Vitória precisa reverter desvantagem na Copa do Brasil|| Foto Walmir Cirne/AGIF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória começou mal a corrida por uma vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (3), jogando no Manoel Barradas, o Rubro-Negro baiano foi derrotado por 1 a 0, pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional.  Com o resultado, a equipe Gaúcha conquistou a vantagem do empate para o segundo confronto.

O Vitória precisa igualar o saldo de gols no jogo de volta para levar a decisão para as penalidades ou vencer por dois gols de diferença para carimbar a classificação no tempo normal. Gaúchos e baianos voltam a se enfrentar no próximo dia 10, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

JUAZEIRENSE

Outro time baiano que está em desvantagem é a Juazeirense, que perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro nesta quinta-feira (3), no Mineirão, em Belo Horizonte. Com o resultado, o time mineiro conquistou a vantagem do empate para o segundo confronto.

A Juazeirense precisa igualar o saldo de gols para levar a decisão para as penalidades ou vencer por dois gols de diferença para avançar às oitavas no tempo normal. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (9), em Juazeiro.

Tempo de leitura: 3 minutos

Há 14 meses, deixamos de lado nossas famílias, enfrentamos o vírus com todas as nossas forças, abrimos mão de nossa vida, e quantos colegas já vimos nos deixar enquanto lutavam pela vida do próximo… Mas, temos vacina. E, se temos, vamos vacinar!!!

Domilene Borges

Começo meu apelo hoje com essa frase, recebida por um amigo também Coordenador de Núcleo, em um dos nossos vários momentos de desabafo e consolo frente a todas as dores das perdas e dificuldades enfrentadas nessa batalha.

Vivemos um cenário cada dia mais preocupante. Dias difíceis, duros, tristes.

Hoje, temos na Bahia 1.025.987 casos confirmados de COVID 19, 4.620 nas últimas 24 horas.

Assistimos uma mudança no cenário da dinâmica do vírus.

Analisando os dados apresentados pela DIVEP/SESAB na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no último dia 02/06/2021, podemos observar claramente que entre os meses de janeiro a maio, o número de casos confirmados tem aumentado nas faixas etárias compreendidas entre 20 a 59 anos. Da mesma forma, comparando-se o número de óbitos no mesmo período, constatamos que os mesmos aumentaram principalmente entre as pessoas com idade entre 30 a 59 anos.

Isso reflete de certa forma o impacto da vacinação na população idosa, mas também nos mostra a necessidade de continuar a nos cuidar. O vírus está acometendo as pessoas mais jovens, a classe economicamente ativa e que precisa, na maioria das vezes, se deslocar para garantir o sustento da família.

Diante dessa nova dinâmica, ainda que com pequenas quantidades de doses disponíveis, os Secretários Municipais de Saúde, juntamente com os representantes do Governo do Estado que participaram da reunião extraordinária da última CIB, decidiram estender a vacinação para a população de 18 a 59 anos sem comorbidades, paralelamente à vacinação dos grupos prioritários. Decisão essa que demonstra a preocupação de todos aqueles que estão na linha de frente há 14 meses e que luta incansavelmente pela vida.

Falando um pouco da nossa região, Sul, cursamos hoje com 74% de ocupação nos leitos clínicos COVID adulto e 81% nos leitos de UTI COVID adulto. Em relação aos leitos COVID pediátricos, hoje, tanto os clínicos quanto os de UTI cursam com uma ocupação de 100%.

Temos 144.806 casos confirmados e 3 municípios da nossa região que cursam entre os 10 do Estado com maior número de óbitos por residência – Itabuna (595), Ilhéus (483) e Jequié (320).

Em relação à vacina, contamos hoje com 91,8% das doses recebidas e destinadas à primeira dose já aplicadas, e 85,5% das segundas doses também já administradas. Acompanhamos o empenho dos municípios em imunizar a população, mas precisamos intensificar ainda mais as ações. Não podemos perder oportunidades, não podemos abrir mão de fazer chegar doses à população tão sofrida, ainda que, para isso, tenhamos que abrir mão de datas como feriados ou finais de semana. Estamos numa guerra, somos soldados e protagonistas nela e não podemos baixar guarda. Sei que não é fácil, não está sendo para ninguém. Há 14 meses, deixamos de lado nossas famílias, enfrentamos o vírus com todas as nossas forças, abrimos mão de nossa vida, e quantos colegas já vimos nos deixar enquanto lutavam pela vida do próximo… Mas, temos vacina. E, se temos, vamos vacinar!!!

Todas as perdas importam, e doem! Hoje já são 21.512 baianos que não estão mais entre nós.
É momento de reflexão, de amor ao próximo, compartilhamento de responsabilidades e proação. Precisamos proteger quem amamos.

Os cuidados continuam sendo fundamentais. Usem máscara, evitem festas e aglomerações. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos de VOCÊ!

Que nunca nos falta fé. Vamos resistir e nunca desistir! Vamos vencer!

Domilene Borges é coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul da Sesab.

Elba morreu em acidente na tarde desta quinta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente na BR-101, perto do trevo de Uruçuca, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (3), deixou uma pessoa morta. A vítima foi identificada como Elba Silva Barbosa, de 50 anos, que era professora da rede municipal de Ibirataia.

Amigos de Elba Silva Barbosa afirmaram ao PIMENTA que a professora viajava de Ipiaú para Ilhéus. As primeiras informações são de que Elba perdeu o controle do carro, um Ford KA, que saiu da pista e colidiu com uma árvore, em um matagal. Ela morreu no local.

A Prefeitura de Ibirataia divulgou nota lamentado o falecimento de Elba Silva.” Sempre disposta a contribuir para o aprimoramento pedagógico do município, ela foi um exemplo de dedicação ao trabalho e amor à Educação, com os seus 27 anos de contribuição”, disse em nota.

O município destacou ainda a dedicação da professora à profissão. “Seu legado de alegria, honestidade e profissionalismo ficará para sempre nos corações dos seus dois filhos, da sua família, amigos, colegas e alunos”.

Hospital materno-infantil deverá ser inaugurado no próximo dia 28
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia confirmou a entrega do novo hospital materno-infantil de Ilhéus para o próximo dia 28 de junho, aniversário do município. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as obras já foram concluídas e os equipamentos estão em fase final de instalação.

A unidade de saúde, na Conquista, foi erguida no espaço do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho, fechado em 2017, quando o governo baiano inaugurou o Hospital Costa do Cacau, na Rodovia Ilhéus-Itabuna.

Segundo a Sesab, a unidade será administrada pela Prefeitura de Ilhéus. O estado fará a cessão do hospital em ato que aguarda a assinatura do prefeito Mário Alexandre. Após a assinatura, o município será o responsável pela gestão e operacionalização da unidade materno-infantil. Hoje, a Sesab anunciou que o sistema será de coparticipação entre município e estado.

A Prefeitura de Ilhéus ainda precisa definir a empresa que administrará o hospital materno-infantil. “A expectativa é que a prefeitura de Ilhéus faça a contratação de uma organização social para assumir a gestão da unidade nos próximos 15 dias, ainda a tempo da inauguração”, informou a Sesab em nota enviada aos meios de comunicação.

INAUGURAÇÃO ADIADA

A entrega estava prevista para maio. O hospital contará com 105 leitos e UTIs neonatal e pediátrica. A unidade será referência para o sul da Bahia em cirurgia pediátrica e parto de alto risco.

Pedalada em Itabuna, no sábado, celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove pedalada, no próximo sábado (5), para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento começará às 9h, com saída do Jardim do Ó. A pedalada marca o início das ações da Semana do Meio Ambiente.

Segundo o diretor de Agricultura de Itabuna, Rodrigo Haun, a pedalada, no sábado, terá um objetivo específico. “Vamos orientar as pessoas a separarem o lixo orgânico, plástico e alumínio, que brevemente serão descartados em ecopontos instalados na cidade”, ressalta.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith explicou que a Pedalada terá cinco grupos de ciclistas com 70 bicicletas. “Eles vão percorrer 16 quilômetros da cidade e nós daremos o suporte com água e frutas que estarão em um carro de apoio”, ressaltou o secretário.

Durante a Pedalada os ciclistas usarão camisas distribuídas pela Prefeitura com as frases “Lixão Nunca Mais” e “Coleta Seletiva – Ambiente Saudável”. “Será a largada para a grande campanha da coleta seletiva em Itabuna e precisamos levar a mensagem às comunidades”, disse Moacir Smith.

PROTOCOLO ANTI-COVID

Os grupos de pedal vão seguir todos os critérios de segurança para evitar aglomerações, respeitando os protocolos da Organização Mundial de Saúde por conta da pandemia de Covid-19. As bicicletas circularão a dois metros de distância uma das outras, além do uso obrigatório de máscaras e luvas.

Na segunda-feira (7), lives no Instagram da Prefeitura vão abordar a conservação dos recursos naturais. As lives abordarão, dentre os assuntos, Aterro Sanitário, Descarte Correto de Embalagens de Agrotóxico, Orgânicos – produção e comercialização, Licenciamento Ambiental, e Ações de Educação Ambiental.

Tempo de leitura: 2 minutos

Em Resposta, Nando escreveu “ainda lembro o que eu estava lendo / só pra saber o que você achou/  dos versos que eu fiz / e ainda espero resposta”. Ele queria um perdão. Ela nunca respondeu. E sei lá, hoje eu resolvi que iria falar de AMOR…

Manuela Berbert 

Estava refletindo sobre a velocidade das redes sociais e da notícia, a quantidade de fake news gerada incessantemente e tentando, no meio dessa atribulação mental toda, esquematizar a linha de trabalho da equipe de comunicação que está me acompanhando em uma nova fase à qual estou embarcando. É que é tudo tão rasteiro que se a gente não se percebe, embarca em um efeito dominó de sentimentos dúbios e chega lá no final do dia exaurido, se perguntando. “Eu tive um dia ruim por qual razão, mesmo?”, sem se dar conta que foi lá naquele Bom Dia lotado de desaforos morais e políticos na palma das mãos.

Sei lá se estou certa ou errada, mas quero falar do que é bom! Mostrar o que vale à pena da vida e da Bahia! Perpetuar no espaço o que vale o nosso tempo de verdade! “Talvez seja a hora de tirar de cena os textos mais pessoais, que me afastam da Manu jornalista e me conectam diretamente com uma mulher mais sensível que nem sempre gosto de mostrar ao mundo”, pensei, naquela caminhadinha matinal marota no país Itabuna, ao redor do Rio Cachoeira. Mas sei lá, numa pandemia, onde nada faz muito sentido, tudo anda fazendo mais sentido ainda.

Cheguei em casa, abri as redes sociais e me deparei com uma pessoa contando que Nando Reis teria escrito a música Resposta após o termino de seu relacionamento com Marisa Monte, meio inconformado com o fim do romance e das suas ligações profissionais. Eles eram, além de namorados, parceiros musicais, e Nando enviava suas letras para que ela desse sempre uma olhadinha. Várias partes da canção fazem menção à artista e ao que viveram, como a citação de Ainda Lembro, que é um dos grandes sucessos de Marisa. Em Resposta, Nando escreveu “ainda lembro o que eu estava lendo / só pra saber o que você achou/  dos versos que eu fiz / e ainda espero resposta”. Ele queria um perdão. Ela nunca respondeu. E sei lá, hoje eu resolvi que iria falar de AMOR…

Manuela Berbert é publicitária e edita o manuelaberbert.com.br

Manoel Chaves Neto participa de evento nacional de mentoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, participa em São Paulo da Imersão e Mentoria Gestão 4.0. O evento é liderado por um grupo de especialistas em inovação e empreendedorismo, dentre os quais Tallis Gomes, eleito pelo MIT como um dos jovens mais inovadores do Brasil e atual diretor da Singu, maior marketplace de beleza e bem-estar do Brasil, e Bruno Nardon, sócio e cofundador do Gestão 4.0 e diretor da Dafiti, maior grupo e e-commerce da América Latina.

A Gestão 4.0 é um estilo de administração que permite que as empresas interajam e trabalhem de acordo com as expectativas de seus clientes, num precesso permanente de inovação. Já a imersão e a mentoria foram desenvolvidas para que, em poucos dias, líderes em posições estratégicas assimilem novas técnicas para promover mudanças significativas em seus negócios.

– Nossa participação nesse importante evento possibilita adquirir novos conhecimentos e tecnologias e estabelecer networks que permitam alavancar, de forma mais rápida, o marketplace, plataforma de vendas digital lançada pelo Shopping Jequitibá – diz Manoel Chaves Neto.

SHOPPING VIRTUAL

O marketplace, que pode ser traduzido como um shopping virtual, permite que o Jequitibá funcione 24 horas, 7 dias por semana online, atendendo a conveniência de compra e entrega do cliente. Para acessar o marketplace do shopping itabunense, basta acessar www.jequitibaonline.com.br.

O empresário e diretor do Grupo Chaves faz um paralelo entre evento e filosofia da empresa. “A busca pela inovação é um valor, um DNA, que absorvemos de nosso pai Helenilson Chaves, que continua uma marca em todo nosso time”, afirma.

Neto afirma que a consolidação do mundo virtual é rota definida. “Vamos consolidar o marketplace do Jequitibá como uma alternativa concreta de canal de distribuição, capaz de ir além da estrutura física, proporcionando excelentes oportunidades de vendas para os parceiros lojistas do, que acreditam no potencial mercadológico do sul da Bahia”, frisa. O Gestão 4.0 reúne mais de 50 empreendedores e fundadores de todo o Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos

Os brasileiros têm R$ 8 bilhões em recursos que devem ser devolvidos pelos bancos. Para que esse dinheiro chegue a quem tem direito, o Banco Central (BC) está desenvolvendo o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), que permitirá a consulta de eventuais saldos nas instituições financeiras, para pessoas físicas e empresas, facilitando o processo de devolução.

A expectativa do BC é de que o sistema entre em operação em dezembro, e que ofereça informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimo e tarifas cobradas indevidamente, recursos não procurados após encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros.

“Boa parte das pessoas desconhece ou não se lembra que possui esses direitos. Além disso, a perspectiva de recebimento de valores baixos pode não motivar as pessoas a procurarem as instituições financeiras com as quais mantém ou mantiveram relacionamento atrás de informações. O objetivo do Valores a Receber é justamente facilitar essa comunicação entre instituições e clientes”, afirmou o BC em nota emitida na última terça-feira (1°).

Segundo o BC, os dados do novo sistema englobarão informações relativas a: contas de depósitos em moeda nacional encerradas com saldo disponível; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

O sistema também terá informações sobre tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de formalização de compromissos com entidades e órgãos reguladores ou de fiscalização e controle; parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de formalização de compromissos com entidades e órgãos reguladores ou de fiscalização e controle; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

“Essas informações, de responsabilidade exclusiva das instituições remetentes, deverão ser encaminhadas mensalmente ao BC a partir de outubro, exceto no caso dos recursos não procurados relativos a grupos de consórcio, a serem realizadas de forma trimestral”, explicou o BC.