Covid-19 mata sargento da PM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais um policial militar do sul da Bahia não resistiu ao novo coronavírus. O sargento Robenison Evangelista, da 61ª Companhia Independente da Polícia Militar em Ubaitaba, morreu nesta sexta-feira (15),  em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de um hospital de Salvador, para onde foi transferido em estado grave, no início do mês.

Os familiares de Robenison Evangelista moram nas cidades de Ubaitaba e Aurelino Leal. O sargento deixa esposa e dois filhos. Ele estava na Polícia Militar da Bahia há  mais de 20 anos e estaria no considerado grupo de risco por ser diabético. Evangelista é o terceiro policial militar do sul da Bahia que morre ao contrair o novo coronavírus.

Os outros  policiais mortos foram Wilson Moura, de 40 anos, que morava em Buerarema, mas trabalhavam em Itabuna; e Leonardo Batista da Conceição, de 36 anos, que era de Itabuna, mas estava lotado no Batalhão da Polícia Militar em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Wilson faleceu no dia 3 deste mês e Leonardo morreu no último dia 9, depois de internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Luís Eduardo Magalhães.

Hospital Manoel Novaes é referência em atendimento pediátrico
Tempo de leitura: < 1 minuto

A semana foi de muita festa para quatro famílias do sul da Bahia.  Nos últimos dias quatro crianças receberam alta médica da Unidade COVID- Pediátrica do Hospital Manoel Novaes,em Itabuna. O primeiro a ser liberado foi um garoto de 13 anos, na quarta-feira (13).

No dia seguinte, na quinta-feira, uma garota de 11 anos e menino de um ano e oito meses foram liberados. Nesta sexta-feira (15) foi a vez de uma criança de dois anos e nove meses receber alta médica e deixar a Unidade COVID do Hospital Manoel Novaes, que é a única no sul da Bahia habilitada para internamento de pacientes pediátricos.

De acordo com a Santa Casa, os últimos três pacientes aguardam o resultado de exame específico em isolamento domiciliar. Portanto, não existe confirmação de que eles realmente foram infectados pela Covid-19.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O balanço das ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no sul da Bahia, nos últimos dois meses, e os mais de 110 casos de cura clinica de pacientes que contraíram a covid-19 em Itabuna serão destaques na manhã deste sábado (16), no programa Bom Dia Bahia, da Rádio Difusora AM-640. Um dos curados é o ex-deputado estadual Augusto Castro.

Castro, de 50 anos, esteve internado por 45 dias no Hospital Calixto Midlej, onde foi sedado e entubado e recebeu atendimento de uma equipe de médicos e paramédicos da Santa Casa de Itabuna. O Bom Dia Bahia, apresentado por Ederivaldo Benedito (Bené) e o advogado Andirlei Nascimento, vai divulgar relatos de familiares, amigos e médicos das vítimas do coronavírus no município.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil tem quase 80 mil pessoas recuperadas do coronavírus. Na Bahia, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, mais de 1.900 estão recuperadas ou curadas. De acordo a OMS-Organização Mundial de Saúde, para que o paciente seja considerado clinicamente curado da covid-19, é preciso ter decorrido 14 dias dos primeiros sintomas e 72 horas desde o desaparecimento do quadro sintomático.

O Bom Dia Bahia vai ao ar aos sábados, das 8h às 10h30min da manhã, pela Rádio Difusora de Itabuna AM-640, tendo na operação de áudio Sheila Lima. Os ouvintes poderão interagir por meio do WhatsApp 73 98889-1909 e dos telefones 3215-2203 e 3613-3876. O link da emissora é http://www.radiodifusoraam.com.br/.

UniFTC adota colação de grau drive thru durante pandemia da covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

A UniFTC Itabuna resolveu adotar a colação de grau rápida, no estilo drive thru, em tempos de pandemia da covid-19. A entrega dos “canudos” de conclusão do ensino superior é feita de forma individual e o formando recebe o certificado dentro do carro. Por causa do novo coronavírus, nada das tradicionais festas para os concluintes das turmas 2019.2.

A iniciativa, que vem sendo adotada por diversas IES em várias regiões do País, começou no último dia 7 e teve sequência nesta quinta (14) no Campus 1 da Faculdade, com a colação de grau para os concluintes dos cursos da área de Exatas – Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Sistemas de Informação – e da Saúde – Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Para participar do rito, além de estar de dentro do carro, o graduando deve cumprir algumas regras de segurança para evitar o risco de transmissão da Covid-19, como utilizar máscara facial e portar sua própria caneta esferográfica para assinatura da Ata.

MAIS DE 60 FORMANDOS ADEREM

Para a formanda em Nutrição Gilnara Silva de Oliveira, a solução encontrada pela UniFTC foi muito boa para os graduandos, evitando o risco de perder oportunidades de emprego, por falta do certificado de conclusão ou do diploma. “Eu, por exemplo, que já estou com emprego previsto, vou poder dar entrada no meu CRN [registro no conselho da categoria] e atuar na mesma área que estou me graduando agora”, frisou. Nos dois primeiros dias de colação de grau no método ‘drive thru’, 64 formandos compareceram para o ato.

Já o graduando de Fisioterapia Uanderson da Silva Santos apontou a expectativa de receber logo o certificado como algo que estava inquietando os formandos. “Estávamos sem saber como e quando poderíamos colar grau. Esta fórmula adotada pela Faculdade foi muito importante porque, ao adiantar este processo, nos deixa mais tranquilos e seguros para futuras oportunidades no mercado de trabalho”, argumentou o formando.

A assessora acadêmica da UniFTC de Itabuna, Ana Lúcia Bomfim Lima, ressalta que todas as normas de segurança estão sendo adotadas por parte do reduzido número de colaboradores envolvidos na ação, a exemplo de utilização de máscaras, protetores faciais, luvas e álcool em gel.

A colação de grau individual no sistema drive thru foi adotada por causa da expressiva demanda registrada pelos graduandos, desde que o distanciamento social foi determinado por gestores públicos, organizações e autoridades de saúde. De acordo com o cronograma da Secretaria Acadêmica, na próxima quinta-feira (21), a colação de grau drive thru será para os graduandos da área de Administração e de Direito.

Cláudio Chetto faleceu em acidente em Camacan, hoje
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo do advogado e presidente do Instituto Uiraçu, Cláudio Chetto, será velado e enterrado em Salvador, conforme nota da entidade de proteção ambiental. A data e o horário não foram informados. Cláudio faleceu em acidente ocorrido no início da manhã desta sexta (15), em um trecho da BR-101 em Camacan, no sul da Bahia.

O advogado dirigia uma picape, quando um caminhão invadiu a mão contrária e colidiu frontalmente contra o veículo no qual Cláudio estava. O advogado e dirigente da ONG faleceu no local. O acidente ainda envolveu um terceiro veículo, um Volkswagen Gol, que colidiu na traseira da picape de Cláudio.

O Instituto Uiraçu, presidido por Cláudio, é responsável pela proteção da Reserva Serra Bonita, em Camacan, município onde ocorreu o acidente. Transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a Serra Bonita é formada por um conjunto de propriedades em área total de, aproximadamente, 2,5 mil hectares, sob a gestão do Instituto Uiraçu. A entidade se pronunciou por meio de nota. Confira no “leia mais”.Leia Mais

Tempo de leitura: 4 minutos

O empresário Valderico Junior tem se destacado e se notabilizado como uma força crescente, principal opositor do prefeito e um nome a ser batido. Valderico já tem ao seu redor vários partidos da oposição ao governador Rui Costa.

Jerberson Josué

Semana passada fiz uma análise do cenário eleitoral e até hoje dá “pano pra manga”. Um amigo me contou que no PSD os pré-candidatos de menor força e popularidade foram tirar satisfações com os dirigentes, pois não sabiam que poderiam ser mulas de figurões da política, e ameaçaram promover abandono de pré-candidaturas, o que dificultaria a vida dos ditos tubarões. Vale lembrar que não existe mais tempo pra mudanças.

No PSB, a confusão é sobre o nome do ex-vereador Marcos Flávio. Ele se filiou inicialmente no dia 2 abril ao Podemos, algo normal. O problema é que no dia 4 de abril o ex-presidente da OAB se filiou ao PSB e também ao PCdoB. Qual é o destino do nobre advogado Marcos Flávio? É a pergunta geral. Tem gente achando que foi uma barbeiragem; outros acreditam que foi uma jogada do prefeito, pois o ex-vereador Marcos Flávio é aliado do prefeito e foi para o PSB com a missão de garantir o PSB na base e, de quebra, assegurar a vice e ter um fiel aliado como opção.

A filiação ao PC do B não bate com essa estratégia. Tem gente que diz que essa tática assegura caminhos a seguir e tranquilidade pra escolher a melhor opção mais a frente, no pós-pandemia. Saberemos a resposta quando Marcos Flavio falar ou agir, apontando ao TRE em que partido quer ficar. Outro movimento importante é feito pelo ex-prefeito de Ilhéus, o professor Jabes Ribeiro. Conhecido como um grande articulador, ele faz jus à fama, e nos bastidores atua fortemente pra garantir grandes apoios ao seu pré-candidato, o empresário Cacá Colchões.

O ex-prefeito Jabes conversa com capa pretas estadual de diversos partidos, de diversas correntes ideológicas. Com a saída de alguns nomes do partido na proporcional, o ex-prefeito também trouxe para fileiras progressistas lideranças dos principais e mais importantes bairros. A lista do progressista é guardada pelo ex-prefeito Jabes a sete chaves. Ele sabe muito bem do poder de convencimento da caneta de um prefeito e por isso não vai dar mole ao prefeito Mário. Alguns experientes articuladores na montagem de chapa, apontam que o progressista vem muito forte e devidamente espalhado em todos os cantos, inserido em todas as classes sociais e segmentos, ou seja, diferente do que muitos pensam, o partido do ex-prefeito vem forte sim, também, na corrida para o legislativo ilheense.

A SABER AO ABRIR AS URNAS. Na articulação para a majoritária, o sonho do ex-prefeito é ter nas fileiras de seu pré-candidato quase todos os partidos da base do governador RUI, à exceção do PSD, apesar de até no PSD ter amigos e filhos políticos. As conversas, principalmente com o PT, PSB, PCdoB e Cidadania, são contínuas e diárias. O PT segue firme com seu pré-candidato, o empresário Nilton Cruz.

Nilton Cruz anda a cidade de norte a sul, na construção de sua candidatura, além de articular nos gabinetes de Ilhéus e Salvador. Um forte aliado do empresário e pré-candidato é o deputado Rosemberg Pinto, o líder do governo na Assembleia Legislativa. Nilton Cruz, assim como Jabes, sonha em aglomerar em torno de sua campanha o máximo de partidos da base governista para atrair o governador Rui e o senador Jaques Wagner, que são de seu partido.

O prefeito Mário Alexandre PSD vive difíceis momentos, diante de desmandos e caos administrativos, confusões e fofocas de bastidores, um verdadeiro inferno astral, principalmente que os problemas da pandemia fazem estourar todo dia uma nova bomba no seu colo. Além de insatisfação de aliados, inclusive na Câmara, vereadores de sua base reclamam que não têm demandas atendidas pelo governo, e as pressões nas bases apertam mais ainda os vereadores que se sentem abandonados pelo prefeito Mário. Vale lembrar que Mário tem fama de não cumprir com o combinado e ser inadimplente da palavra.

Alguns dizem que o que ele diz sentado, não vale em pé. Diante de tanta problemática e com gigante rejeição, sua reeleição fica cada dia mais improvável. Dizem até que o grupo já pensa em um plano B, em lançar um nome novo e diferente, até de fora da política. Mário tem batido cabeça também no estado, por sua aproximação com ferozes opositores do governador, como a deputada Dayane Pimentel, do PSL, ex-partido de Bolsonaro.

O constrangimento é grande, principalmente porque bolsonaristas com cargos no governo Mario, batem no governador Rui Costa todo dia nas redes sociais. O CLIMA fica ruim quando esse assunto é discutido em Salvador, e nem os senadores Otto e Coronel, ambos do PSD e aliados do governador, conseguem defendê-lo. Principalmente, porque os senadores fazem contraponto ao governo Bolsonaro. Coronel é presidente da CPMI das FAKES NEWS. O engraçado é que essa mesma turma é vetor de retransmissão na cidade, da rede de compartilhamento investigada pela CPMI que o Coronel preside. Até onde vai esse imbróglio, só vamos saber mais à frente. Diante de tudo isso, esse é o pior momento do governo Mário.

O empresário Valderico Junior tem se destacado e se notabilizado como uma força crescente, principal opositor do prefeito e um nome a ser batido. Valderico já tem ao seu redor vários partidos da oposição ao governador Rui e avança nas articulações até com partidos da base do governador. É certo que a eleição de 2020 é laboratório para 2022. Por isso, Rui está atento ao que acontece em Ilhéus e, dificilmente, ficará de braços cruzados. Mas qual será a tendência do bem avaliado Rui Costa é a pergunta recorrente. Só não deve vacilar e mexer na peça errada do xadrez político ilheense. E assim, aguardamos os próximos capítulos.

Jerberson Josué se define como um estudante na escola da vida.

Medida beneficia 3,4 milhões de pessoas
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Cidadania divulgou, hoje (15), o calendário de pagamento e saques da segunda parcela de R$ 600 do auxílio emergencial, pago em três parcelas, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados que perderam renda por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A portaria com as datas foi publicada no Diário Oficial da União.

A segunda parcela começará a ser creditada na segunda-feira (18), conforme adiantou o presidente da Caixa Econômica federal, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, no início da noite de ontem (14).

Ao todo, cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa. O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família.

O calendário publicado nesta sexta-feira vale para as pessoas que receberam a primeira parcela até o dia de 30 de abril de 2020. Na tarde de hoje, está prevista entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, para detalhar como será o pagamento. Confira o calendário no “leia mais”, abaixo.Leia Mais

Caminhão invadiu a pista contrária e colidiu com a picape || Foto Fábio Roberto News
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo três veículos provocou a morte de um advogado, na manhã desta sexta-feira (15), no trecho da BR-101 em Camacan, no sul da Bahia. O acidente ocorreu por volta das 7h, próximo ao trevo de acesso a Camacan, no sul da Bahia.

Um caminhão invadiu a pista contrária e colidiu com a Toyota Hilux de Chetto. Na sequência, um terceiro veículo, um Volkswagen Gol, chocou-se na traseira da Hilux, deixando a picape prensada. A vítima, que dirigia a picape, foi identificada como Cláudio Chetto, segundo o Blog do Paulo José.

Cláudio Chetto ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos, falecendo ainda no local. A rodovia federal ficou interditada por várias horas. Pelas imagens, não se descarta que a barra da direção do caminhão tenha quebrado, provocando o acidente.

Publicitários Tião Barros e Luís Eduardo Lima falam de mercado e pandemia da covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A segunda edição da live #TamoJunto, promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), vai abordar o mercado publicitário do sul da Bahia frente ao cenário da pandemia da covid-19. A transmissão ocorrerá na próxima terça-feira (19), às 10h, no perfil do Sinapro-Bahia no Instagram.

O convidado da semana será o diretor de Criação da agência Art3 Propaganda, Tião Barros, delegado Regional Sul do Sinapro-Bahia. Tião será entrevistado pelo diretor de Relações Governamentais do Sinapro-Bahia e vice-presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Luis Eduardo Lima, sócio e vice-presidente de Novos Negócios da SLA Propaganda.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nelson Teich oficializará na tarde desta sexta-feira (15) a sua saída do cargo de ministro da Saúde. O médico deixa o governo antes mesmo de completar um mês no cargo e acumular divergências com o presidente Jair Bolsonaro sobre isolamento horizontal e uso da cloroquina para pacientes vítimas do novo coronavírus (covid-19).

Há confronto de versões sobre se a saída de Teich ocorreu a pedido ou se ele foi demitido pelo presidente da República. Bolsonaro trava um duelo com prefeitos e governadores. O presidente defende a abertura da economia. Hoje apenas serviços essenciais funcionam no país.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir desta sexta-feira (15), os pré-candidatos das Eleições Municipais de 2020 já podem iniciar a arrecadação de recursos para a sua pré-campanha por meio de financiamento coletivo pela internet. De acordo com a Lei nº 9.507/1997 (Lei das Eleições), os pretensos concorrentes somente podem contratar as empresas de financiamento coletivo que estejam cadastradas na Justiça Eleitoral. A lista de instituições credenciadas pode ser consultada no Portal do TSE.

Os recursos arrecadados na fase de pré-campanha somente serão disponibilizados ao candidato após o seu registro de candidatura na Justiça Eleitoral, a obtenção do CNPJ da campanha e a abertura de conta bancária específica.

Na hipótese de o pré-candidato não solicitar o seu registro de candidatura, as doações recebidas durante o período de pré-campanha devem ser devolvidas pela empresa arrecadadora diretamente aos respectivos doadores.

EMPRESAS CADASTRADAS

As instituições interessadas podem, a qualquer tempo, até a realização das eleições deste ano, solicitar sua habilitação ao TSE. A autorização do TSE, contudo, não confere às empresas chancela quanto à idoneidade e à adequação de procedimentos e sistemas por elas utilizados na captação de doações para campanhas.

Confira as orientações e requisitos que devem ser atendidos pelas empresas interessadas em se cadastrar para promover o financiamento coletivo pela internet.

Mais dois municípios têm transporte intermunicipal suspenso
Tempo de leitura: 2 minutos

O transporte intermunicipal será suspenso em mais 14 cidades baianas a partir deste sábado (16). A decisão inclui Anagé, Araçás, Conceição da Feira, Itarantim, Licínio de Almeida, Mucuri, Muritiba, Queimadas, Santa Maria da Vitória, São Desidério, Sobradinho, Teofilândia, Várzea da Roça e Vereda.

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A medida, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (15), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.

O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Guaratinga e Rio Real, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

MUNICÍPIOS SEM TRANSPORTE

A Bahia totaliza 154 municípios com restrição no transporte. São eles: Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Anagé, Anguera, Araçás, Barra do Choça, Barreiras, Barrocas, Boa Vista do Tupim, Boquira, Buerarema, Cachoeira, Caetanos, Cairu, Camacan, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição da Feira, Conceição do Coité, Coração de Maria, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D’Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Irará, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itaparica, Itapé, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itarantim, Itatim, Ituberá, Jacobina, Jaguarari, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Morpará, Morro do Chapéu, Mucuri e Muritiba.

O transporte está suspenso ainda em Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Soure, Nova Viçosa, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pojuca, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rodelas, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Senhor do Bonfim, Serra do Ramalho, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Sobradinho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Tucano, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea Nova, Vera Cruz, Vereda e Vitória da Conquista.

Dom Ceslau Stanula faleceu nesta sexta, em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O bispo emérito de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, faleceu às 23h desta quinta-feira (14), após ser internado em estado grave na quarta-feira da semana passada, no Hospital Jorge Valente, em Salvador. O bispo emérito da Diocese de Itabuna havia testado positivo para chikungunya e negativo para o novo coronavírus.

Polonês, Dom Ceslau esteve à frente da Diocese de Itabuna de outubro de 1997 a março de 2017, quando renunciou ao bispado e teve o pedido aceito pelo Papa Francisco, que nomeou como substituto Dom Carlos Alberto Santos.

Devido aos protocolos em casos suspeitos de covid-19, o corpo de Dom Ceslau será sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, nesta quinta (15), às 15h. Atualizado às 8h50min.