Tempo de leitura: 2 minutos

Começamos todos os dias em um cenário e adormecemos em outro completamente diferente. Aqui fora e dentro dos hospitais também, já que os mesmos começam a receber os primeiros figurantes dessa história. Uns com sintomas mais brandos da Covid-19, outros com danos intensos comprometendo sua saúde física e mental.

Manuela Berbert || manuelaberbert@yahoo.com.br

De dentro da minha residência (#FiquemEmCasa) assisto uma grande novela brasileira: tabelas e mais tabelas compartilhadas com números em movimento crescente; cenas das mais diversas, que vão desde diálogos entre líderes a grandes centros comerciais do país fechados; e, como em todo grande enredo, diversos personagens. O mais pitoresco deles, vale ressaltar, chama-se Bolsonaro, que discursa quase sempre em um tom ainda capaz de me confundir: seria uma novela de suspense ou de humor?

Infelizmente, preciso lembrar a todos que o grande persona do momento não é o senhor político, e sim o popularmente conhecido coronavírus, embora eu ache, diante do sorriso de deboche do capitão durante o pronunciamento nacional da última terça-feira (24), que o seu sonho, realmente, é ser um grande protagonista, mas não é.

Não, ele não pode ser um grande protagonista,  porque desdenha do impacto social (vidas) e considera apenas o impacto econômico (dinheiro) de uma grande crise. Ele não pode ser um grande protagonista, porque promove justamente esta desavença em uma nação de mais de 200 milhões de habitantes, onde o poder de fala do grande é sempre mais alto.  E o do oprimido, sempre abafado. Ele não pode ser um grande protagonista, porque reage às organizações mundiais capacitadas que traçam possíveis cenas de terror no país com politicagem e infantilidade.

Estamos nos primeiros capítulos disso tudo. Começamos todos os dias em um cenário e adormecemos em outro completamente diferente. Aqui fora e dentro dos hospitais também, já que os mesmos começam a receber os primeiros figurantes dessa história. Uns com sintomas mais brandos da Covid-19, outros com danos intensos comprometendo sua saúde física e mental.

Particularmente (e acho que a maioria dos brasileiros), me sinto bastante arrependida por não ter seguido nenhuma carreira como atleta. Que sorte a sua, hein, presidente?!

Manuela Berbert é publicitária.

Jovenildo Souza está desaparecido
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma família do sul da Bahia busca informações sobre o paradeiro de Jovenildo Souza Ferreira, de 38 anos, que fugiu de uma clínica psiquiatra no bairro Banco da Vitória, em Ilhéus.  O homem escalou o muro para sair do local, na última quinta-feira (19).

De acordo com os familiares, Jovenildo Souza estava internado há oito dias e faz uso contínuo de remédios. Quem souber o paradeiro do homem, pode acionar a Polícia Civil ou Militar pelos telefones 197 e 190, respectivamente.

Os dados foram atualizados na tarde desta quarta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) atualizou, na tarde desta quarta-feira (25), o boletim epidemiológico com o número de pessoas que deram positivo para o novo coronavírus ((Covid-19)no estado.  Subiu de 84 para 91 pacientes com a doença, 981 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira (25), inclui o médico que  deu positivo em Ilhéus.

Os municípios com casos positivos são estes: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Ilhéus (1); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1) e Teixeira de Freitas (1).

Além de 57 casos em Salvador, sendo três deles de residentes fora da Bahia, porém com notificação na capital baiana. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

A Sesab reitera que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Avião faz pouso de emergência em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O piloto de uma aeronave Embraer, modelo Ipanema, de prefixo PT-VVR, de utilização agrícola,  fez um pouso de emergência, no aeródromo de Itabuna, no bairro Lomanto, na manhã desta quarta-feira (26). A aterrissagem no local, que está desativado, ocorreu após o avião apresentar falta de combustível.

Após o incidente, agentes da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) e Guarda Civil Municipal de Itabuna fizeram a abordagem e fiscalização prévia do piloto do avião. A aeronave decolou na cidade de Medeiros Neto, no extremo-sul da Bahia, e tinha como destino o Estado de Alagoas, mas  teve que fazer o pouso forçado em Itabuna.

O titular da Sesttran, Valci Serpa, informou que o avião foi vistoriado de forma preventiva. “Além da vistoria da aeronave, verificamos o interior do veículo que estava em solo, aguardando para realizar o seu abastecimento.

A aeronave não sofreu nenhum dano material e o piloto não se feriu”, relatou o comandante da Guarda Civil Municipal de Itabuna, Ricardo Delmondes. Natural do Rio Grande do Sul, o piloto  apresentou toda a documentação solicitada e foi liberado. Ele seguiu viagem para Alagoas. Cópias da sua documentação pessoal e da aeronave foram enviadas para o Controle de Tráfego Aéreo, do Aeroporto da Cidade Ilhéus.

Comércio varejista brasileiro registra queda pelo segundo mês consecutivo
Tempo de leitura: 2 minutos

O comércio varejista abriu o ano com queda de 1% no volume de vendas em janeiro, em relação a dezembro, acumulando dois meses negativos seguidos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o recuo mais intenso para janeiro desde 2016, quando o setor registrou -2,6%. O instituto também revisou de -0,1% para -0,5% o índice de dezembro de 2019.

Em relação a janeiro do ano passado, as vendas aumentaram 1,3%, mas o analista da pesquisa, Cristiano Santos, explica que mesmo com essa alta, o resultado voltou a mostrar um quadro de perda de ritmo. “É um crescimento, mas menor a cada ano. A taxa permanece 5,4% abaixo do nível recorde alcançado em outubro de 2014”, explica, descartando, por enquanto, qualquer impacto da pandemia global do novo coronavírus. “Precisamos esperar os resultados dos próximos meses para avaliar”.

Na comparação com dezembro, duas atividades que puxaram o resultado para baixo foram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com recuo de 1,2%; e combustíveis e lubrificantes, com -1,4%.

Leia Mais

Falta sangue para atendimento nos hospitais da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Com a pandemia do coronavírus, a Fundação Hemoba registra, em toda Bahia, uma queda considerável no número de candidatos a doação de sangue.  No período de 13 a 24 de fevereiro, 5.168 pessoas procuraram o hemocentro para fazer a doação, enquanto que no mesmo intervalo de tempo em março, apenas 2.646 tentaram a boa ação. Com isto, o estoque está em nível crítico para praticamente todos os tipos sanguíneos com fator RH negativo.

De acordo com a médica Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação, o estoque de sangue é classificado no Brasil em três índices: estável, alerta e crítico. “Consideramos o estoque de sangue estável, quando temos uma quantidade de hemocomponentes que atende a demanda de oito a 10 dias. Classificamos como alerta, um número suficiente para  quatro a sete dias, e crítico, quando temos apenas a quantidade para atender no máximo três dias”, explica a hematologista.

Para aumentar a segurança dos doadores e funcionários, a Fundação Hemoba adotou uma série de medidas, evitando aglomerações e higienizando com mais frequências os locais. De acordo com o diretor geral da instituição, Fernando Araújo, a iniciativa tem como objetivo minimizar os efeitos de um momento, que é delicado para todos.

“A demanda de sangue não para. Mesmo diante da pandemia, procedimentos de emergência continuam e muitas pessoas no estado precisam do tratamento com hemocomponentes para sobreviver.  Nossa equipe está trabalhando com a busca ativa de doadores e agendamento de doações para organizar os voluntários e evitar a aglomeração de pessoas. É importante que as pessoas que possam doar sangue, agendem a sua doação e venham direto para o hemocentro, evitando circular em muitos ambientes e voltem imediatamente para casa”, alerta o diretor.

CONVOCAÇÃO

Para o voluntário Norbélio de Castro Santos, o período requer cuidados, porém pretende doar sangue nos próximos dias. “Soube que os estoques de sangue estão baixos e, como doador, entendo que é muito importante ajudar, não apenas neste momento, mas sempre. Estarei agendando a minha doação e convoco outros doadores a comparecerem.  A primeira coisa é estar bem de saúde, descansado, bem alimentado e fazer todos os procedimentos divulgados para a prevenção, como higienizar as mãos e evitar aglomeração de pessoas”,  destaca.

Os interessados em doar sangue com hora marcada podem preencher o formulário disponível no site www.hemoba.ba.gov.br, enviar e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: 71 3116-5643.

Nelson Leal diz que debate intenso beneficiará baianos e brasileiros
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal, reforçou, nesta quarta-feira (25), pedido para que os baianos fiquem em casa, continuando a prática do isolamento social.  “Estamos com um baixo nível de infectados pelo Covid-19 graças à ação do Governo do Estado, com o apoio dos deputados desta Assembleia que votaram, por unanimidade,  dois decretos (estadual e municipal) pelo estado de calamidade pública. Portanto, esqueçam a fala de ontem, desproposital e incoerente, do presidente da República, Jair Bolsonaro: continuem em casa, porque é a nossa chance de ganhar esta batalha”, argumenta Leal.

Para o deputado estadual, reabrir o comércio e retornar as aulas nas escolas é uma recomendação que vai de encontro ao que prega o Ministério da Saúde e o que preconiza a Organização Mundial da Saúde.  “O presidente foi muito infeliz no seu pronunciamento, indo na contramão do que estão fazendo os EUA, a Europa, a China, a Índia, a Austrália”, observou.

De acordo com Nelson LeaL destaca, o que os governadores e prefeitos – inclusive o governador da Bahia, Rui Costa – estão fazendo é tentando salvar vidas. A economia vai sofrer grandes impactos, mas a hora agora é de tentar reduzir, ao máximo, o número dos que vão morrer com o Covid-19.

LEAL REFORÇA PEDIDO PARA ISOLAMENTO SOCIAL

O presidente da ALBA reforça que o isolamento social (ficar em casa e evitar aglomerações) é a chance possível que o país de evitar uma tragédia maior, como a que acontece com a Itália, que só foi tomar atitudes mais sérias quando a epidemia já havia se espalhado e registra, em números de hoje, mais de 7 mil mortos pela epidemia do vírus.

“Depois de tudo que estamos assistindo no mundo, esperava-se que o presidente nos enviasse uma mensagem de segurança e de proteção aos brasileiros. Ao contrário, ele jogou o país em um abismo maior do que o já vivemos, conseguindo a proeza de ser dissonante do seu próprio governo, do seu país e do mundo. Vamos ficar em casa, diminuir a curva do contágio e ter um amanhã de mais alegrias e menos tristeza”, recomenda Nelson Leal.

Produto falsificado era comercializado numa farmácia com preços abusivos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Euclides da Cunha apreenderam, na terça-feira (24), numa farmácia no centro da cidade, 264 frascos contendo “álcool em gel 70%”, vendidos por um valor abusivo e sem nota fiscal. Além disso, o produto era falsificado.

De acordo com o coordenador da unidade policial, delegado Paulo Jason Mello Falcão, o produto tinha consistência e odor diferentes do álcool em gel comum e o rótulo estampado nas embalagens apresentava sinais de falsificação, inclusive com erro ortográfico.

O proprietário do estabelecimento comercial foi conduzido à 25a Coorpin de Euclides da Cunha, sendo autuado em flagrante por crimes contra a economia popular e ordem tributária, falsificação de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e uso de documento falso.

O material apreendido foi encaminhado à perícia, constatando, após testes, que tinham propriedades e reações, quando expostos ao fogo, que divergiam do álcool em gel 70% comercializado no mercado.

Secretário Geraldo Magela confirmou que paciente é médico da rede pública
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um médico de aproximadamente 40 anos é o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (covid-19) em Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, o médico faz parte da equipe de frente do combate à doença no município.

O profissional infectado está em isolamento desde a segunda-feira e apresentou febre alta, tosse e garganta coçando. Numa entrevista, o secretário disse que foi aberta investigação para saber quem esteve com o médico neste período.

O secretário de Saúde suspeita que o médico tenha contraído a doença durante o atendimento feito a uma das pessoas que participaram da festa de casamento no resort Txai, em Itacaré, no início do mês. O profissional está se recuperando bem, segundo Magela.

Paciente com coronavírus foi infectado fora da Bahia, segundo Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou, há pouco, um novo boletim com o panorama do novo coronavírus no Estado. De ontem para hoje, saltou de 79 para 84 o número de casos confirmados da Covid-19 no Estado. Os dados foram fechados às 11h desta quarta (25). De acordo com a Sesab, foram descartados 725 casos e, até aqui, não há registro de óbito.

Os municípios com casos positivos são estes Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (52 casos, com a ressalva que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia, mas a notificação foi feita na capital).

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Vilas-Boas diz que houve subida assustadora de casos de covid-19 na região
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, em rede de televisão deixou sequelas. Até já se fala em risco de demissão do ministro da Saúde, a quase-unanimidade Luiz Henrique Mandetta.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, usou a própria conta no Twitter para criticar o pronunciamento de Bolsonaro e, ao mesmo tempo, defender que se forme uma rede de apoio à equipe de Mandetta.

– Em meio à grave situação epidemiológica que vivemos, devemos apoiar o ministro da Saúde e seus secretários que mostram sensatez e se conduzem com tecnicidade – escreveu Vilas-Boas.

No pronunciamento, Bolsonaro novamente classificou a covid-19 como gripezinha, apresentou-se como atleta e criticou as medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos em todo o país sob recomendação de especialistas no país e no mundo.

Tel consegue na justiça autorização para funcionar em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A filial da Tel em Itabuna decidiu adotar o teletrabalho após sofrer derrota judicial ao tentar obter liminar que permitisse abrir a unidade de telemarketing no sul da Bahia. Hoje, os funcionários estão sendo comunicados que irão trabalhar em casa (teletrabalho). Os equipamentos estão sendo entregues aos funcionários em suas residências.

A Tel resistia a cumprir decreto do prefeito em exercício de Itabuna, Fernando Vita, que proibiu a abertura de empresas de vários segmentos na guerra contra o coronavírus. Na manhã de sábado, homens da Guarda Municipal foram até o local e fecharam a empresa.

Logo depois a Tel entrou com ação judicial para tentar reverter o fechamento temporário no período de isolamento social determinado em decreto municipal. O juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, Ulisses Maynard Salgado, indeferiu o pedido, observando que a medida é excepcional e as autoridades em saúde fazem estimativa de pico de casos de coronavírus em prazo de duas semanas, razão pela qual a medida do município é necessária. A empresa adotou o teletrabalho, como também já havia sugerido o Ministério Público do Trabalho (MPT) a empresas do sul da Bahia.

Uildson Nascimento apela para que população fique em casa e evite sair "rapidinho"
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna precisa se tornar uma cidade fantasmas nesta semana para vencer a guerra contra o novo coronavírus (covid-19). O alerta é feito pelo secretário de Saúde local, Uildson Nascimento. Por que esta semana, principalmente? Uildson lembra que a cidade confirmou, na semana passada – dia 19 -, o primeiro caso do coronavírus.

A recomendação é evitar até mesmo aquela saída rapidinha para que a curva ascendente da covid-19 não se mantenha. “Esta curva precisa ser travada ao máximo”, observa o secretário. “Evitar ir inclusive ao supermercado, pois se a população ficar em casa, nós conseguiremos reverter o jogo controlando o vírus, caso contrário, nada dará certo”.

Segundo ele, o vírus permanecerá na cidade, porém esta é a semana considerada fundamental para que se tenha controle sobre a doença. “Por isso eu peço, não saiam de casa, pelo amor que vocês têm aos seus pais, filhos e avós”.