Itabuna registra 149 casos de Covid-19 em 24 horas || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu para 14.660 o número de casos de novo coronavírus em Itabuna.  A quantidade de casos ativos (pessoas doentes) também disparou nos últimos dias no município do sul da Bahia, passando de 556, ontem, para 592 nesta segunda-feira (7), conforme boletim epidemiológico.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Itabuna tem 352 óbitos causados pelo novo coronavírus.  Há 22 pacientes internados, sendo que 16 em estado mais grave, em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Outros seis estão em leitos clínicos (enfermaria). Existem ainda 13.715 curados da doença.

Time do Vitória da Conquista está na próxima fase da série D
Tempo de leitura: < 1 minuto

As equipes do Vitória da Conquista e Salgueiro fizeram, no domingo (6), um jogo emocionante pela segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Em um duelo de sete gols, no estádio Lomanto Júnior, em Conquista, o time do sudoeste da Bahia venceu por 4 a 3.

Com resultado, o Vitória da Conquista obteve vantagem para o confronto de volta. A partida que decidirá com quem ficará com a vaga será no próximo domingo (13), no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE).

No primeiro tempo, o Bode aproveitou melhor suas chances e abriu 2 a 0 no placar. O primeiro gol saiu aos 21 minutos, em finalização de Washington após assistência de Lucas Franco. Aos 45 min, Roni recebeu passe em escanteio curto, avançou e cruzou para Henrique ampliar. Já na etapa final, Rodrigo desviou de cabeça em cobrança de falta aos seis minutos e marcou o terceiro dos baianos.

O Salgueiro não se abateu com a grande desvantagem e partiu para cima. Logo depois do gol sofrido, Renato foi derrubado na área e a arbitragem deu o pênalti. Na cobrança, o camisa 10 bateu e diminuiu. O Vitória da Conquista fez o quarto aos 18 minutos – mais uma vez com Henrique, após duas tentativas.

No entanto o Salgueiro se recuperou rapidamente de novo e marcou duas vezes em sequência: aos 22, Cesinha apareceu livre na área e deixou o placar em 4 a 2. No lance seguinte, em nova penalidade, Renato fez o terceiro e fechou o marcador.

Justiça suspende caminhadas e passeatas em Camacan
Tempo de leitura: < 1 minuto

Camacan, no sul da Bahia, não registra mortes causadas pelo novo coronavírus desde o dia 9 de outubro. Naquela data, o município tinha 3.915 casos suspeitos de Covid-19, 1.406 pessoas infectadas e 31 óbitos, conforme dados divulgados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No dia 9 de outubro, Camacan tinha 28 casos ativos (pessoas se recuperando da doença) e 27 moradores esperando resultado de exames. Eram 1.347 curados da doença. Hoje, o município contabiliza 4.491 casos suspeitos notificados, sendo 1.566 confirmados e 38 pessoas aguardando resultado de exames. Existem 1.475 moradores curados da doença e um internado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Para tentar aumentar o faturamento com as vendas neste final de ano, o comércio de Itabuna já está funcionando com novos horários. De acordo com a CDL, até a próxima sexta-feira (11), as lojas serão abertas às 8h e fecharão às 19h. No sábado (12), o funcionamento será normal.

O comércio de Itabuna volta a funcionar no horário especial, das 8 às 19h, nos dias 14 e 15 (segunda e terça). Já no período de 16 a 18, será das 9h às 20h. No sábado (19), os estabelecimentos abrirão das 9h às 18h.

A CDL informou que o comércio funcionará no domingo (20) das 15 às 20h. Nos dias 21, 22 e 23 as lojas abrem das 9h às 22h. Na quinta-feira (24), véspera do Natal, as lojas ficam abertas das 8h30min às 17h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 250 pessoas participaram, ontem (6), do “Pedal da Prevenção”. O evento integra as ações do Dezembro Vermelho de prevenção e tratamento da Aids e do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. O “Pedal” teve percurso de 23 quilômetros, segundo a organização.

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Municipal IST/AIDS Itabuna, o evento teve a parceria de diversas entidades e instituições do município, como o Pedal Livre, Pedal da Luluzinha, Pedal dos Peixes e Selva do Pedal, além dos órgãos de segurança Sesttran e Polícia Militar, e das ONGs (GAPA, Grupo Humanus e MNCP).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha Dezembro Vermelho prossegue com programação de atividades visando intensificar as ações de prevenção e diagnóstico do HIV-AIDS e demais infecções sexualmente transmissíveis.

Rui Costa anuncia toque de recolher na Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos
Rui Costa confirma segunda onda da Covid-19 na Bahia

Nesta segunda-feira (7), o governador Rui Costa comentou o aumento do número de óbitos e classificou que a Bahia está vivendo uma segunda onda da Covid-19, uma vez que a taxa de contágio tem se mantido alta em todo o território estadual. Reabertura de leitos e proibição de shows estão entre as medidas tomadas pelo governo baiano, visando evitar uma elevação ainda mais expressiva dos casos da doença.

“Ao longo da semana passada inteira, a taxa de contaminação se manteve alta em todas as regiões do estado, tanto é que isso já está se refletindo no aumento do número de óbitos. Também na semana passada, estávamos com cerca de 20 óbitos diários, índice que vinha se mantendo há cerca de 60 dias e, nesse final de semana, já pulamos para o patamar de 30 óbitos, sendo 22 em Salvador. Então, os números começam a ficar, infelizmente, mais severos e mais críticos. Por isso, já ampliamos, inclusive, o número de leitos disponíveis, uma vez que estamos reabrindo 100 leitos que havíamos fechado, em função na queda dos índices da pandemia”, destacou o governador.

Por decreto, o governador fez questão de ressaltar, existe a proibição de realização de qualquer show ou festa, independente de qual motivação ou público. “O motivo disso é que nesses shows e festas há ingestão de álcool, além de música em um ambiente propício à aproximação, fazendo com que as pessoas acabem baixando a guarda com as medidas protetivas e nós estamos já vivendo o que poderíamos classificar de segunda onda”, avaliou Rui.

MAIS DE 424 MIL CASOS E 8,4 MIL ÓBITOS

Nas últimas 24 horas, o estado registrou 1.580 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 2.181 recuperados (+0,5%). Dos 424.704 casos confirmados desde o início da pandemia, 405.151 já são considerados recuperados e 11.108 estão em isolamento ou internados, os chamados casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram registrados  8.445 óbitos na Bahia, 27 dos quais somente nas últimas 24 horas, embora ocorridos em períodos diversos – de 21 de junho a 06 de dezembro.

Os casos confirmados da doença ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,00%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes, até aqui, são Ibirataia (9.632,97), Aiquara (7.040,04), Itabuna (7.034,89), Madre de Deus (6.893,28) e Almadina (6.881,41).

Tempo de leitura: 3 minutos

O governo de São Paulo divulgou hoje (7) seu plano de vacinação contra a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O plano mostra como funcionará a vacinação no estado, caso a CoronaVac, que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, seja aprovada nos testes de eficácia, cujos resultados devem ser divulgados ainda na primeira quinzena deste mês.

A vacina será administrada em duas doses e, segundo o governador João Doria, aplicada gratuitamente no estado.

O plano prevê que, na primeira fase de aplicação da vacina, serão imunizados os profissionais da área da saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 60 anos, público que soma 9 milhões de pessoas em São Paulo e que é responsável por até 77% das mortes provocadas pelo novo coronavírus.

A imunização deve ocorrer em uma escala por faixa etária, privilegiando, inicialmente, os profissionais de saúde, quilombolas e indígenas, público que, em São Paulo, é estimado em 1,5 milhão de pessoas. A previsão é de que esse grupo inicial tome a primeira dose no dia 25 de janeiro e, a segunda, no dia 15 de fevereiro.

Logo em seguida, o planejamento é imunizar idosos com mais de 75 anos, cuja vacinação está prevista para os dias 8 de fevereiro e 1º de março. Idosos com idade entre 70 e 74 anos devem ser atendidos nos dias 15 de fevereiro e 8 de março. Nos dias 22 de fevereiro e 15 de março, serão vacinados idosos com idade entre 65 e 69 anos e, nos dias 1º e 22 de março, os que estão na faixa de 60 a 64 anos.

O governador informou que, para receber a vacina, a pessoa não precisará apresentar comprovante de residência em São Paulo: serão vacinados os brasileiros que estiverem em solo paulista.

Caso o teste de eficácia da vacina tenha resultado positivo, a aplicação das doses começará no dia 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista. Para que a vacinação no estado seja feita de forma segura, o governo pretende ampliar o total de postos de vacinação, que hoje somam 5,2 mil espaços. A intenção é que a imunização ocorra também em quartéis, escolas, estações de trem, terminais de ônibus, farmácias e drive-thrus, o que pode somar até 10 mil locais de vacinação.

Os postos deverão funcionar em horário estendido, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira; e, das 7h às 17h, aos sábados, domingos e feriados. O horário, no entanto, vai depender das prefeituras dos 645 municípios do estado.

Nesta segunda-feira, Doria disse que governadores de oito estados já fizeram solicitação de doses da vacina para imunização. Segundo o governador, 4 milhões de doses da vacina serão destinados a esses estados para que sejam imunizados, inicialmente, os profissionais da área da saúde.

VACINA

Por intermédio do Instituto Butantan, o governo paulista tem uma parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para produção da CoronaVac. Por meio desse acordo, São Paulo já vem recebendo doses da vacina. O acordo também prevê transferência de tecnologia para o Butantan.

Estudos das fases 1 e 2 da vacina, realizados na China, demonstraram que a vacina é segura, ou seja, não provoca efeitos colaterais graves. Também um estudo feito com voluntários no Brasil comprovou que a vacina é segura. Após a conclusão dos testes de eficácia, os resultados serão enviados por uma comissão internacional para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise o relatório para verificação da vacina.

Apesar de o teste de eficácia ainda estar sendo analisado pela comissão internacional, essa mesma vacina vem sendo aplicada em massa na China, com 60 mil pessoas já vacinadas. Na Indonésia e na Turquia, há previsão de que seja aplicada ainda este mês.

Esgoto corre pela rua em ameaça à saúde dos moradores da Joana Angélica || Foto do leitor
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores da Rua Joana Angélica, no Santo Antônio, em Itabuna, apelam à Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) para que conserte a rede de esgoto da via. Os apelos são feitos há 30 dias, segundo uma das vítimas da fedentina que torna desconfortável o horário das refeições.

A resposta da Emasa às cobranças dos moradores da Joana Angélica é protocolar, sempre com a promessa de conserto em até 24 horas. E a promessa já dura mais de mês. Mais que o odor, difícil trafegar pela rua sem ter contato com o esgoto, que corre por toda a via e leva ameaça às famílias.

Um grupo de moradores planeja interditar a Rua São Vicente de Paulo, no Centro, em frente à sede da Emasa, e cobrar uma solução do presidente da empresa, Jader Guedes. “Já não basta a cidade quase toda sem água, tem mais essa…”, reclama um morador da Rua Joana Angélica. “Aumentaram a taxa de esgoto para prestar esse serviço?”, questiona.

Tempo de leitura: 2 minutos

Ticiana é premiada em universidade espanhola

A tese “Analysis of the relevance of location for port activity” (Análise da relevância da localização para a atividade portuária), da professora Ticiana Grecco Zanon Moura, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (DLA/Uesc), foi contemplada com o Prêmio Extraordinário de Doutorado do Centro Internacional de Postgrado de la Universidad de Oviedo, Espanha.

A informação foi divulgada pela instituição espanhola neste final de semana. Ticiana Moura, além de professora assistente em Negociações Internacionais no Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), é assessora de Relações Internacionais da Uesc.

Os prêmios extraordinários de doutorado, comuns entre as universidades espanholas, são outorgados quando a comunidade acadêmica da Universidade reconhece, por área de conhecimento, o mérito e a singularidade das teses de doutorado desenvolvidas na sua instituição.

Só são elegíveis as teses que receberam menção cum laude (com honra) na sua defesa. Passando por este primeiro requisito, a tese do candidato ao prêmio é avaliada por um tribunal acadêmico que leva em consideração a qualidade do trabalho de pesquisa através das contribuições científicas e/ou tecnológicas geradas pela mesma, a difusão do conhecimento através da participação em congressos, seminários e atividade em outras instituições acadêmicas.

Também é de grande importância, se a tese recebeu a distinção de “Doctorado Internacional” na sua defesa (quando o trabalho apresenta uma série de requisitos que demonstra seu grau de importância internacional).

A TESE

A tese “Analysis of the relevance of location for port activity”, de autoria da professora Ticiana Moura, defendida no Centro Internacional de Postgrado de la Universidad de Oviedo, pelo Programa de Doctorado “Economia: Instrumentos del Análisis Económico”, avalia a relevância da localização para a atividade portuária e teve como estudo de caso a Espanha. À medida que os portos têm localização geográfica fixa, este atributo condiciona o sucesso dos terminais portuários na competição pelo tráfego, bem como a configuração de corredores de carga, distribuição do tráfego entre portos e utilização de infraestruturas de transporte terrestre.

A professora Ticiana detalha que os portos são a infraestrutura que conecta a terra ao mar, e mais de 80% do comércio mundial utiliza o transporte marítimo. “A principal barreira ao comércio internacional são os custos de transporte (mais do que tarifas e outras barreiras comerciais); e o custo interno, ou seja, o acesso ao mar é um componente determinante do custo total do transporte”.

“Como resultado final da tese, entendemos que as restrições associadas a este atributo invariável são de fácil compreensão, pois auxiliam as autoridades portuárias na articulação de suas estratégias; bem como os líderes políticos na concepção de uma estratégia de transporte mais eficiente”, conclui Ticiana Moura.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, iniciou na terça-feira (1º) mutirão para pacientes regulados que precisam fazer exames de cateterismo. A iniciativa, indicada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação, em Itabuna, busca diminuir a  demanda para esse procedimento na macrorregião sul, de solicitação em nível ambulatorial.

De acordo com o médico Paulo Vasconcelos, hemodinamicista do HRCC, o cateterismo serve para o diagnóstico de doença arterial coronariana, sendo o exame de melhor precisão para verificar entupimento nas artérias do coração.

“Todos os outros exames que existem na medicina, eles podem dar errado, ou falso positivo, ou falso negativo. O cateterismo não, ele vê exatamente a artéria por dentro. Porém é um exame invasivo, ou seja, você precisa fazer anestesia local e acessar o coração do paciente. Para critério de diagnósticos de doenças no coração, para tirar dúvidas, se tem entupimento das coronárias, ele é o melhor exame que existe, é o padrão ouro”, afirmou.

Atualmente, a lista de espera para o exame cateterismo, na macrorregião sul da Bahia, está em torno de 258 pacientes, alguns desses aguardando por esse procedimento há mais de um ano. Entendendo a necessidade para atender essas pessoas e diminuir a fila, a Secretaria Estadual de Saúde, através da equipe do Hospital Regional Costa do Cacau organizou esse mutirão para sanar essa lista em três meses, até fevereiro de 2021.

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

Durante a semana são realizados em média 14 exames, e nos sábados e domingos, o planejado é que sejam feitos  20 cateterismos por final de semana. Para atender essa demanda reprimida, a organização do encaminhamento dos pacientes ao HRCC é realizada pelo Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação junto aos municípios.

A paciente Airam Santos do Nascimento, 55 anos,  moradora de Ilhéus, avaliou seu atendimento como excelente. Ela garante que recebeu total assistência no HRCC. “Fiz meu exame, estou aguardando a avaliação de outro médico, tenho o acompanhamento que preciso aqui no Costa do Cacau. Agradeço aos médicos, enfermeiros e todos que trabalham aqui, pela a atenção que tenho recebido. Atendimento excelente!”, avaliou.

Atlantic Nickel abre 13 vagas de emprego em Itagibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Atlantic Nickel, em Itagibá, sul da Bahia, única produtora de níquel sulfetado no país, abriu 13 vagas para contratação imediata de profissionais em diversas áreas de atuação. Entre os cargos, estão analista de comunicação e sustentabilidade, geólogo e controlador de despacho. Todos os postos de trabalho são para atuação no município de Itagibá, a cerca de 380 km de Salvador. A lista completa de oportunidades, com os critérios de seleção.

As vagas disponíveis são para Analista Comunicação e Sustentabilidade, Analista de Melhoria Contínua, Analista de Orçamento e Custos, Analista de Planejamento de Manutenção, Assistente Técnico de Geologia, Controlador de Despacho, Geólogo Pleno, Geotécnico Sênior, Instrumentista, Planejador de Manutenção Mecânica, Técnico de Infraestrutura de Mina, Técnico de Perfuração e Desmonte e Técnico em Eletroeletrônico I.

Clique aqui e confira os critérios da seleção de emprego da mineradora.

Ilhéus tem 9 leitos de UTI covid-19 disponíveis, segundo a Sesau
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta segunda-feira (7), novas medidas do Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19. Está prevista a reabertura de 170 leitos de UTI, 130 deles na capital baiana.

Também será ampliada a testagem e instituídos protocolos de segurança para o verão em todo o estado. “O governador Rui Costa autorizou a Secretaria da Saúde do Estado a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente, em unidades da capital e do interior, assim como ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima” afirmou Fábio Vilas-Boas.

Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) e atenderão pacientes da capital e do interior, através do sistema de regulação. Além dos leitos da capital, a Sesab viabiliza a abertura de UTIs em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Dos 170 leitos de UTI Covid-19 programados, 50 já foram abertos.

“Ao longo das últimas semanas, tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, afirmou o secretário.

TESTAGEM EM MASSA

Outras medidas também foram anunciadas pelo titular da pasta da Saúde e visam ampliar o diagnóstico através da testagem RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus. Kits de coleta estão sendo distribuídos para todos os municípios fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados, a partir de amanhã (8), e ampliarão a capacidade de processamento de amostras em mais de 1.000 testes por dia, alcançando a casa dos 6 mil mil testes diários.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no fim da noite desse domingo (6), durante sessão de julgamento em plenário virtual, que os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); não podem disputar a reeleição na mesma legislatura.

Os últimos votos foram dos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux. Todos tiveram entendimento contrário ao voto do relator Gilmar Mendes, e decidiram pela inconstitucionalidade da reeleição de Maia e Alcolumbre.

No entendimento do relator, Maia e Alcolumbre poderiam se reeleger, mas deveria haver uma regra para que fosse permitida apenas uma recondução. Ele foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski. Nunes Marques acompanhou o relator, mas em relação à candidatura de Alcolumbre.

Fachin, Barroso e Fux seguiram os votos das ministras Carmen Lúcia e Rosa Weber e do ministro Marco Aurélio Mello, contrários à reeleição. Ao proferir seu voto, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, disse que a norma constitucional “impede a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente a do primeiro ano da legislatura”.

Segundo Fux, “não há como se concluir pela possibilidade de recondução em eleições que ocorram no âmbito da mesma legislatura sem que se negue vigência ao texto constitucional.”

RESULTADO FINAL

Como o ministro Nunes Marques votou contrário à candidatura da reeleição de Rodrigo Maia, na mesma legislatura, para a presidência da Câmara; e a favor da candidatura de Davi Alcolumbre, para o Senado; o placar final da votação, em sessão de julgamento no plenário virtual, ficou em 7 votos a 4 contra a Maia e 6 a 5 contra Alcolumbre.

A votação foi para decidir sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) impetrada pelo PTB. Nela, o partido pedia para que fosse proibida a recondução dos presidentes das casas legislativas do Congresso Nacional.