"Chico" e a sua coleção de medalhas e troféus em 40 anos de handebol || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Na tarde desta segunda-feira (7), o handebol baiano perdeu uma de suas maiores referências. Antônio Francisco Araújo, “Chico”, faleceu no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no final da tarde, onde estava internado há algumas semanas e travava luta contra o câncer.

Chico faleceu aos 59 anos e tem nome marcado no esporte baiano como um dos maiores pontas do handebol estadual. O corpo do atleta e comerciário que, pela agilidade e rapidez nas quadras, também era chamado de “Filho do Vento”, será velado no SAF, a partir das 7h desta terça (8), e o sepultamento está previsto para as 15h30min, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Chico com a tocha olímpica conduzida em 2016 || Foto Arquivo

4 DÉCADAS DE HANDEBOL

O itabunense tomou gosto pelo handebol, aos 19 anos, por influência de Geraldo “Caçolinha”, então técnico do Colégio Estadual de Itabuna, 44 anos atrás, como contou ao PIMENTA em 2016, quando foi um dos escolhidos para o revezamento da tocha olímpica no município.

Nos quase 40 anos de handebol, Chico representou seleções baianas e mineiras, colecionando medalhas e troféus por onde passou. A este site, Chico lembrou que chorou ao saber que conduziria a tocha olímpica da Rio 2016 (reveja aqui).

REFERÊNCIAS

Depois de estrear no handebol pelo Colégio Estadual, Chico começou a defender Itabuna em competições estaduais e fora da Bahia já em 1988, tendo como referências e técnicos Samuel Guimarães e Júvia Dantas. “Júvia foi a minha grande técnica e, até hoje, a pessoa que mais estimula o handebol em Itabuna”, disse ele à época em matéria especial do PIMENTA.

3 respostas

  1. Tive o privilégio de jogar ao lado de Chico na seleção de Handebol de Itabuna por quase 20 anos. Grande ser humano, de alma pura e despido de qualquer maldade.
    Como atleta um grande jogador, apaixonado pelo Hand.
    Cumpriu sua missão na vida e no esporte!
    Vá em paz meu amigo!!

  2. Antônio Francisco, ou simplesmente Chico, tive oportunidade de conviver nas quadras com este grande Atleta, pessoa cativante, sorriso fácil, pessoa despida de qualquer preconceito. Chico tenho certeza que o céu está em festa, obrigado pelo fizeste para abrilhantar o esporte amador em Itabuna, vá com Deus, e que o criador amenize a dor de familiares e amigos que tanto te amam. Descanse em paz meu amigo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *