Tempo de leitura: < 1 minuto
Universidade Federal da Bahia cria teste rápido para coronavírus

A epidemia do coronavírus deixou o mundo em alerta. Até o momento, já são mais de 31 mil pessoas infectadas com a doença. Agora imagine ter o diagnóstico em apenas três horas e iniciar o tratamento o quanto antes? Este é o tempo estimado por um equipamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para diagnóstico do coronavírus.

A novidade atende pelo nome de Real Timer e utiliza o processo chamado RT-PCR, o mesmo que serviu para identificar o zika vírus, há cinco anos. De acordo com a Ufba, o equipamento faz uma reação capaz de identificar o material genético do vírus e o diagnóstico sai em, no máximo, três horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o processo até chegar ao diagnóstico precisa ser confirmado fora do estado. As análises começam no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, mas precisam ser finalizadas no Rio de Janeiro, informa A Tarde.

Uma resposta

  1. Na verdade, a UFBA, não criou, o um dispositivo, eles adquiriam um equipamento, usado durante as pesquisas do zika virus. Esse equipamento tem capacidade de itendificar o material genético de virus, no presente caso, estão usando para o NOVEL CORONAVIRUS 2019-nCOV.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *