Doutor Castor, rei do Jogo do Bicho, mecenas do samba e patrono do Bangu
Tempo de leitura: < 1 minuto

A série documental Doutor Castor, da Globoplay, conta a história do advogado Castor de Andrade e Silva, um dos chefões do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. Ao longo de décadas, ele se equilibrou entre a vida subterrânea de gângster e a de personagem do futebol e do Carnaval.

Castor foi mecenas e dirigente do Bangu. Com muito dinheiro, deu à equipe do subúrbio carioca condições de bater de frente contra grandes clubes nacionais. O time foi vice-campeão da Taça Ouro de 1985, competição equivalente ao Campeonato Brasileiro.

O bicheiro fundou a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Entre 1980 e 1997, foi o presidente de honra da Mocidade Independente de Padre Miguel. Nesse período, a escola de samba conquistou quatro dos seus seis títulos do Carnaval do Rio de Janeiro.

Além da mística de cartola do futebol e patrono da Mocidade, Castor também ficou conhecido pela violência. Pairava sobre ele e os comparsas do Bicho a suspeita de ligação com 53 homicídios ocorridos no estado do Rio de Janeiro. Foi condenado por associação criminosa em 1993, com outros treze grandes bicheiros fluminenses. Morreu em 1997, aos 71 anos, vítima de ataque cardíaco enquanto jogava baralho na casa de amigos, desrespeitando a prisão domiciliar.

Confira o trailer da série.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *