Universidade investiga casos de pessoas infectadas mais de uma vez
Tempo de leitura: 2 minutos

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) investigam o caso de uma técnica de enfermagem que, em maio, apresentou os sintomas da Covid-19 (quadro de cefaleia mais intensa que habitual que evoluiu para mal-estar, fraqueza muscular, sensação febril, leve dor de garganta e congestão nasal), desaparecidos em 10 dias.

Na época foi realizado um primeiro exame de RT-PCR (exame laboratorial que identifica moléculas do vírus), com material colhido no nariz e na garganta, e o resultado foi negativo. Mas como os sintomas persistiram, repetiram o exame no nono dia, confirmando, então, a presença do novo coronavírus. No décimo dia, os sintomas desapareceram.

Entretanto, 38 dias depois, 27 de junho, a paciente voltou a apresentar mal-estar, mialgia, cefaleia intensa, fadiga, fraqueza, sensação febril, dor de garganta, perda do olfato e diminuição do paladar, diarreia e tosse. Submetida a novo RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2, o resultado foi positivo. Nos dois momentos a paciente evoluiu bem, não precisou de internação hospitalar.

Leia Mais

Itabuna registra 171 óbitos pela Covid-19|| Foto José Nazal.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, nas últimas 24 horas, mais 161 casos de novo coronavírus. O número de infectados pelo vírus no município do sul da Bahia passou de 5.957, ontem, para 6.118 nesta quinta-feira (6), segundo boletim epidemiológico divulgado na noite de hoje.

Itabuna tem 19.665 casos suspeitos notificados, com 13.141 descartados. Do total de casos confirmados, 3.480 pessoas estão sendo monitoradas, outras 3.261 se recuperando da doença e 213 esperando o resultado de exame. Existem 2.720 recuperados da doença.

Há 30 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 41 em enfermaria e 4 em unidade semi-intensiva. Existem 56 leitos disponíveis, sendo 53 de enfermaria para adultos, destinados a pacientes em estágio não tão grave da doença. O município tem 137 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Ilhéus registra quase 200 casos de Covid-19 em 24 horas || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus anunciou, nesta quinta-feira (6), o adiamento da quarta etapa de reabertura do comércio. Para esta fase estava previsto o funcionamento de salões de beleza, academias e cabanas de praia. O novo decreto deveria ser publicado até esta sexta-feira.

A Prefeitura informou que a decisão de recuar da quarta etapa ocorreu por causa da recente mudança no cenário da Covid-19 na Bahia. A média móvel de mortes saiu da faixa de estabilidade e passou a ser considerada alta, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Porém, justamente nesta quinta-feira, a média dos óbitos em 14 dias voltou à estabilidade no estado, cenário diferente do registrado no município sul-baiano.

O número de mortes pelo novo coronavírus em Ilhéus não para de crescer. Entre o dia 1º deste mês e esta quinta-feira (6) foram 21 óbitos no município. Somente nas últimas 24 horas, ocorreram seis mortes, chegando a 162 desde o início da pandemia. Em seis dias, o número de infectados pelo novo coronavírus passou de 3.334 para 3.696.

Ilhéus tem 57 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 352 pessoas esperam o resultado do exame. Há 370 pessoas com os sintomas da doença em isolamento e 3.107 curados.

Itamar recebe alta médica em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais um profissional da saúde em Itabuna venceu a batalha contra o novo coronavírus. Desta vez quem recebeu alta médica para concluir o tratamento em casa foi Itamar Santos Lima, funcionário da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Funcionário do setor de manutenção, ele foi recebido com festa pelos amigos e colegas de trabalho.

Itamar Santos deixou a unidade Covid-19 do Hospital Calixto Midlej Filho no início da tarde desta quinta-feira (6). Itamar ficou 9 dias internado, quatro deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI COVID). Ele segue agora monitorado pela Vigilância Epidemiológica de Itabuna.

Jequié registra 151 óbitos por Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jequié, no sudoeste da Bahia, registrou mais três mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas.  Entre as vítimas está uma mulher, de 76 anos, moradora do bairro Joaquim Romão. Portadora de diabetes e hipertensão arterial sistêmica, a idosa estava internada no Hospital Santa Helena.

As outras vítimas são um homem, de 90 anos,  e uma mulher, de 87 anos. Moradores do bairro Joaquim Romão, eles não apresentavam comorbidades e estavam internados no Hospital São Vicente.  Com as mortes das últimas horas,  subiu de 88 para 91 o número de óbitos. 

Jequié registrou mais 76 novos casos de Covid-19 e atingiu a marca de 3.705 infectados. Há 4.615 pessoas que apresentaram os sintomas da doença em quarentena, 1.410 se recuperando da doença e 109 esperando o resultado de exame. Existem também 2.204 pacientes recuperados da doença.

De acordo com  dados do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) e Hospital São Vicente, a taxa de ocupação dos leitos da Unidade Terapia Intensiva (UTI/adulto) é de 84,6%. Destes, 21 leitos estão ocupados por moradores de Jequié e 12 leitos ocupados por pessoas de outros municípios.

Aumenta a taxa de desempregados|| Foto Adenir Britto
Tempo de leitura: 2 minutos

O número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% no trimestre encerrado em junho. Em relação ao trimestre anterior, a queda foi de 8,9 milhões de ocupados. Com isso, a taxa de desocupação subiu para 13,3%, uma alta de 1,1% frente ao trimestre encerrado em março.

Já o número de desocupados apresentou estabilidade e foi estimado em 12,8 milhões. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Todos os grupamentos de atividade analisados pela pesquisa sofreram queda em relação ao número de ocupados. O comércio foi o setor mais atingido: 2,1 milhões de pessoas perderam suas vagas no mercado de trabalho, uma redução de 12,3% em relação ao último trimestre.

CONSTRUÇÃO CIVIL

O contingente de ocupados na construção teve uma redução de 16,6%, o que representa menos 1,1 milhão de pessoas trabalhando no setor. Outra perda considerável foi na categoria de serviços domésticos, em que os ocupados foram reduzidos em 21,1% frente ao trimestre encerrado em março. São 1,3 milhão de pessoas a menos nesse grupamento de atividades.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com um critério que ignora o estado de saúde do paciente, mas o período de início de sintomas, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) considera que a Bahia já possui 165.984 recuperados do novo coronavírus (Covid-19). O cálculo adotado pela Sesab considera curado o paciente que já esteja no 15º dia após início dos sintomas da doença.

Ainda pelos critérios da Sesab, existem apenas 13.917 pacientes em recuperação (casos ativos) no estado desde o início da pandemia. No período, 3.789 pessoas faleceram de covid-19, conforme o boletim divulgado por volta das 17h desta quarta (6).

O PIMENTA apontou ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que essa metodologia da Sesab resulta em número de curados mais baixo que os divulgados pelos municípios, a exemplo de Itabuna. Ele reconheceu que há divergência:

– Tem havido divergências entre a metodologia de cálculo de recuperados definida pela Sesab e Ministério da Saúde, com as que são utilizadas por alguns municípios. Determinei ontem que a Divep alinhe com cada um deles para eliminar essa divergência – respondeu Vilas-Boas.

NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Conforme a Sesab, o estado confirmou 3.953 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,2%), 53 óbitos (+1,4%) e 3.146 curados (+1,9%). Os casos confirmados ocorreram em 411 dos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (33,49%).

