O prefeito Augusto Castro e a secretária de Saúde Lívia Mendes durante a entrevista coletiva desta terça-feira (30), depois de visita técnica ao Hospital de Campanha
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) formalizou a entrega do Hospital de Campanha contra a Covid-19 à população de Itabuna e dos municípios vizinhos. Com operação prevista para ser iniciada nesta quarta (31) e erguida em anexo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, a unidade tem 20 leitos clínicos e 20 de terapia intensiva (UTI). “Esse hospital tem homens e mulheres que vão se dedicar a salvar vidas humanas com o suporte de equipamentos com tecnologia de ponta”, disse o mandatário.

Agora, Itabuna e região têm 49 leitos de terapia intensiva exclusivos para tratamento da doença que já matou 466 moradores do município grapiúna.

UNIÃO E APOIO

O momento, na avaliação de Augusto, exige união entre os gestores públicos. “Precisamos nos unir, unir os prefeitos. Claro que hospital por si só nada resolve. É preciso conter aglomerações. Tenho muita fé que tudo isso vai passar e a gente vai reunir os amigos, as famílias. Mas, a nossa responsabilidade só faz aumentar. Por isso, Itabuna está dando um passo importante para que a população local e regional tenha acesso à medicação, profissionais qualificados e acesso à vida”.

Também agradeceu o apoio do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e do governador Rui Costa (PT) no enfrentamento da pandemia. Para o prefeito, Fábio e Rui fazem grande trabalho na gestão da crise sanitária. “Vamos ter a oportunidade de trazer grandes obras estruturantes para Itabuna, mas este é o momento de salvar vidas humanas. Tudo isso vai passar”, declarou.

VISITA TÉCNICA

Antes da entrevista coletiva que concedeu no Teatro Candinha Dória nesta segunda-feira (29), Augusto vistoriou as instalações do Hospital de Campanha. A visita técnica contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e dos presidentes da Amurc, Marcone Amaral (prefeito de Itajuípe), e do Consórcio Interfederativo de Saúde, Mílton Cerqueira (prefeito de Almadina), do médico Erick Ettinger Jr, diretor da nova unidade, e das secretárias de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.

MOBILIZAÇÃO E ESPERANÇA

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, destacou a capacidade de mobilização de Augusto para viabilizar o hospital. “Meu sentimento é de gratidão e esperança. Mais de um ano de pandemia se passou e a iniciativa do prefeito Augusto Castro – que mobilizou toda a gestão para implantar 40 leitos de enfrentamento à Covid-19 – serve de alento para os profissionais, que viveram o drama de ver faltar leitos, para os pacientes, que poderão contar com esses leitos, e as famílias, que viram doentes seus entes. Agora serão melhor acolhidos”, concluiu. Atualizado às 19h39min.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *