Itabuna agora tem 178 casos de covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas 24 horas, Itabuna registrou apenas oito novos casos da Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta quarta-feira (29).  O número de infectados passou de 170 para 178 de ontem para hoje. O boletim traz ainda 14 casos de outros municípios, totalizando 192.

Itabuna tem um total de 948 casos notificados, com 401 descartados e 355 aguardando resultado.  A Vigilância Epidemiológica está monitorando 700 pessoas, e 19 pacientes com os sintomas da Covid-19 estão internados em hospitais. O município registra ainda cinco mortes e 29 curados da doença.

COARACI, ARATACA, MARAÚ E ILHÉUS

O número de casos disparou, nos últimos dias, em Coaraci. Saltou de três para 19 infectados em menos de 15 dias.  O município mantém 1.177 pessoas em monitoramento e aguarda o resultado de exames de 10 pacientes que apresentaram os sintomas da doença.

Outros municípios que registram avanço da doença são Canavieiras (12), Itajuípe (12), Ibicaraí (7) e Uruçuca (30). Já Arataca e Maraú entraram hoje para lista de localidades baianas com infectados.

Em Ilhéus, pelo menos, nesta quarta-feira, não houve registro de casos do novo coronavírus. O município segue com 193 casos contabilizados até ontem e quatro mortes.  Até o início da noite, nove pessoas estavam internadas na Unidade Terapia Intensiva (UTI).

Rui diz que não tem rabo preso e defende investigação
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Rui Costa sancionou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (29), o projeto de lei que determina o uso de máscaras pela população dos municípios com casos registrados do novo coronavírus. O projeto foi aprovado e encaminhado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Com a sanção do governador, o uso da máscara torna-se obrigatório em todos os municípios com casos de Covid-19. Dentre esses municípios estão Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Coaraci, Itajuípe, Camacan, Ibicaraí, Eunápolis, Feira de Santana, Salvador, Barreiras, Jequié e /Uruçuca. A lei sancionada estará na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30) e entra em vigor em oito dias após a publicação.

O governador citou o número de casos confirmados do novo coronavírus na Bahia, que já chega a 2.676 e ressaltou a aprovação do projeto de lei. “Esse projeto, aprovado na Assembleia Legislativa, irá ajudar a reduzir muito a incidência de contaminação. Se todos queremos voltar rapidamente à normalidade, o uso da máscara nos ajudará a superar este momento que estamos vivendo”, afirmou.

BOATOS

Na transmissão, Rui também lançou um canal para combater a disseminação das fakes news (notícias falsas) neste período de pandemia da Covid-19. A manipulação de vídeos e distorção e informações para caluniar prefeitos e governador foram destacadas por ele.

Qualquer cidadão poderá encaminhar as denúncias de notícias falsas para o whatsapp (71) 99646-4095. “Nós estamos fazendo representação junto ao Ministério Público, na polícia e iremos abrir processo criminal contra quem está espalhando esse tipo de notícia falsa”, disse.

DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE

O governador finalizou a transmissão rebatendo uma declaração do presidente Jair Bolsonaro para imprensa no fim da tarde desta quarta-feira (29). “Eu quero dizer ao presidente da República que não irei mudar o meu padrão ético e de comportamento para respondê-lo. Vou pedir apenas que o presidente comece a governar o Brasil com seriedade e tenha respeito por mais de cinco mil famílias que estão chorando a morte dos seus familiares. O presidente tem que passar a governar o Brasil sem fazer picuinha política ou agressão. É preciso respeitar o esforço de governadores e prefeitos para salvar vidas humanas”.

Equipes atendem moradores de Uruçuca
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura mantém, no Centro Educacional do Município de Uruçuca (Cemur), uma equipe de servidores para atendimento aos moradores com dificuldade de verificar o andamento do cadastro e consultar o Auxílio Emergencial, do Governo Federal.  O atendimento é gratuito e oferecido das 8h às 16h, de segunda a sexta; e das 8 às 12 aos sábados.

Como ocorre em todo o país, os moradores de Uruçuca vêm encontrando muita dificuldade para acessar o aplicativo “Caixa Tem”, da Caixa Econômica Federal.  A todo o momento,  o app fica indisponível, e muita gente não consegue consultar saldo, fazer pagamentos nem realizar transferências.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia atingiu, nesta quarta-feira (29), 100 mortes causadas pelo novo coronavírus. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde de hoje ainda não traz duas mortes registradas, nesta semana, em Itabuna, nem o primeiro óbito confirmado ontem pela Prefeitura de Buerarema.

De acordo com dados da Sesab, subiu para 2.676 o número de casos confirmados de Covid-19 na Bahia. O estado tem 564 pacientes recuperados e 2.012 pessoas com os sintomas da doença são monitoradas.

Os casos confirmados ocorreram em 134 municípios do estado. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ilhéus (1.188,96), Uruçuca (1.023,44), Itabuna (769,15), Coaraci (765,02) e Salvador (570,61).

A Sesab informou que a Bahia possui 785 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19 e  que 276 pacientes estão  internados, o que representa uma taxa de ocupação de 35%.

MORTES

As mortes ocorreram em Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (2); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (62); Uruçuca (4); Utinga (1); e Vitória da Conquista (3).

HISTÓRICOS DOS ÚLTIMOS ÓBITOS

98º óbito: Homem de 67 anos, com histórico de hipertensão e AVC. Admitido em hospital filantrópico de Salvador em 10 de abril, vindo a óbito no último dia 27.

99º óbito: Homem de 43 anos, com histórico de hipertensão e diabetes. Admitido em Unidade de saúde de Salvador em 23 de abril, vindo a óbito no último dia 25.

100º óbito: Mulher de 55 anos, com histórico de hipertensão e Câncer do Colo do Útero. O óbito foi registrado no último dia 23.

Justiça mantém calendário do Enem 2020
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça Federal acatou os argumentos da Advocacia-Geral da União e manteve o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.  A AGU derrubou uma liminar proibia a aplicação das provas neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A liminar havia sido concedida pela 12° Vara Cível Federal de São Paulo em uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU). A Justiça tinha determinado a readequação do cronograma do exame considerando as mudanças do calendário do ano letivo em razão dos impactos da pandemia da Covid-19 e a prorrogação, por 15 dias, do prazo de requerimento de isenção da taxa de inscrição e de justificativa de ausência do Enem 2019.

Mas a AGU recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3° Região (TRF3) e alegou que o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) -organizador da prova, adotaram medidas para que o candidato não seja prejudicado por conta da pandemia. As datas da aplicação da prova digital foram alteradas para 22 e 29 de novembro. A previsão inicial era elas fossem aplicadas em 11 e 18 de outubro.

Outra mudança foi a concessão da gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes enquadrados nos critérios especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal do estudante, durante o período de inscrição, entre 11 e 22 de maio. O prazo anterior era de 6 a 17 de abril.

O TRF3 acatou os argumentos da AGU, suspendeu a decisão da primeira instância e manteve o cronograma e a data de aplicação das provas impressas para para 1º e 8 de novembro.

Jaques Wagner tem conta de Whatsapp clonada || Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou ao Senado um projeto para orientar a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) em um futuro processo de reestatização da Embraer (PL 2.195/2020). Segundo Wagner, a proposta nasceu após o rompimento da parceria da Boeing (empresa norte-americana que fabrica aviões comerciais) com a Embraer, anunciado no sábado (25), e que deve ser contestado na Justiça pela empresa brasileira.

Para o senador baiano, o processo de fusão fracassado, que precisou do aval do governo brasileiro para ser iniciado, mostrou que o negócio “era ruim desde o início”. O parlamentar entende que a Embraer, que foi estatal desde sua criação, em 1969, até 1994, é estratégica para o Brasil, e que a forte crise que se abate sobre o setor de aviação no mundo, fruto do impacto do coronavírus, cobra, neste momento, uma ação do governo brasileiro para preservar a grande cadeia de negócios em que a empresa atua.

“A Embraer gera 17 mil empregos diretos e 5 mil terceirizados, e é a terceira maior exportadora do país. A crise pela qual passamos escancarou a relevância de articularmos Estado e mercado em esforços para que o país se desenvolva, inclusive na tecnologia. O receituário liberal, de redução do Estado e privatizações, amplia a dependência externa, com implicações na atividade econômica”, apontou o senador na justificativa.

Wagner acrescenta que a Embraer detém tecnologia no desenvolvimento e produção de aviões militares, comerciais, agrícolas e executivos, além de peças aeroespaciais, satélites e equipamentos para monitoramento de fronteiras. Considera, portanto, sua “entrega” (venda a concorrente estrangeiro) como “um risco à soberania” e ao desenvolvimento tecnológico.

REPERCUSSÃO

A privatização da Embraer em 1994 concedeu ao governo federal uma “golden share”, pela qual as decisões estratégicas da empresa, como processos de parceria com companhias estrangeiras, precisariam do aval governamental para ocorrerem. Tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto o vice-presidente, Hamilton Mourão, declararam na segunda-feira (27) que a Embraer pode acabar buscando outros parceiros internacionais, após o fracasso da fusão com a Boeing.

Mourão chegou a declarar que a nova parceria poderá vir de uma empresa chinesa. O vice-presidente ainda disse que as alegações da empresa norte-americana para acabar com o negócio foram “falsas”. A Boeing alegou que a Embraer descumpriu obrigações do processo de venda.Leia Mais

MP-BA investiga falta de teste para Covid-19 em Ubaitaba
Tempo de leitura: < 1 minuto

O município de Ubaitaba decidiu adotar medidas duras na tentativa de evitar a disseminação do novo coronavírus e a disparada na quantidade de mortes causadas pela doença. Nesta quarta-feira (29), a prefeitura publicou, no Diário Oficial do Município, Decreto 053/2020 que estabelece o toque de recolher até o dia 31 de maio.

O decreto determina que, nesse período, os moradores não podem transitar pelas ruas de Ubaitaba, das 21h às 5 da manhã. A circulação de pessoas, nos horários excepcionais, somente está autorizada para casos de necessidade urgente. Quem descumprir as medidas de restrições, poderá ser conduzido para a delegacia pela Polícia Militar.

A prefeitura proíbe também a circulação de pessoas e veículos de outros municípios. A única exceção é para os moradores de Aurelino Leal, cidade que fica ao lado da sede de Ubaitaba.  Além disso, a partir de hoje, é obrigatório o uso de máscara em estabelecimentos comerciais, pelos usuários de transporte público e ocupantes de veículos particulares. Quem não obedecer as determinações, poderá ser multado em valores entre R$ 50 e R$ 100.

Ubaitaba está entre os municípios baianos que registram mortes causadas pelo novo coronavírus. O óbito ocorreu na segunda-feira (27), dias depois de o morador ser internado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, em estado grave.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) cobrou da Prefeitura de Itabuna informações sobre o plano de ação para assistência hospitalar de vítimas da Covid-19 no município. Ontem, Itabuna atingiu 170 casos confirmados do novo coronavírus e 5 óbitos causados pela doença.

“Números amplamente divulgados registram que a cidade conta apenas com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos de enfermaria contratados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia para tratamento de pacientes da Covid-19”, observa a defensora Laís Santos Oliveira. Os leitos foram contratados à Santa Casa de Itabuna.

A Defensoria quer detalhes da estratégia de internamento intensivo ou regular, além de dados de compra e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a serem utilizados pelos profissionais de saúde e demais funcionários dos hospitais e unidades de saúde do município.

A defensora Laís Santos Oliveira também solicita da prefeitura divulgue informações oficiais a respeito do número de contaminados, casos que aguardam confirmação, recuperados, suspeitos, internações hospitalares, óbitos, dentre outros dados relevantes, em seu site na internet.

O ofício encaminhado à Prefeitura é assinado pela defensora pública Laís Santos Oliveira. Atualmente, estes dados são divulgados em redes sociais, mas não no site do município, assim como ocorre também na vizinha Ilhéus.

Agricultores familiares do sul da Bahia recebem cestas básicas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma ação solidária da Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (Cooperast), de Itabuna, com o apoio do deputado estadual Rosemberg Pinto, beneficiou agricultores familiares com a entrega de 100 cestas básicas. Os atendidos pela ação do parlamentar e da cooperativa são agricultores vulneráveis pelo avanço da Covid-19 e assistidos pela Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (Cooperast) nos municípios de Ilhéus e Uruçuca

A iniciativa ainda teve a colaboração de Diego Pitanga, do Governo do Estado da Bahia, via a coordenação BahiaTer/Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf/Litoral Sul Bahia), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Cargill. Conforme a SDR, diversas cidades do Litoral Sul como Ilhéus, Uruçuca, Coaraci e Itabuna têm as maiores incidências de covid-19.

Para Rosemberg Pinto, a solidariedade configura-se como um ato de prevenção ao avanço do coronavírus. “É essencial que as pessoas tenham sustento para evitar ir às ruas neste momento, principalmente no Litoral Sul que tornou-se um território em que o número de casos do coronavírus cresceu”, afirmou.

A Cooperast foi uma das 68 instituições selecionadas para ter acesso ao fundo de R$ 400 mil que a empresa multinacional Cargill direcionou para manter a segurança alimentar de comunidades vulneráveis à pandemia de COVID-19.

“Mesmo trabalhando em home office, a cooperativa não tem medido esforços para captar recursos e doações no intuito de ajudar estas famílias nesse momento de tanta dificuldade”, agradeceu Marcello Layandys, diretor da Cooperast.

Comerciantes fazem campanha para arrecadar donativos em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A campanha de arrecadação solidária para ajudar famílias de Itabuna, neste período de pandemia, ganhou a adesão de panificadoras que integram o Núcleo de Padarias da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). A entidade é uma das realizadoras do projeto, juntamente com o Programa de Qualificação Social e o Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação.

Os estabelecimentos serão pontos de coletas de doação de alimentos como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, café, macarrão, fubá, biscoitos doces ou salgados. Os comerciantes também estão arrecadando produtos de higiene e limpeza como sabão em pedra, creme dental, sabonete, papel higiênico e detergente.

As doações podem ser feitas na Padaria Primus, no bairro Mangabinha; Panificadora Bom Jesus, no Centro da Itabuna; Padaria Martins, no Fátima; Esquina Portuguesa, no Jardim Vitória; Panificadora Santa Rita, no São Caetano; Panificadora Vitória, no Santo Antônio; e Mercado e Padaria Pão Nosso, no bairro Califórnia.

As doações podem ser entregues também na empresa Módulo Rural, na avenida Juca Leão, nº 217, no Centro Comercial. Quem quiser ajudar sem sair de casa,  pode ligar para o telefone (73) 99177-8908.

Empresas de Itabuna e Ilhéus são fiscalizadas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado fiscalizou, nesta quarta-feira (29), estabelecimentos comerciais, indústrias, agências bancárias e empresas de transporte dos municípios de Ilhéus e Itabuna. O objetivo da ação foi verificar o cumprimento das medidas obrigatórias de funcionamento durante a pandemia.

Os fiscais verificaram, por exemplo, o uso de máscaras por funcionários e a disponibilidade de locais para higienização das mãos, com água corrente ou álcool gel 70%.  “A velocidade de crescimento do novo coronavírus na região sul tem sido maior do que no resto da Bahia, por isso o Governo do Estado está tomando uma série de medidas preventivas,”  destaca o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

O secretário explica que entre as medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus está o reforço na fiscalização das normas de higiene e segurança que devem ser seguidas pelas empresas que permanecem em atividade. “Inicialmente, a operação tem caráter educativo, mas os estabelecimentos que continuarem desrespeitando as exigências serão penalizados’, reforça .

O descumprimento das medidas, que são válidas em toda a Bahia, implica em multa para os empregadores. O valor é de R$ 1 mil para cada trabalhador sem máscara ou acesso aos pontos de higienização. A cada reincidência, a pena será duplicada, e o valor é limitado a R$ 30 mil.

A população pode denunciar, de forma anônima, as empresas que não estão seguindo as normas. O contato pode ser realizado pelo e-mail fiscalizacovid@setre.ba.gov.br ou através do telefone (71) 3115-9901, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Bolsonaro recua e desiste de nomeação de Ramagem para a PF
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de sofrer revés no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro desistiu da nomeação do delegado Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal.

A nomeação havia sido publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, na noite de segunda (27), e suspensa na manhã de hoje (29) por meio de liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em mandado de segurança impetrado pelo PDT.

Também numa edição extra, o presidente fez publicar em edição extra do Diário Oficial que tornava sem efeito a nomeação do delegado, publicada na segunda (27).

Ramagem deverá retornar para o comando da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), pois o decreto de hoje torna sem efeito tanto a nomeação para a PF como a exoneração do cargo na Abin. Ramagem é amigo de Bolsonaro e dos filhos do presidente, que são alvos de investigação da corporação.

Rui diz ter solicitado apoio do Exército e da Marinha contra aglomerações
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa disse hoje (29) ter solicitado o apoio do Exército e da Marinha para controlar as aglomerações nas ruas de Ilhéus e de Itabuna, no sul da Bahia, e cobrar o uso de máscaras. A ação contra os “rueiros” nos dois municípios está sendo feita, até agora, por agentes municipais e polícia militar.

Rui falou a programas de rádio, dentre eles O Tabuleiro, da Ilhéus FM, quando reafirmou que não haverá festa junina em nenhum dos 417 municípios baianos. O governador confirmou a prorrogação, por mais 15 dias, do decreto que suspendeu as aulas nas escolas públicas e particulares no Estado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

No intervalo das 17h de ontem (28) para o meio-dia desta quarta (29), saltou de 2.564 para 2.646 a quantidade de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. Aumentou de 522 para 544 o número de pacientes recuperados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). No período, saltou de 93 para 97 o número de óbitos.

No momento, informa a Sesab, 265 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 80 em UTI. O boletim epidemiológico registra 7.929 casos descartados e 14.276 notificações. Existem hoje 203 profissionais de saúde positivos para coronavírus. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Tonho de Anízio baixa decreto proibindo saída da cidade sem autorização || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Tonho de Anízio baixou decreto proibindo a entrada de moradores de outros municípios em Itacaré, segundo principal destino turístico da Costa do Cacau, sul da Bahia. Os nativos terão que pedir autorização prévia para deixar a cidade. O decreto começa a valer nesta quinta (30). O município registrou um caso confirmado do novo coronavírus, com um óbito suspeito.

O morador terá que informar o nome, dia, horário, o destino e os motivos da viagem antes da saída do município. “A autorização deve ser solicitada no Centro de Informações do Covid 19, que funciona na Praça da Bíblia, com atendimento presencial das 8 às 18 horas, ou pelo telefone para informações (73) 99995-7568”, informa o prefeito por meio de sua assessoria.

A medida, conforme o prefeito, busca reduzir o número de pessoas que têm saído da cidade sem qualquer motivo, para fazer passeios, compras ou visitar parentes. “Com isso, esses moradores acabam tendo contato com pessoas de outras cidades, onde existem muitos casos de coronavírus e aumentam os riscos de não somente contrair a doença, como também trazer o Covid 19 para Itacaré”.

PUNIÇÃO

O prefeito informa ter tomado a decisão devido ao grande número de pessoas que quebram o isolamento domiciliar, saindo de Itacaré para outras cidades sem qualquer justificativa. O município também vai adotar maior rigor nas barreiras sanitárias nos acessos terrestres a Itacaré. Anízio também fala em punição a quem tentar enganar ou burlar a fiscalização. Itacaré tem um caso confirmado de covid-19.