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência da covid-19 por 100.000 habitantes foram Almadina (4.154,47%), Dário Meira (4.005,60%), Gandu (3.647,81%), Itajuípe (3.596,70%) e Ipiaú (3.333,12%). Os cinco municípios são do sul da Bahia.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 360.125 casos descartados e 82.843 em investigação até as 17 horas desta quinta-feira (6). E subiu para 16.203 o total de profissionais da saúde confirmados com a Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vilas Boas, Martha Gabriel, Ayres Britto, Barcelos e Martins participam de evento da FTC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O jornalista Caco Barcellos, o jurista e ex-presidente do STF Ayres Britto e o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas são atrações da programação de boas-vindas para início do semestre letivo 2020.2 da Rede UniFTC. A programação começa na próxima segunda (10) e vai até dia 15 por meio das plataformas digitais, com aulas magnas, ciclo de palestras e lançamento da revista digital Movimento para o Futuro.

A programação, que está dividida por áreas do conhecimento – Comunicação Social, Engenharias, Ciências Contábeis, Direito, Gestão, Saúde e Sistemas de Informação – trará palestrantes de destaque no cenário nacional e internacional.

Além de Barcellos, Ayres Brito e Vilas-Boas, também participam a escritora, pensadora e influenciadora digital Martha Gabriel e o ex-representante do Brasil junto à ONU para assuntos de Contabilidade e Divulgação de Informações Eliseu Martins, professor emérito da USP.

Na pauta das discussões serão abordados temas como “O futuro digital”, “A importância do Sistema Único de Saúde para o enfrentamento de pandemias” e “Os fenômenos recorrentes da constitucionalização do Direito e da popularização da Constituição”. Também serão abordados “A profissão contábil em tempos de pandemia”, “A Magistratura e os desafios pós-Covid 19” e “Neurociências da felicidade: como a compaixão e a atenção plena modulam o cérebro”. A programação completa pode ser acessada no link: https://uniftc.edu.br/boasvindas/

Vacina chinesa é considerada confiável, segundo diretor do Butantan
Tempo de leitura: 3 minutos

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, rechaçou nesta quinta-feira (6) questionamentos sobre a confiabilidade da Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. Ao citar que a farmacêutica AstraZeneca, responsável pela chamada vacina de Oxford, que também deve ser produzida no Brasil, pela FioCruz , também tem um grande laboratório no país asiático, ele ressaltou que não há motivos para preocupação em relação à nacionalidade da vacina.

“A gente tem que lembrar que o nosso telefone Apple é feito na China e são feitos inúmeros outros produtos industriais, inclusive as grandes farmacêuticas todas têm grandes laboratórios e grandes investimentos na China. A China é um país que tem um investimento muito pujante hoje em ciência. É uma ciência que se ombreia com qualquer outro país de mundo e muitas vezes em termos de volume até superior.  Não há motivos para descaracterizar ou desconsiderar uma vacina pelo fato dela ter sido desenvolvida inicialmente na China”, ressaltou Covas ao participar da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de enfrentamento à pandemia.

FASE TRÊS

Nesse momento o Butantan, comanda a fase três dos testes na qual são feitos os ensaios clínicos que são os estudos de um novo medicamento em seres humanos. A fase clínica serve ainda para validar a relação de eficácia e segurança do medicamento e também para validar novas indicações terapêuticas.  As primeiras duas fases foram feitas na China. A testagem coordenada instituto brasileiro terá a participação de 9 mil voluntários e deve ser concluída entre o final de outubro e o início de novembro. Dos 12 centros de pesquisa selecionados no Brasil, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP iniciaram a pesquisa no mês passado.

O contrato com a farmacêutica chinesa permite ao Butantan começar a produzir e envasar a Coronavac a partir de outubro deste ano. Se a vacina for aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China como no Brasil para fornecimento gratuito ao Sistema Único de Saúde. Os passos seguintes são o registro do produto pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – e fornecimento da vacina em todo o Brasil o que está previsto para janeiro de 2021.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

O Banco do Brasil (BB) registrou lucro líquido de R$ 3,2 bilhões no segundo trimestre deste ano, resultado 23,7% menor do que em igual período de 2019 (R$ 4,2 bilhões). Os números foram divulgados hoje (6), em Brasília.

No primeiro semestre, o lucro líquido somou R$ 6,413 bilhões, queda de 21,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido ajustado, que não considera eventos extraordinários, chegou a R$ 6,7 bilhões no primeiro semestre de 2020, redução de 22,7% em relação a igual período de 2019. No primeiro semestre, o BB informou que realizou antecipação prudencial em suas provisões de crédito, que resultou em reforço de R$ 4 bilhões.

No segundo trimestre, o lucro líquido ajustado chegou a R$ 3,3 bilhões, com recuo de 25,3% em relação ao mesmo período de 2019, quando foi registrado resultado de R$ 4,4 bilhões.

Segundo o BB, apesar da queda do lucro, a geração de negócios permaneceu forte devido ao “crescimento da carteira de crédito com um mix adequado, o controle de gastos e a redução de despesas com risco legal”.

O banco disse que os efeitos da pandemia sobre a economia implicaram na redução da demanda por produtos e serviços, o que impactou as receitas com prestação de serviços, tanto na comparação trimestral quanto na semestral.Leia Mais

Ônibus poderão rodar a partir da próxima segunda (10), conforme decreto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, assinou que autoriza o retorno do transporte coletivo, seguindo normas e procedimentos de segurança em saúde para o seu funcionamento. De acordo com o documento, fica autorizada a retomada, a partir da próxima segunda (10), com 50% da frota das empresas São Miguel e Viação Sorriso da Bahia.

Entre as recomendações às empresas, a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais por parte dos motoristas, cobradores e passageiros, a proibição de passageiros em pé no interior do veículo e funcionamento das 8h às 17h30min. Os ônibus também deverão ser higienizados com a limpeza dos assentos, corrimãos, piso e janelas – porém só ao final de cada jornada, e cumprir a integridade do protocolo de Medidas Sanitárias que foi elaborado pelo município e anexado ao Decreto 4.224, de 5 de agosto.

Caso haja descumprimento nas regras do Decreto, as concessionárias do serviço público do transporte coletivo terão seus veículos apreendidos. Ainda conforme o Decreto, a empresa pode ser multada e ter o contrato de concessão rescindido. Até ontem (5), as empresas cobravam da prefeitura o pagamento de dívida com o fornecimento de vales transportes aos servidores municipais. O montante devido pelo município não foi informado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Itabuna apreenderam oito toneladas de maconha em um caminhão modelo Mercedes-Benz, na BA-026, em Maracás. A droga foi apreendida, após os policiais militares realizarem abordagem ao caminhão durante a Operação Entardecer Seguro.

A maconha estava escondida sob a carga de grama sintética, e segundo o condutor do veículo, recebeu o caminhão carregado em São Paulo com destino a Salvador. O acusado e o material apreendido foram apresentados na delegacia de Maracás.

“Estamos monitorando as possíveis rotas de movimentação de drogas nas rodovias, intensificando e diversificando os horários das abordagens. Nesse caso a experiência e a técnica dos policiais militares foi essencial para a realização da apreensão, eles desconfiaram do nervosismo do motorista do caminhão e procederam com a busca minuciosa”, afirmou o comandante da CIPRv Itabuna, major PM Brito Júnior.

Tempo de leitura: 3 minutos

Como não terá mesmo o emprego a dar ao companheiro de lutas, o prefeito vai se levantando e se despede argumentando que a política é uma atividade onde grassam as traições, por isso entende a decepção do amigo, mas que vai fazer de tudo para conseguir uma colocação.

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Os políticos possuem artimanhas que “até Deus duvida”, costumam dizer os analistas e pessoas experientes dos bastidores da área política. E todas esses artifícios são utilizados para sair de situações embaraçosas, como justificativas pelo não atendimento das promessas largamente cumpridas durante as sucessivas campanhas eleitorais.

Para conseguir o voto, além do trabalho dos cabos eleitorais, os candidatos e os dirigentes de partidos fazem de tudo, desde a simples promessa de promover o bem-estar da população com os serviços públicos até a garantia de empregos. Como uma parte do eleitorado não está trabalhando, a promessa é a tábua da salvação; para a outra parte, o que interessa mesmo é estar mamando nas tetas da viúva, e com todas as forças.

Mesmo sendo conhecedores das falsas promessas dos políticos irresponsáveis (a grande e consagradora maioria), o eleitor faz vistas grossas, pois também tem suas treitas artes e manhas para enganá-los. Uma delas é se comprometer com todos os candidatos, garantindo milhares de votos para cada um deles, embora tenha consciência de que nem mesmo o seu será consagrado nas urnas.

E eles – os políticos – são os que mais utilizam esse expediente para conseguir votos: Enquanto alguns prometem governar com o povo, de gabinete aberto para atender os eleitores de antes, hoje simples munícipes, outros juram – de pés juntos – que darão empregos para toda a população, além de um pacote infindável de benesses impossíveis de cumprir. E todos conseguem enganar a população. E a população a eles.

O que vale mesmo é o modus operandi utilizado por todos, beirando ao escárnio e à zombaria, para não dizer vulgar e ridículo, seguido à risca por toda a assessoria dos candidatos, treinados à exaustão. Melhor não fariam os consagrados atores para enganar os incautos (às vezes, nem tanto) eleitores que buscam os candidatos para solucionarem seus problemas, antes da eleição, é claro.

Já devidamente eleito e empossado, é chegada a hora de se ver com o eleitorado, pagar as promessas feitas durante a campanha, até mesmo para quem não reconhece mais, embora saiba que será procurado. Mas não importa, se usou de artimanhas antes do pleito, não será agora, vencida a eleição, que não saberá despachá-los com novas promessas para os velhos pedidos.

Assim que o eleitor consegue adentrar o gabinete do prefeito – guarnecido por guarda-costas que mais parecem guarda-roupas –, o que considerado um ato de sorte, após os cumprimentos e elogios de praxe, começa a relatar suas dificuldades de sobreviver sem emprego. Conversa vai, conversa vem, até que lembra a velha promessa de um emprego público assim que o sus excelência tomasse posse. E ele estava à disposição para começar logo.

Sem perder a calma, de forma dissimulada, o prefeito eleito reclama que envidou muitos esforços para tentar atender à promessa feita ao distinto correligionário, mas explica ter sido ele o culpado, pois teria prometido entrar no gabinete junto com os amigos, inclusive ele, que não deu as caras. Após mais algumas reclamações pelo abandono do eleitor, afirma que todos os cargos já estão lotados pelos eleitores que não o abandonaram.

Mas se o eleitor for da quota de outro partido coligado, ai a desculpa – mais esfarrapada, ainda – é outra:

– Olhe, companheiro, pensei muito em você, que lutou com muita garra em minha campanha, mas sabe como é, pelo acordo feito, quem indica os companheiros é o partido, que me manda uma lista com todos os nomes. Infelizmente, seu nome não consta dela, o que estranhei. Houve algum desentendimento com os dirigentes? – pergunta fingindo compaixão.

Como não terá mesmo o emprego a dar ao companheiro de lutas, o prefeito vai se levantando e se despede argumentando que a política é uma atividade onde grassam as traições, por isso entende a decepção do amigo, mas que vai fazer de tudo para conseguir uma colocação. Diz que precisa só de um pouco de tempo para arrumar a casa, pois herdou uma herança maldita, tudo desarrumado.

– Assim que tiver tudo nos trinques, mando lhe buscar em casa.

E assim, nosso experiente político consegue despachar mais um eleitor desiludido.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Tempo de leitura: 3 minutos

O transporte intermunicipal será suspenso em Boninal, Cravolândia e Sítio do Mato a partir de sexta-feira (7). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (6).

Ficam suspensas nesses municípios, até 14 de agosto, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Botuporã e Iramaia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Confira quais são os 395 municípios sem transporte por causa da pandemia, no leia mais, abaixo.Leia Mais