Andrea Castro, secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Com blitz na rótula de acesso à região do São Caetano e ação itinerante em unidades de saúde e feiras livres, Itabuna abriu, nesta terça (18), as ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil. Promovidas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, as atividades foram coordenadas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Creas/Paefi).

O 18 de maio é o dia de enfrentamento aos crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil. Em níveis nacional, regional e local têm o objetivo de conscientizar a sociedade, apresentando medidas de proteção à criança e ao adolescente, buscando alternativas para este grave problema. A data lembra o assassinato da garota Araceli, de oito anos, em maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Segundo Andrea Castro, secretária da Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, as ações continuarão com equipes volantes na cidade até sexta-feira (21), principalmente em feiras livres. “A sociedade deve se engajar nessa luta pelo fim da violência sexual de crianças e adolescentes”, disse.

A rede de proteção a crianças e adolescentes, em Itabuna, conta, além da Pasta da Promoção Social e Combate à Pobreza, com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado da Bahia, polícias Civil, Militar e Federal e Conselho Tutelar, dentre outras instituições.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza oferece atendimento psicossocial por meio do Creas/Paefi, centro de referência especializado para esse acompanhamento. Conforme Andrea Castro, as famílias estão sendo acompanhadas com atendimento jurídico, proporcionando mais segurança e acolhida para os assistidos.

O Creas/Paefi de Itabuna atende a 60 famílias encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Polícia, Vara da Infância e Juventude e outros organismos públicos, que integram uma rede de proteção. De acordo com dados da Secretaria, a maioria dos abusos ocorre em ambiente familiar, cometidos pelos parentes da vítima. Os números para denúncias são o “Disque 100”, ligação gratuita de qualquer terminal, e o telefone do Conselho Tutelar de Itabuna, o (73) 3215-6030.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *