Tempo de leitura: < 1 minuto

Dos 33 cursos presenciais de graduação em bacharelado e licenciatura da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), 13 ganharam conceito quatro estrelas e outros 10 curso três estrelas na avaliação Guia da Faculdade, do jornal Estado de São Paulo. Os demais não foram avaliados desta vez.

Os avaliadores explicam que, em 2020, dos mais de 14 mil cursos avaliados apenas 390 conquistaram o conceito máximo – 5 estrelas – e destacam o papel das universidades públicas no Brasil. Entre os cursos que atingiram o conceito de 5 e 4 estrelas, no Guia da Faculdade 2020, cerca de 90% pertencem às instituições públicas.

Na Uesc, com quatro estrelas estão os cursos de Medicina, Ciências Sociais, Comunicação Social – rádio, TV e Internet, Química, Economia, Geografia, Administração, Educação Física, Agronomia, História, Biomedicina, Ciências Biológicas e Medicina. Veterinária.

Com o conceito três estrelas, no Guia, os cursos de Matemática, Engenharia Química, Filosofia, Física, Pedagogia, Engenharia Civil, Letras (português), Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

2 respostas

  1. A matéria tem um erro de ortografia: UESC é sigla pura (cada letra carrega um nome da sigla) e não deve ser escrita como Uesc.

    A matéria indica Engenharia Civil simultaneamente como tendo 4 e 3 estrelas, o que é uma inconsistência.

    Caberia ressaltar com mais ênfase que trata-se de PESQUISA de OPINIÂO que como tal não avalia objetivamente nada.

    Da Redação: Olá, Braulio. Agradecemos a interação. De fato, tanto em nosso material quanto na divulgação da Uesc Engenharia Civil constava nos dois grupos.

    Quanto à grafia da Uesc, a sigla poderá ser assim escrita (maiúscula e minúscula – Uesc ) se, na pronúncia, formar uma palavra (“Uesque”). Aliás, a própria Uesc assim também procede, como pode ser conferido no link abaixo:

    https://www2.uesc.br/noticias/135/Nucleo-de-Estudos-e-Pesquisas-Arqueologicas-da-Bahia-comeca-a-ser-construido-na-Uesc

    Ficamos imensamente honrados por tão alta qualidade de comentário.

    Grande abraço,

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *