A lista de selecionados será divulgada no próximo dia 27
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial da União, o Edital nº 3, que define o cronograma e procedimentos para a adesão das instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de adesão é de 8 a 12 de fevereiro.

O edital destaca ainda que para a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do processo seletivo do Sisu para o 1º semestre de 2021, serão exigidos, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente à edição de 2020

Após a divulgação do resultado do Enem 2020, o MEC publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o primeiro processo seletivo do Sisu deste ano. Acesse aqui o Diário Oficial da União.

O edital de adesão ao Sisu prevê ainda que seja disponibilizado pelas instituições o acesso virtual para que os estudantes selecionados pelo Sisu possam encaminhar a documentação exigida e efetuar suas matrículas de forma remota, caso não possam realizar os procedimentos necessários de forma presencial.

PF realizou Operação Cucurbitum no mês passado
Tempo de leitura: 2 minutos

Ministério Público Federal denunciou, à Justiça Federal da Bahia, sete pessoas por organização criminosa, estelionato, falsificação e uso de documentos falsos.  A denúncia foi feita com base em inquérito da Polícia Federal (PF), que fraudou 143 benefícios previdenciários e assistenciais concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS ) e um prejuízo de R$ 13,6 milhões.

O esquema foi descoberto no passado, quando a PF deflagrou da Operação Cucurbitum. As investigações tiveram início quando uma das denunciadas usou documentos falsos para receber um benefício em uma agência do INSS no município baiano de Amélia Rodrigues. Na apuração deste caso, foi identificado o grupo criminoso, liderado por ciganos na região de Jeremoabo.

De acordo com MPF, o homem desenvolveu um vasto esquema de fraudes para obtenção indevida de benefícios, especialmente os assistenciais. Além da Bahia, a ação dos denunciados envolveu beneficiários do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Leia Mais

Prefeito assinou contrato emergencial nesta sexta (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os ônibus do transporte coletivo de Itabuna não circulam há dez meses. Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou o contrato da Atlântico Transportes, empresa que substitui a São Miguel e a Viação Sorriso.

O serviço retornará com frota de 50 ônibus. O prefeito estima que os veículos estarão de volta às ruas em até 12 dias.

A Atlântico Transportes vai “manter 50% dos contratos, de cada empresa [substituída], com os motoristas e cobradores”, informou Augusto, antes de avaliar o contrato emergencial como uma “conquista de extrema importância” para a população.

Os prefeitos Augusto Castro e Mário Alexandre, no "Dia D"
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que, até a tarde desta sexta-feira (22), Ilhéus vacinou 813 pessoas contra a Covid-19, e a vizinha Itabuna, 835. A campanha começou na última terça (19).

Salvador (11.035), Vitória da Conquista (1.904), Lauro de Freitas (1.242) e Santo Antônio de Jesus (1200) são os quatro municípios baianos com mais vacinados.

Nesta primeira etapa da corrida de imunização contra o novo coronavírus, a prioridade é dos profissionais de saúde que atendem pacientes contaminados, além dos idosos que moram em abrigos.

A oferta limitada de vacinas impõe ritmo lento à vacinação em todo o país. O Estado da Bahia solicitou autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para importar a Sputik V, vacina desenvolvida na Rússia, sem a necessidade de intermediação do Ministério da Saúde.

Hoje, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de novo lote da vacina chinesa CoronaVac, com 4,8 milhões de doses.

Shows vão ser transmitidos pela internet
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em fevereiro, artistas de Ilhéus, Itabuna e outras cidades do Sul da Bahia vão participar do Sarau do Fim do Mundo, festival de música com transmissão na internet.

Conforme os organizadores, o objetivo do projeto é retratar a diversidade da produção regional. O evento contará com mais de 40 músicos convidados e bate-papos ao vivo, seguidos da exibição de videoclipes desses artistas. Serão quatro apresentações, entre 6 e 27 de fevereiro, sempre aos sábados, às 19 horas.

No dia 6 de fevereiro, o palco virtual vai ser de Dr. Imbira, Brena Gonçalves, Ismera Rock e Billyfat Mc. No dia 13, será a vez de Gabriela Maja, Zezo Maltez & Victor Santana, PH do Acordeon e Mulheres em Domínio Público.

A programação continuará no dia 20 do próximo mês, com Lab da Mata, Eloah Monteiro, Brisa & Mither e Ayam Ubráis Barco. Por fim, no dia 27, o som vai ficar por conta de Circo da Lua, Herval Lemos, Rao e Cjay.

O músico Cabeça Isidoro idealizou e executa o projeto. As transmissões vão acontecer no canal do Teatro Popular de Ilhéus no Youtube. A iniciativa tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Mãe de santo confirmou decisão nesta sexta (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Responsável pela organização da Festa de Iemanjá no bairro do Pontal, em Ilhéus, Mãe Laura anunciou hoje (22) o cancelamento do festejo de 2 de fevereiro de 2021. A pandemia de Covid-19 forçou a decisão.

“Vamos esperar acalmar e respeitar o distanciamento social.  Não deixarei de presenteá-la, só não o farei no dia 2 de fevereiro. Quando tudo se acalmar, o Terreiro Guainiá de Oyá levará as oferendas para a Grande Mãe. Ainda sem data prevista”, informa a mãe de santo.

Saldão vai ocorrer na manhã deste sábado (23), no Estádio Mário Pessoa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em ação conjunta com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o Instituto Nossa Ilhéus (INI) vai realizar amanhã (23), no Estádio Mário Pessoa, um saldão para a venda de equipamentos sonoros apreendidos pela CIPPA (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental) em ocorrências de crime ambiental por poluição sonora. Interessados podem consultar os lotes disponíveis aqui.

O preço de cada lote de equipamentos de som foi definido por meio da avaliação de um especialista do Ministério Público, com base no estado de conservação dos aparelhos. No ato da venda, não haverá testes dos aparelhos nem será realizado desconto ou devolução do valor após a compra.

De acordo com o termo de parceria com o Ministério Público, os recursos arrecadados com a comercialização dos equipamentos serão destinados ao INI e ao Rotary Club de Ilhéus, que, por sua vez, repassará 40% da sua parcela para a ONG Planeta dos Bichos, mediante autorização do MP-BA.

Com isso, a parceria garantirá recursos para a manutenção do trabalho de acolhimento e tratamento de animais abandonados da ONG Planeta dos Bichos. O valor arrecadado também será utilizado na manutenção das ações de educação para cidadania, monitoramento Social e impacto em políticas públicas do Instituto Nossa Ilhéus.

A venda dos aparelhos de som vai contar ainda com o apoio do Rotary Club de Ilhéus, ONG Planeta dos Bichos, GAP (Grupo de Amigos da Praia) e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Vale destacar que a apreensão dos aparelhos de som, assim como aplicação de multa e prisão são penas para quem comete crime ambiental por poluição sonora.

Enpathos facilita acesso de empreendedores à consultoria especializada
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nascido em meio à atual pandemia de Covid-19, o Enpathos, projeto de estudantes da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), é uma plataforma de mentoria online e gratuita para empreendedores, especialmente os que atuam de modo informal.

Por meio de ciclos, com período de inscrições previamente divulgados, a equipe responsável pelo projeto faz uma análise cuidadosa dos perfis cadastrados, sem qualquer tipo de tecnologia facilitadora, a fim de conectar mentores e assessorados.

O ciclo 2021 do Enphatos está com inscrições abertas até esta sexta-feira (22), no site do projeto, tanto para profissionais interessados em ajudar prestando consultoria, como para empreendedores que precisam de auxílio para melhorar o seu negócio.

Se você tem formação em Administração, Economia, Direito, Contabilidade e áreas correlatas, não perca a chance de se inscrever e ajudar empreendedores a salvarem seus negócios.

Para ser mentor, é necessário ter formação e experiência em algumas das áreas citadas acima; interesse em voluntariado social; disponibilidade para comparecer aos encontros remotos e concordância com o termo de compromisso.

Os empreendedores têm acesso à orientação jurídica e à consultoria trabalhista, empresarial, tributária e de negócios. Também há mentoria para makerting e registro de microempreendedor individual.

Secretaria informa que vai punir servidores flagrados em eventuais desvios éticos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus criou uma central de atendimento para o registro de denúncias sobre a vacinação contra a Covid-19. Em caso de suspeita de desvio das vacinas reservadas para os grupos prioritários, é possível alertar a pasta por meio dos telefones (73) 99199-5859/ (73) 98862-6206 ou (73) 99170-5592.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As primeiras doses da CoronaVac que chegaram ao município estão sendo aplicadas em profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus, além de idosos que vivem em abrigos.

De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, o objetivo é dar transparência ao uso dos imunizantes. Os servidores envolvidos em possíveis desvios éticos serão devidamente responsabilizados. Além das denúncias, o setor vai receber informações sobre pessoas acamadas.

No início da próxima semana, segunda (25) e terça-feira (26), a secretaria vai vacinar os idosos acima de 80 anos. Veja mais informações sobre essa etapa da vacinação aqui.

Um dos corpos apareceu perto do Village Backdoor, litoral sul de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar resgatou os corpos de dois turistas de Minas Gerais que estavam desaparecidos desde a noite de quarta-feira (20), em Olivença, litoral sul de Ilhéus.

Os nomes dos jovens são Jeferson Rodrigues de Souza e Lucas da Costa. Eles desapareceram depois de entrar no mar. Ontem à noite, um dos corpos apareceu na praia, e outro, na manhã desta sexta (22).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público Eleitoral recomendou à Justiça Eleitoral a desaprovação das contas da campanha à reeleição do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD). A promotora de justiça Maria Amélia Sampaio Góes identificou várias irregularidades na prestação de contas. Marão foi reeleito em novembro com 42,24% dos votos válidos.

Dentre as irregularidades apontadas pela promotoria eleitoral, estão descumprimento de prazo de entrega dos relatórios financeiros das doações de campanha, recebimento de doações sem origem identificada e contratação de empresas com sócios ou administradores inscritos em programas sociais.

A promotora eleitoral também apontou irregularidades de despesas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, dentre eles gastos com assessoria contábil e jurídica e também com combustível automotivo. Algumas das irregularidades foram esclarecidas pela coordenação da campanha.

OUTRO LADO

O recebimento de recursos de origem não identificada, conforme a defesa do prefeito reeleito, ocorreu porque “houve o cadastro equivocado do diretório do Partido Social Liberal, o que constitui apenas impropriedade”. A promotoria alegou, no entanto não ter sido entregue em cartório a mídia para recebimento da conta retificadora no sistema próprio.

O gasto com combustível foi outro ponto citado pela promotora Maria Amélia Sampaio Góes. Pela prestação de contas, no período de sete dias, a campanha informou ter gasto 8 mil litros de combustível com apenas dez carros. O curto período de uso dos veículos e alto consumo de combustível acabou “gerando inconsistência na comprovação do gasto”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Tel Centro de Contatos ampliou o número de novas vagas e anunciou a contratação de 200 operadores de telemarketing para a unidade de Itabuna, no sul da Bahia.

Anteriormente, a empresa havia anunciado abertura de 50 vagas. A empresa de telemarketing oferece contratação em regime celetista, com vale-refeição, vale-transporte e planos de saúde e odontológico.

A empresa exige que o candidato tenha, pelo menos, Ensino Médio completo, ser maior de 18 anos e ter residência em Itabuna.  Para inscrição no processo seletivo, o interessado deve acessar o link https://jobs.solides.com/tel/vaga/29358. A filial da empresa em Itabuna está situada na Avenida J.S. Pinheiro, Centro Comercial.

Polícia estourou depósito clandestino de combustível em Itapetinga
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga) e da Delegacia Territorial (DT) de Itororó localizaram, nesta quinta-feira (21), no distrito de Itaiá, depósito clandestino de combustíveis. Foram apreendidos 224 litros de gasolina em vários vasilhames, já prontos para entrega a consumidores.

Um homem, identificado como proprietário do estabelecimento ilegal, fugiu pelos fundos do depósito ao perceber a chegada da polícia. Seus documentos de identificação, entretanto, foram deixados no local.

Segundo a polícia, inquérito foi instaurado para apurar o crime de perigo para a vida ou a saúde de terceiros, além de crimes contra a ordem econômica. A 21ª Coorpin investiga ainda a possibilidade de o combustível vendido no local ter sido originário de carga roubada.

Ministro Luís Barroso determinou a exigência de comprovante vacinal para entrada no país
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, assinou ontem (21) uma resolução suspendendo as consequências legais para quem não votou nas eleições municipais de 2020 e não justificou ou pagou a multa.

Entre suas justificativas, a medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas Eleições 2020, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade, obstáculos para realizarem a justificativa eleitoral”.

O texto da resolução sobre o assunto considera ainda a “dificuldade de obtenção de documentação comprobatória do impedimento para votar no caso de ausência às urnas por sintomas da covid-19”.

A norma não estipula prazo para a suspensão das sanções para quem não votou e não justificou ou pagou multa. A medida ficará vigente ao menos até que o plenário do TSE vote se aprova ou não a resolução assinada por Barroso. Isso não deve acontecer antes de fevereiro, devido ao recesso forense.

A resolução destaca que não se trata de uma anistia para quem não votou, pois tal providência somente poderia ser tomada pelo Congresso Nacional, frisa o texto da norma.

O prazo para justificar ausência no primeiro turno encerrou-se em 14 de janeiro. O limite para justificar a falta no segundo turno é 28 de janeiro. Ambas as datas marcam os 60 dias após as votações, que ocorreram em 15 e 29 de novembro.

Pela Constituição, o voto é obrigatório para todos os alfabetizados entre 18 e 70 anos. Em decorrência disso, o artigo 7º do Código Eleitoral prevê uma série de restrições para quem não justificar a ausência na votação ou pagar a multa. Enquanto não regularizar a situação, o eleitor não pode:

– inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;

– obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– obter passaporte ou carteira de identidade;

– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

C&A renova parceria em Itabuna e deverá ter loja em futuro shopping ilheense
Tempo de leitura: < 1 minuto

O gerente nacional de Expansão e Gestão Imobiliária das Lojas C&A, Fábio Costa Oliveira, esteve no sul da Bahia e confirmou a renovação do contrato com o Shopping Jequitibá por mais 10 anos. Umas das maiores redes do setor de moda e vestuário do Brasil, a C&A é parceira do shopping em Itabuna como uma de suas lojas-âncora desde 2011.

A convite do diretor do Shopping, Manoel Chaves Neto, Fábio Costa Oliveira também visitou a área onde será implantado o Jequitibá Ilhéus, no litoral sul, demonstrando o interesse da C&A em participar do projeto como loja-âncora.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão, também participou do encontro e reafirmou o compromisso da duplicação da Rodovia BA-001, e do transbordo rodoviário, no trecho entre a ponte Jorge Amado e o Cururupe.

Dirigente da C&A, do shopping e prefeito ilheense durante encontro

“A renovação do contrato da C&A com o Shopping Jequitibá Itabuna e o interesse em estar presente também em Ilhéus demonstram não apenas a excelência da gestão do Jequitibá, mas o potencial do sul da Bahia e sua capacidade de superação no pós pandemia”, disse Neto.