Jovem foi atingida por balas perdidas em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Homens fortemente armados invadiram o bairro universitário Salobrinho, na noite desta sexta-feira (26), e provocaram terror. De acordo com as primeiras informações, os bandidos foram até a localidade para um acerto de contas com rivais. Eles acabaram atingindo uma mulher que não tinha nenhuma relação com a guerra.

A jovem, identificada como Giovana  dos Santos Vidal, de 19 anos, foi atingida no momento em que abriu a porta de casa, na Rua Professora Terezinha. Segundo testemunhas, a jovem foi surpreendida ao tentar descobrir o que estava ocorrendo na rua. Ela morreu no local.

Moradores do Salobrinho relataram que o tiroteio durou mais de 10 minutos. Outras pessoas também teriam sido atingidas pelos disparos e foram levadas para um hospital em Ilhéus. Essa informação ainda não foi confirmada pela polícia, que faz buscas na tentativa de prender os envolvidos no confronto. Atualizado às 13h56min.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando Haroldo Lima foi convidado a fazer uso da palavra parece ter feito uma viagem de volta ao passado, lembrando de que, quando estava na clandestinidade, perseguido pela força policial da Ditadura Militar, atuou como trabalhador rural nos municípios de Buerarema, São José da Vitória e Arataca…

Wenceslau Júnior

Hoje recebi um telefonema do amigo Lucas Costa, ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Arataca.

Ele fez questão de manifestar o seu pesar pelo falecimento do nosso querido Haroldo Lima.

Logo hoje, 26 de março, Dia do Cacau, dois dias após o falecimento de Haroldo e um dia após o aniversário do Glorioso Partido Comunista do Brasil.

Uma história curiosa me chamou a atenção e jamais poderia guardá-la comigo.

Lucas lembrou de uma reunião ocorrida na campanha eleitoral do ano de 1998, ocasião na qual Haroldo Lima foi candidato a deputado federal e Davidson Magalhães a deputado estadual.

O cenário: umas dezenas de pessoas na porta do estabelecimento de um outro “cabo eleitoral” conhecido como “Zé do Caixão”, já falecido. Todos em pé no meio da rua. Uma caixa de som e um microfone improvisados. Lucas e Zé do Caixão apresentavam seus candidatos a Deputados.

Quando Haroldo Lima foi convidado a fazer uso da palavra parece ter feito uma viagem de volta ao passado, lembrando de que quando estava na clandestinidade, perseguido pela força policial da Ditadura Militar, atuou como trabalhador rural nos municípios de Buerarema, São José da Vitória e Arataca, período no qual se dedicou a “recrutar” e formar militantes rurais para resistirem à Ditadura.

Mirando uma mata que podia ser vista por todos, Haroldo Lima apontou para ela e disse: “Baixinhos, eu já quebrei muito cacau no pé de pau nestas matas de Arataca”.

Alguns permaneceram em silencio, outros cochicharam nos ouvidos daqueles que estavam ao lado. Um ar de desconfiança pairava no ar.

Evento encerrado, Haroldo e Davidson seguiram viagem com a comitiva e a turma permaneceu no bar de Zé do Caixão para bebericar e jogar sinuca.

Aí foi aquele alvoroço: “o que ele quis dizer com isso? Quebrar cacau no pé do pau?”

Muitos duvidando da história de Haroldo Lima trabalhador rural. Outros querendo entender a expressão, outros rindo da cara de Haroldo.

Quando Lucas explicou que nessa época costumava chover muito na região, o que dificultava a colheita e transporte do fruto na “cabruca” (cacau plantado sob a mata). Por tal razão os trabalhadores colhiam o fruto, colocavam nas raízes das árvores frondosas umas folhas de bananeira para servir de anteparo e não sujar a poupa e ali mesmo quebravam o cacau, dispensando a casca e coletando apenas o caroço. Tal pratica facilitava o transporte para as barcaças, pois reduzia o peso e o volume.

Lucas finalmente disse: “vocês estavam duvidando do homem e o homem mostrou que conhece mais de cacau de que vocês todos”.

Haroldo Lima e Davidson angariaram alguns votos e nossa amizade com Lucas que até hoje permanece sólida.

Wenceslau Júnior é ex-vereador de Itabuna e professor da Uesc.

Jovem gigante busca respostas para crescimento|| Foto Giro Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um morador de Ipiaú, no sul da Bahia, vive um drama que parece longe do fim. Rodrigo Santos Mota, de 22 anos, chegou aos 2,23m, muito acima da média de altura dos brasileiros. A família busca, há 10 anos, uma resposta para o crescimento do jovem gigante, que já sofreu bullying.

A busca por um tratamento para fazer com que Rodrigo Mota crescesse em ritmo normal começou quando ele tinha 12 anos e media 1,70m. Quando ainda era criança, muitos médicos disseram que Mota tinha um pequeno tumor no cérebro que estaria levando a produção de muito hormônio. Isso seria o motivo do crescimento rápido, muito acima da média nacional.

O jovem ouviu que o problema seria resolvido com a retirada desse possível tumor. Outros médicos indicaram o tratamento com medicamento. Ele chegou a tomar remédios quando tinha 14 anos, que não resolveram. Nos anos seguintes, fez vários exames, com muitos diagnósticos. Mas nenhuma solução.

Há cerca de dois anos, Rodrigo Mota recebeu o diagnóstico de médicos do Hospital das Clínicas de Salvador que finalmente tinha parado de crescer. Por causa do crescimento incomum, ele sofreu bullying na escola e precisou de ajuda psicológica para tratar-se de uma depressão por ouvir os médicos falando das tantas doenças que teria.

Mas esse não foi único problema na vida do jovem do sul da Bahia. Por causa da altura, ele tinha dificuldade de encontrar uma cama para dormir. O sofrimento acabou depois que encontrou uma sob medida. Agora, torce para que a pandemia do novo coronavírus passe logo para retomar a busca por respostas sobre a estatura, conseguir um emprego e seguir com a vida adiante.

Jequié ultrapassa a marca de 10% de vacinados
Tempo de leitura: < 1 minuto
Zé Cocá, prefeito de Jequié, diz que a guerra contra o vírus continua

Com população estimada em 156.126 pessoas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Jequié, no sudoeste baiano, já vacinou, até a manhã dessa sexta-feira (26), mais de 10% da população contra o novo coronavírus (Covid-19).

Segundo os dados oficiais, 15.787 pessoas receberam a primeira dose de uma das duas vacinas disponíveis, no país, contra o vírus. A segunda dose já foi aplicada em 4.056 pessoas, segundo informações da secretária municipal da Saúde, Polliana Oliveira.

A aplicação das vacinas CoronaVac/Butantan e Oxford/AstraZeneca/Fiocruz é feita nos postos fixos para os profissionais de saúde, e para idosos no sistema drive thru.

LUTA CONTINUA, DIZ COCÁ

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, falou sobre o percentual de vacinados. “É uma marca importante, mas continuamos nossa luta para conseguir mais vacinas e imunizar toda população contra o coronavírus. Precisamos da participação da população, mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações e usando máscaras quando precisar sair”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna tem toque de recolher suspenso judicialmente || Foto Neri

Nesta sexta-feira (26), o toque de recolher em Itabuna foi suspenso por decisão liminar. O juiz Murilo Luiz Staut Barreto, da 1ª Vara Criminal de Itabuna, concedeu o habeas corpus em pedido liminar apresentado por dois advogados.

O magistrado manteve as demais medidas que podem impedir o espalhamento do novo coronavírus, a exemplo de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. A decisão não faz menção às restrições à abertura de estabelecimentos comerciais não essenciais.

Desde fevereiro, o estado decretou toque de recolher na Bahia. Antes, a circulação estava restrita no período das 20h às 5h. No final da semana passada, o governo baiano decidiu ampliar o toque de recolher para o período das 18h às 5h, pelo menos, até o próximo dia 5. Os serviços não essenciais estão proibidos de funcionar nos finais de semana em todo o estado.

Novas remessas da Coronavac e AstraZeneca dão ânimo na luta contra a covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus informou que recebeu hoje (26) mais 4.260 doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca para a campanha de imunização contra a Covid-19.

A fase atual da campanha abrange idosos acima de 66 anos, que poderão receber a primeira dose do imunizante na segunda-feira (29) e terça-feira (30), a partir das 8h, na sede da Cruzada do Bem pelo Bem, localizada próxima ao Ginásio de Esportes Herval Soledade e da Avenida Canavieiras, e nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela, Oeste ou Olivença.

Justiça mantém prisões de MPs acusados de integrar milícia no sul da Bahia.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça de Itabuna prorrogou, nesta sexta-feira (26), as prisões temporárias de oito pessoas detidas na “Operação Fortuna”, realizada no sul da Bahia dia 26 de fevereiro. Entre os presos durante a operação coordenada pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Bahia estão sete policiais militares.

A “Operação Fortuna” visou desarticular uma organização criminosa acusada de praticar diversos crimes de homicídio e outros crimes conexos, mediante recebimento de valores, em ações que caracterizam atividade de milícia. A ação para prender os acusados contou com apoio da força-tarefa da Corregedoria da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As prisões foram renovadas porque a Justiça entendeu que os crimes em apuração são de extrema gravidade, sendo necessária a prorrogação da custódia temporária, “permitindo que os órgãos encarregados ultimem a complexa investigação, coletando dados que, conforme se extrai de todo o conjunto probatório, envolvem concatenação de uma série de diligências, que demandaram tempo superior a trinta dias”.

A investigação está fase de colheita de provas e, de acordo com a Justiça, estão sendo elucidados os motivos dos crimes em investigação, havendo indícios suficientes de autoria que justificam a renovação da prisão dos oito custodiados.

As ações para prender os acusados foram realizadas nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ubatã, Uruçuca e Ipiaú, no sul da Bahia, além de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. De acordo com as investigações, entre os mortos pelos acusados está um policial militar.

https://pimenta.blog.br2021/02/26/operacao-fortuna-cumpre-mandados-de-prisao-contra-pms-em-itabuna-e-ilheus/

Bahia confirmou mais 155 óbitos causados pela doença, maior número registrado em 24 horas desde o início da pandemia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 155 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, informa o boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (26). Esse é o maior número de óbitos confirmados num só dia. O recorde – tenebroso – superado foi o do dia 18 de março de 2021, quando o estado registrou 153 mortes causadas pela doença.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.786. Dentre os óbitos, 55,79% ocorreram no sexo masculino e 44,21% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,94% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,32%, preta com 15,17%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 7,92% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,08%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,02%).

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.738 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.915 recuperados (+0,5%). Dos 788.296 casos confirmados desde o início da pandemia, 756.849 já são considerados recuperados, 16.661 encontram-se ativos e 14.786 tiveram óbito confirmado.

Até as 15 horas de hoje (26), 207 pacientes adultos do estado esperavam por leito de terapia intensiva para tratamento da infecção do novo coronavírus.

A Bahia tem 1.274.283 pessoas vacinadas contra o coronavírus (Covid-19), sendo que 305.920 receberam também a segunda dose.

O presidente Jair Bolsonaro
Tempo de leitura: 3 minutos

Bolsonaro não pode ser tratado como um político comum. É um criminoso que tem nas costas a reponsabilidade da morte de 300 mil brasileiros.

Carlos Pereira Neto Siuffo

Sempre foi comum se ouvir a frase “não se deve brigar por política, religião e futebol”. É uma máxima de origem conservadora, brandida normalmente por pessoas que se consideravam “neutras” ou que diziam “não gostar de política”. O futebol entra de gaiato na história.

Tal frase poderia ter até sentido em períodos de normalidade política, nos jogos eleitorais das pequenas políticas provincianas, onde cada qual buscava as suas melhoras dentro das ofertas dos grupos políticos em contenda (processos fisiológicos de atendimento das necessidades de sobrevivência das pessoas, onde quase nulas as ofertas de trabalho e de acesso por meio de concursos públicos). Comuns os atritos ocasionais, os xingamentos, mas logo superados; as mesmas pessoas transitavam de um grupo para o outro conforme as possibilidades de êxito (ainda transitam).

Pessoalmente, acho que se deve brigar por política e religião. Falo da grande política, daquela que visa efetivamente transformar o mundo e a vida das pessoas. Não se pode aceitar o mascaramento segundo o qual todos são iguais (não são), tem que se desvelar o que não é normalmente visto, mostrar que existe luta de classes e que uns são beneficiados pela suposta normalidade das coisas. Na religião há que ter respeito à todas (o Estado é laico), mas não se pode aceitar o pensamento reacionário de interpretações preconceituosas, tem que se discutir, sim, demonstrar que aquele Jesus pregado não pode nunca ser o bíblico (é o Jesus do pastor malandro). Tem que ter o diálogo, mas não pode se aceitar a homofobia, o racismo, a misoginia, o preconceito contra religiões diversas; tem que brigar contra e muito.

Normalmente quem professa tal frase quer ficar no escondidinho dos seus preconceitos e/ou privilégios. Quer ficar no panteão da sua acomodação.
Já no futebol não tem por que brigar, tem que brincar, gozar o amigo torcedor do outro time. É desporto, brincadeira. Torcidas organizadas violentas são organizações políticas de natureza fascizantes (não fazem parte da naturalidade da coisa).

Já o Bolsonaro e os bolsonaristas, em regra, são fascistas. Não são políticos simplesmente conservadores interessados apenas em conservar o seu “status quo”. Bolsonaro não pode ser tratado como um político comum. É um criminoso que tem nas costas a reponsabilidade da morte de 300 mil brasileiros – em razão de um política sanitária genocida. Em diversas ocasiões defendeu tortura, ditadura, extermínio de índios, adversários e quilombolas (negro pesado em arroba). A mídia, todos os dias, mostra a corrupção das rachadinhas.

Desse modo, Bolsonaro e bolsonaristas são criminosos e assim devem ser tratados. Faço ressalvas para a massa de evangélicos, em verdade ignorantes e manipulados, que devem ser disputados religiosa e politicamente (o que não quer dizer que não são perigosos em face do fanatismo).

A rigor, com o julgamento da suspeição do Moro, o TSE deveria anular as eleições, e não só por isso, pois há as fraudes das Fake News. A eleição de Bolsonaro foi fruto de crimes e golpe.

Bolsonaro deve ser derrubado, julgado( com o devido processo legal,mas os seus crimes são gritantes) e condenado.

Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O chanceler do consenso: permanência de Ernesto Araújo no comando do Itamaraty desagrada governistas e opositores
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), reafirmou nesta sexta-feira (26) o descontentamento com o trabalho desempenhado pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A manifestação ocorreu no final da manhã de hoje, quando Bolsonaro esteve na residência oficial do presidente do Senado para uma visita de cortesia.

Parlamentares governistas e de oposição tanto da Câmara quanto do Senado têm pressionado pela saída de Araújo da pasta, especialmente por causa das relações do Brasil com a China. Governadores também se manifestaram a favor da troca de chanceler.

“A permanência ou a saída do ministro, qualquer que seja ele, inclusive do ministro de Relações Exteriores é uma decisão que cabe ao presidente da República. O que nos cabe enquanto Senado federal, Câmara dos Deputados, enquanto parlamento, é cobrar ações, fiscalizar. Nós consideramos que a política externa do Brasil ainda está falha. Ela precisa ser corrigida, ela precisa melhorar a relação com os demais países, inclusive com a China, que é o maior parceiro comercial do Brasil”, ressaltou Pacheco na conversa.

O senador defendeu que muito além de uma avaliação pessoal sobre o desempenho do ministro, é preciso falar de ideias, sobre propostas e comportamentos. “O presidente [ Bolsonaro] apenas ouviu e veremos o que pode ser feito. Com ministro A ou B, o importante é que o ministério funcione”, conclui.

A declaração foi feita após Pacheco ter se reunido virtualmente durante três horas com governadores de 23 estados e do Distrito Federal, no início da manhã de hoje.

BUSCA POR VACINAS

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a reunião com Pacheco teve a vacina como ponto estratégico e a ideia é “sensibilizar o mundo para ajudar o Brasil nesse instante com mais vacinas.”

Dias disse que foi requisitada uma agenda em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para mais vacinas. “Também vamos trabalhar com o Reino Unido esse diálogo, com a Índia, China, Rússia e também [ estamos] acompanhando junto com o Congresso Nacional a Anvisa e Ministério da Saúde para mais celeridade em mais autorizações”, afirmou.

Ainda sobre o processo de vacinação, os governadores cobraram que haja uniformidade na imunização da população por faixa etária, coordenada pelo Ministério da Saúde, para que não haja uma diferença muito grande na conduta dos estados.

PARTICIPAÇÃO NO COMITÊ

Os governadores também cobraram assento no recém criado Comitê de Enfrentamento à Covid-19, do qual fazem parte representantes dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Para Wellington Dias, “não é razoável” que o grupo não tenha representantes dos estados.

Pacheco – que atuará como intermediário entre governadores e o grupo de trabalho – disse que se trata de um comitê federal que vai buscar unificação de entendimentos entre os Poderes da República, para identificar quais são as convergências e medidas que serão tomadas pelo Executivo que não terão amparo no Legislativo, e medidas legislativas da Câmara e do Senado que não terão amparo no Executivo.

“É fundamental, até para otimizar o trabalho, que haja regularidade presencial e pessoal do presidente da República, do presidente da Câmara e do Senado e do ministro da Saúde para que nós tenhamos uma ideia comum de enfrentamento da pandemia e uma uniformização de condutas”, disse.

A primeira reunião do grupo será na próxima segunda-feira (29), ainda sem horário definido. O presidente do Senado prometeu levar as reivindicações dos governadores e concordou que eles precisam ser chamados para falar sobre questões específicas de cada estado. Agência Brasil.

Morador de Uruçuca é vacinado contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou hoje (26) a vacinação dos idosos com 65 anos ou mais contra a Covid-19. A imunização ocorre no Centro de Cultura do Município.

O prefeito Moacyr Leite Júnior (DEM) acompanha o trabalho das equipes de vacinadores. Ele destacou a importância do retorno dos vacinados para que recebam também a 2ª dose da vacina, que reforça a imunização contra o novo coronavírus.

Vista aérea de Ilhéus || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus divulgou nota sobre as medidas restritivas em vigor no município neste final de semana. Apenas serviços essenciais vão poder funcionar das 18 horas desta sexta-feira (26) até as 5h de segunda-feira (29). A comercialização de bebidas alcóolicas será novamente proibida nesse período.

Poderão funcionar todos os serviços ligados direta e indiretamente ao combate da pandemia de Covid-19, além de farmácias, supermercados, açougues, padarias e congêneres.

Por força de leis do município, academias de ginástica e igrejas são consideradas prestadoras de serviços essenciais e poderão abrir no fim de semana, desde que respeitem os protocolos sanitários contra a Covid-19 e o toque de recolher, que vigora das 18h às 5h. Contudo, nas academias, as atividades coletivas estão vetadas.

De acordo com a nota, continuam suspensas atividades que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: desportos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, encontros científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins.

Show também vai marcar lançamento do primeiro álbum da banda itabunense
Tempo de leitura: < 1 minuto

A banda itabunense Manzuá vai se apresentar neste sábado (27), às 16 horas, no encerramento da 7ª edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba). O show será transmitido ao vivo pelo canal do Feciba no Youtube.

A apresentação vai marcar também o lançamento do álbum homônimo da Manzuá, o primeiro da banda. O PIMENTA conversou com dois artistas do grupo, Mither Amorim e Briza Aziz, sobre o trabalho autoral – relembre aqui.

PROGRAMAÇÃO

Os 10 longas, 10 médias e 30 curtas-metragens que estão na grade de programação do festival ainda podem ser assistidos até as 22h desta sexta-feira (26), no site www.feciba.com.br/2021.

Com o tema ‘Dentro de casa, asa’, esta edição se destaca por conectar os filmes com o público, pela primeira vez, exclusivamente por meio da internet. O evento é uma produção do Núcleo de Produções Artísticas (Núproart) e da Voo Audiovisual e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Pé de cacau na Mata Atlântica do Sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Principal produto agrícola do Sul da Bahia, o cacau, cujo dia é comemorado nesta sexta-feira (26), é também um aliado do meio ambiente. Graças a uma de suas características de cultivo, o cacau é um dos responsáveis pela preservação de áreas remanescentes da Mata Atlântica, que concentram uma das maiores biodiversidades do planeta. Com a cabruca, o sistema agroflorestal da região, o manejo da cultura cacaueira é feito à sombra das árvores nativas.

Com produção de cerca de 110 mil toneladas na última safra 2020, de acordo com o IBGE, a lavoura dá sinais de recuperação. Na outra ponta, a aposta na agroindústria consolida o Sul da Bahia como polo de produção de chocolates, com cerca de 70 marcas que já conquistaram mercado no Brasil e no exterior, impulsionadas pelo Chocolat Festival, em Ilhéus, maior evento do gênero na América Latina.

O gerente da CRV Costa do Cacau, Maurício Sena, afirma que a data de hoje estreita o laços da empresa com a região onde a empresa chegou para contribuir com seu desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental.

A CVR Costa do Cacau é a única no Sul da Bahia credenciada para a destinação adequada de resíduos sólidos, com licenças ambientais concedidas pelo Ibama e Inema. Instalada às margens da Rodovia Jorge Amado, entre Ilhéus e Itabuna, a empresa preserva área da Mata Atlântica, que inclui o cultivo de cacau cabruca. O nome da companhia foi escolhido justamente para homenagear o produto símbolo da região, explica Maurício Sena.

Informe publicitário.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Itacaré iniciou, nesta sexta-feira(26), a vacinação dos membros das comunidades quilombolas. A primeira comunidade beneficiada com a vacina foi o quilombo urbano Porto de Trás. E na próxima segunda-feira será a vez da vacinação na comunidade do João Rodrigues.

A relação de comunidades quilombolas que serão vacinadas com o cronograma de visitas da equipe de vacinação vai depender da entrega da lista de cadastrados por parte das associações. Em Itacaré existem atualmente seis comunidades reconhecidas como quilombola pela Fundação Palmares.

Paralelo a esse trabalho, a Prefeitura de Itacaré também está realizando a vacinação dos idosos acima de 68 anos e os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise. Para isso os idosos acima de 68 anos devem se dirigir aos stands de vacinação montados pela Prefeitura na Praça São Miguel, na sede, e na praça principal do distrito de Taboquinhas para fazer o cadastro e já tomar a vacina contra o Covid-19. Os estandes funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Para se cadastrar e ser vacinado é preciso que o idoso nessa faixa etária apresente o Cartão do SUS, RG, cartão de vacinação e comprovante de residência.

Os pacientes que fazem hemodiálise podem se dirigir aos estandes de vacinação, pois a lista com o cadastro já se encontra no local. E como parte de mais ação da Prefeitura para garantir um número maior de pacientes vacinados, serão colocados neste sábado pontos extras de vacinação nas feiras de Itacaré e do distrito de Taboquinhas. Mas é necessário que as pessoas estejam com o cartão do SUS e o RG.Leia Mais