com o paciente, ouvindo, sanando dúvidas para não agravar e gerar conflitos em seu tratamento”, finalizou.

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