Itabuna está com 100% dos leitos Covid-19 ocupados
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna voltou a registrar, nesta segunda-feira (14), ocupação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As unidades estão instaladas nos hospitais Calixto Midlej Filho, Base Luís Eduardo Magalhães, Manoel Novaes e Campanha, que atendem pacientes graves com o novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  todos os 49 leitos estavam com pacientes no início da noite de hoje.

Nos últimos dias, a ocupação nos leitos de UTI em Itabuna tem sido alta, quase sempre na faixa de 100%.  Essa taxa é a maior desde o início da pandemia, no ano passado. Outro dado muito ruim é que no último final de semana foram registrados sete óbitos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.  A doença já causou 546 mortes desde o ano passado.

Itabuna tem 47 pacientes internados em leitos clínicos e 450 casos ativos (pessoas se recuperando da doença).  Há ainda dezenas de pessoas com sequelas da Covid-19, principalmente com movimentos comprometidos.  O município registra 31.481 casos da doença e 30.485 recuperados. Hoje, existem somente 13 leitos clínicos vazios.

Rodrigo Maria foi expulso do DEM|| Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Executiva Nacional do DEM decidiu, nesta segunda-feira (14), por unanimidade, expulsar o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ) do quadro de filiados do partido. Segundo a nota oficial da legenda, a comissão “deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado”.

Um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define que, em caso de expulsão, o partido não pode requerer o mandato. Essa interpretação foi adotada, por exemplo, quando o deputado Alexandre Frota (SP) foi expulso do PSL, em 2019 – hoje, Frota é deputado pelo PSDB.

Por essa regra, Maia seguirá deputado federal e poderá se filiar a outra sigla. Ele está no sexto mandato como deputado federal. Comandou a Câmara entre julho de 2016, quando sucedeu Eduardo Cunha (MDB-RJ), e fevereiro de 2021, quando foi sucedido por Arthur Lira (PP-AL).

MAIA VOLTOU A ATACAR ACM NETO

Em maio, Rodrigo Maia já havia anunciado que apresentaria ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de desfiliação do DEM. Naquele momento, o deputado não quis informar a qual partido se filiará.

No documento, Maia afirma que sofre “grave discriminação” política e pessoal na legenda e que houve “substancial mudança” do programa partidário do DEM, aproximando a sigla do presidente Jair Bolsonaro.

Rodrigo Maia se desentendeu com o presidente do DEM, ACM Neto, durante a campanha para presidência da Câmara. Hoje, após a decisão do partido, usando as redes, Maia chamou Neto como “Torquemada Neto”, referência ao cruel inquisidor espanhol.

“Usando seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão. É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada para o partido”, escreveu Maia, acrescentando que “o partido diminuiu. Virou moeda de troca junto ao governo Bolsonaro”. Da redação com G1.

Prazo para pagamento de inscrição termina na quarta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem se inscreveu para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 tem esta quarta-feira (16) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 330,00.

O pagamento da taxa deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

O boleto referente ao pagamento da taxa de inscrição do Revalida 2021 deverá ser gerado pelo sistema do exame. Não será confirmada a inscrição cujo pagamento for efetuado por meio de GRU gerada fora do sistema ou do prazo estabelecido. As inscrições somente serão confirmadas após o processamento do pagamento da taxa.

REVALIDA

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Homem é acusado de matar quatro pessoas, balear outras três e incendiar casa
Tempo de leitura: 3 minutos

Mais de 200 policiais seguem mobilizados na tentativa de prender o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 33 anos, suspeito de matar uma família em Ceilândia e aterrorizar moradores no Distrito Federal e Entorno. Já são seis dias de fuga após uma série de crimes e tentativa de homicídios.

De acordo com a polícia, Lázaro Barbosa, que nasceu no município baiano de Barra do Mendes, matou uma família inteira no último dia 9, em Ceilândia. Segundo a polícia, o suspeito invadiu uma casa e matou Cláudio Vidal, 48, e os dois filhos, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15. O bandido levou a empresária Cleonice Marques, de 43 anos, como refém. Ela era esposa de Cláudio e mãe das outras vítimas

O corpo de Cleonice foi encontrado no sábado (12), em um córrego próximo a Sol Nascente, no Distrito Federal. O cadáver estava sem roupa e com diversos cortes. Já na tarde de domingo (13), o foragido furtou um carro em uma chácara de Cocalzinho (GO) e abandonou o veículo, um Corsa vermelho, após avistar um ponto de bloqueio montado pela polícia.

Lázaro é acusado de matar quatro pessoas, balear três, invadir chácaras, fazer reféns e atear fogo em uma casa — o ataque ocorreu na noite de sábado. Por volta das 8h de domingo, três caseiros de uma chácara afirmaram aos policiais que se depararam com o criminoso. Com facões e foices, foram fechar a porteira de uma chácara, em Cocalzinho, quando ficaram frente a frente com o suspeito, que fugiu.

Segundo os funcionários, o homem entrou em uma mata fechada próxima ao local. Para reforçar as buscas suspeito, mais 200 policiais e 50 viaturas do Distrito Federal e de Goiás se uniram e montaram uma base no trevo de Cocalzinho. Fazem parte do grupo unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Militar (PMDF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF).

INVASÃO DE FAZENDAS

A PMDF detalhou o rastro de violência deixado por Lázaro, no sábado. O suspeito invadiu a fazenda da família de um soldado da corporação. Segundo a polícia, Lázaro passou a tarde em uma chácara próxima à Lagoa Samuel, onde manteve um caseiro como refém.

Lázaro teria, ainda, ingerido bebida alcoólica, destruído o carro do rapaz e cortado os fios de wi-fi. Pouco depois disso, por volta de 19h, o suspeito invadiu outra residência, baleou três pessoas, roubou duas armas e munições. Os crimes não pararam por aí. O homem colocou fogo numa casa na região da Lagoa Samuel.

De acordo com a PMDF, 17 fazendas da região estão ocupadas por policiais para garantir a segurança da população. Segundo a corporação, as equipes estão distribuídas em pontos estratégicos, e as buscas ocorrem em propriedades e na mata com a ajuda de drones e cães farejadores. Saiba mais detalhes em leia mais.

Leia Mais

Proibida a venda de bebidas na semana de São João
Tempo de leitura: 3 minutos

A Bahia suspendeu a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 18 deste mês até as 5h do dia 21 e também das 18h de 23 de junho até as 5h do dia 28. A medida tem o objetivo de evitar a propagação da Covid-19 e será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15).

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a proibição da venda de bebida alcoólica será das 20h de 18 de junho até as 5h de 21 de junho, bem como das 20h de 23 de junho até as 5h de 28 deste mês. A determinação envolve os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

A venda de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos.

OUTRAS REGIÕES

O decreto desta terça-feira (14) também prorroga a restrição da locomoção de pessoas das 21h às 5h, em todo território baiano, até 29 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h.

Na RMS, a restrição de locomoção noturna será das 20h às 5h, no período de 18 a 20 de junho e também entre os dias 23 e 28 de junho. Nos demais dias, o toque de recolher permanece das 22h às 5h.

Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h.

TRANSPORTE

A circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 20h30min às 5h, de 18 a 20 de junho e de 23 a 27 de junho. Nos demais dias, os meios de transporte metropolitanos não circulam das 22h às 5h, até 29 de junho.

Os ferry boats não vão circular nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho. Já nos dias 18, 23, 24, 25, a circulação ficará suspensa das 20h30 às 5h. Nos dias 15, 16, 17, 28 e 29, os ferry boats não funcionam das 22h30 às 5h.

As lanchinhas não circulam das 20h30 às 5h, nos dias 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26 e 27. Já nos dias 15, 16, 17, 28 e 29, as lanchinhas não funcionam das 22h30min às 5h. A ocupação deve ser limitada ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho. Veja em leia mais como ficam outras atividades na Bahia.

Leia Mais

Ministro da Economia diz que ainda falta o presidente Jair Bolsonaro "bater o martelo" da prorrogação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Paulo Guedes disse hoje (14) à Folha de S. Paulo que o governo federal vai prorrogar o auxílio emergencial por mais três meses, com os mesmos valores atuais, que variam de R$ 150 a R$ 375.

No entanto, segundo o ministro da Economia, ainda falta o presidente Jair Bolsoanro (sem partido) bater o martelo, o que depende de consultas aos ministérios da Saúde e da Cidadania.

O pagamento do benefício atual começou em abril e seguirá até julho, totalizando quatro parcelas.

Segundo Enilda Mendonça, veículo da Prefeitura de Ilhéus aparenta pouco tempo de uso
Tempo de leitura: < 1 minuto

A vereador Enilda Mendonça (PT) foi ao Assentamento Vitória, na zona rural de Ilhéus, e publicou vídeo que mostra uma ambulância do município no local. Segundo as informações que obteve na comunidade, o veículo de socorro está ali há pelo menos 2 anos, conforme escreveu, na última quinta-feira (10), nas redes sociais.

Enilda afirma que o veículo, de placa OZL 8513, aparenta pouco tempo de uso. O assentamento fica a cerca de 20 quilômetros da sede do município, nas imediações do distrito de Itariri.

“Faço o questionamento: quem irá socorrer estes cidadãos ilheenses em uma emergência de saúde?”, perguntou a parlamentar. Confira o vídeo.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE DE ILHÉUS

Procurado pelo PIMENTA, o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, disse que a ambulância está parada há alguns meses, não há dois anos, como informou a vereadora.

De acordo com o secretário, o veículo já foi recolhido para manutenção, serviço retomado após um problema no processo licitatório dele.

Magela acrescentou que o deslocamento de veículos para a zona rural é sempre mais complicado. “Esperamos estar com todos os veículos em totais condições em breve”, concluiu.

Tempo de leitura: 2 minutos

Você se sente preparado ou preparada para identificar falácias nos discursos? E para se defender delas? Compartilhe seu pensamento crítico para que possamos fomentar debates e evoluir enquanto sociedade.

Mariana Ferreira

É curioso como estamos vivendo um período que mais parece um looping eterno de falta de nexo e falsos dilemas, alimentado por uma sequência de narrativas generalistas e irracionais que, de tempos em tempos, somem e “de repente” voltam em forma de discursos teimosos e aleatórios, numa clara tentativa de mudar de assunto. Cloroquina, desobrigação de máscara, fraude eleitoral, voto impresso, pandemia acabou… Você se lembra de mais alguma?

A mim, esse looping sempre cansa, e vejo muita gente se contorcer também, mesmo de dentro do grupo daqueles que inicialmente apoiavam tais teorias. Mas as estórias se repetem tanto, sem lógica e comprovações, que eles mesmos já as abandonaram. E aí eu te pergunto: essa espiral não te faz se sentir um tanto manipulado ou manipulada? Não te dá a sensação de estar sendo enganado ou enganada a todo tempo, subestimado ou subestimada em sua capacidade de discernimento e construção da sua própria opinião?

Se há fraude eleitoral em função da urna eletrônica, por exemplo, por que o maior expoente dessa acusação venceu cinco eleições de sete para deputado e conseguiu chegar ao Palácio do Planalto por meio desse mesmo sistema? E por que ele ainda não provou sua tese? Você já deve ter percebido que ele inverte o ônus da prova, ou seja, ele joga para quem discorda dele a obrigação de provar que ele está errado, quando, na realidade, a verdade já estava posta desde o princípio e quem precisa provar algo é ele. Mas você sabe por que essa inversão acontece? Porque, nesse caso, quem acusa é a parte mais fraca da argumentação.

Pelo bem da nossa própria existência nesse mundo cada vez mais beligerante, devemos exercitar mais a nossa capacidade crítica sobre o que nos é apresentado, e não aceitar qualquer teoria que chegue aos nossos ouvidos, mesmo que aparentemente não mirabolante, sem buscar saber se aquilo tem consistência e provas, afinal, é assim que nos protegemos de fake news e manipulações.

Em homenagem ao tema de hoje, indico o livro Persuasão, onde a comunicóloga e professora Maytê Carvalho habilmente compilou uma série de conceitos sobre o assunto, desde Aristóteles, e montou uma espécie de guia. Agora, para encerrar, te faço somente mais duas perguntas: você se sente preparado ou preparada para identificar falácias nos discursos? E para se defender delas? Compartilhe seu pensamento crítico para que possamos fomentar debates e evoluir enquanto sociedade.

Mariana Ferreira é comunicóloga.

País teve uma denúncia de agressão contra vulnerável a cada 11 minutos em 2020
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta terça-feira (15) será celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, mas dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos apontam que não há o que ser comemorado. De acordo com o órgão, no primeiro trimestre de 2021, já foram registradas 33,6 mil denúncias de casos de violência contra pessoas idosas. Em 2020, os registros de violência contra pessoas vulneráveis – crianças, adolescentes e idosos – chegaram a mais de 95 mil, ou seja, 11 denúncias recebidas por hora.

Embora os números sejam alarmantes, especialistas acreditam que existem diversos casos de subnotificação ou que sequer foram notificados, pelo medo ou incapacidade dessas pessoas de denunciar. “O idoso que precisa de um cuidador, geralmente, não tem total autonomia e a sensação de possível abandono pode fazer com que não falem sobre as agressões que sofrem, mas, na maioria dos casos, alguns sinais podem ser observados, e é através deles que a pessoa que sofre agressão está informando que precisa de ajuda”, destaca a psicóloga e professora da Rede UniFTC, Isadora Fernandes.

Outro ponto destacado pela especialista para a ausência de denúncia pode estar relacionado à falta de compreensão de que determinado trato é inadequado, seja porque a pessoa acredita que é merecedora desse tipo de agressão ou pelo medo de represália. “Quem está sendo abusado, seja verbal, física, psicológica ou financeiramente, tende a acreditar que seu silêncio é a maneira certa de conter o agressor ou de evitar que ele propague sua raiva em outras pessoas que a vítima ama”, diz a psicóloga.

Isadora alerta para alguns comportamentos que podem indicar que a pessoa em estado de vulnerabilidade esteja sofrendo agressões. “Há uma mudança de comportamento, sintomas como tiques, retraimento, sonolência, erupções na pele e mudanças na alimentação devem ser observados. A pessoa agredida também pode reagir de maneira diferente quando o agressor está presente, demonstrando conduta evitativa”.

CANAIS DE DENÚNCIA

Para denunciar casos de maus tratos a idosos, crianças e adolescentes, o Governo Federal disponibiliza o Disque 100, o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e o número de Whatsapp (61) 99656-5008. A denúncia é anônima e pode ser feita a qualquer momento.

Convênio com universidade mexicana viabiliza intercâmbio a distância, por meio de aulas virtuais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) abriu inscrições para o Programa de Mobilidade da Universidade de Veracruzana (Promuv), do México, voltado para estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.

Podem participar discentes que tenham concluído dois anos de seu programa de estudos; com média geral de 8,5 e conectividade segura com internet, além de computador adequado para aulas virtuais.

Para efetuar a inscrição no site da Universidade Veracruz, o candidato deve reunir a carta de apresentação a ser solicitada à Assessoria de Relações Internacionais da Uesc, histórico acadêmico e certificado de nível B2 de espanhol (apenas para alunos que não vêm de universidades de língua espanhola).

Conforme a professora Ticiana Moura, assessora da universidade sulbaiana, “o programa, viabilizado através de um convênio da Uesc com a Universidade Veracruzana, tem o objetivo de atender às necessidades de formação, preparação e inovação da comunidade estudantil mediante intercâmbios virtuais em espaços educativos diversos; visando expandir o campo de ação dos discentes para permitir a criação, a inovação e para participarem ativamente em cenários acadêmicos, produtivos e sociais em todo o mundo”.

Senador destacou nome da primeira-dama de Ilhéus como boa opção política para representar o município e a região na Alba
Tempo de leitura: < 1 minuto

O senador Otto Alencar (PSD-BA) defende o nome da primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, como boa opção política para representar o município e a região na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). “Espero que Soane realize o sonho de representar Ilhéus na Assembleia Legislativa”, disse o senador, no último sábado (12), em entrevista ao programa Frequência Política, da Rádio Difusora de Itabuna.

Ex-secretária de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Soane Galvão explicou ao PIMENTA, em maio, que não definiu a qual partido vai se filiar, mas destacou que pretende escolher uma sigla que garanta viabilidade política à possível candidatura. O nome da primeira-dama também é cotado para voltar ao primeiro escalão do governo municipal – relembre aqui.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda voltou a ter, em maio, elevação em todas as classes de renda pesquisadas, mesmo com a desaceleração registrada em abril. As mais atingidas foram as famílias de renda muito baixa, com renda domiciliar abaixo de R$ 1.650,50.

Para esta faixa, a inflação ficou em 0,92% em maio. Para as famílias de renda mais alta – de R$ 8.254,83 a R$ 16.509,66 – o percentual não passou de 0,49% no mesmo período. Os dados foram divulgados hoje (14), no Rio de Janeiro, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A habitação e os transportes foram os grupos que mais contribuíram para o avanço da inflação. Os principais focos de pressão inflacionária da habitação foram os reajustes de energia elétrica (5,4%), da tarifa de água e esgoto (1,6%), do gás de botijão (1,2%) e do gás encanado (4,6%). Nos transportes, os aumentos da gasolina (2,9%), do etanol (12,9%) e do gás veicular (23,8%) influenciaram o resultado.

A queda de 28,3% no preço das passagens aéreas reduziu o impacto dos reajustes dos combustíveis para as famílias de renda mais elevada da população. O grupo saúde e cuidados pessoais, com alta de 0,11% em maio, e de 0,10% nas de renda mais baixa, também contribuiu para a alta da inflação. Dentro do grupo de saúde e cuidados pessoais, enquanto as famílias com renda mais baixa enfrentaram alta de 1,3% nos medicamentos, os mais ricos tiveram reajuste de 0,67% nos planos de saúde.

Maria Andréia Lameiras, autora do estudo e pesquisadora do Grupo de Conjuntura do Ipea, disse que o resultado de maio veio maior, como já era esperado, por conta do reajuste da energia elétrica que pesa muito para as famílias de renda mais baixa.

Além disso, ainda houve alta nas taxas de água e esgoto, no gás encanado e botijão. “A gente já sabia que isso ia pesar mais para as famílias de renda mais baixa. Fora isso, houve um pouco do aumento de medicamentos que bateu de novo em maio. Isso fez com que a inflação dos mais pobres ficasse bem mais alta do que a dos mais ricos”, explicou em entrevista à Agência Brasil.

ALIMENTOS

Na visão da pesquisadora, não deve se repetir este ano a pressão de alimentos ocorrida no segundo semestre do ano passado, causada pela menor oferta influenciada pela exportação, que atraiu os produtores com preços mais elevados no mercado externo, e maior demanda que refletiu mais consumo de famílias mais pobres com o auxílio emergencial.

“Mesmo sabendo que tem problema de seca, pode ter alguma dificuldade em uma cultura ou outra, ainda assim, esperamos que o preço dos alimentos vai puxar basicamente essa inflação para baixo no segundo semestre de 2021, quando se compara com o mesmo semestre de 2020”, disse, acrescentando que o câmbio mais baixo também está ajudando a perspectiva de inflação para o segundo semestre.

Ela destacou, ainda, que essa avaliação leva em conta o grande movimento de demanda interna e internacional e os meses de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, o que gerou um aumento de demanda muito grande.

O deputado estadual Adolfo Menezes, presidente da Alba
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD), abriu nesta segunda-feira (14) o seminário virtual “O Poder Legislativo e as Contas Públicas”, voltado para a atualização de vereadores.

Ao saudar os participantes, Adolfo Menezes lembrou que os vereadores e vereadoras são os olhos da população, que desconhece o papel do parlamentar no município, que é fiscalizar e legislar, e estes, em muitas situações, têm que fazer o papel do executivo.

Ele destacou que a iniciativa de realizar o seminário foi da 4ª secretária da Mesa Diretora da Alba, deputada Neusa Cadore (PT). Adolfo lamentou o momento triste do país, com menos de 11% da população vacinada e a caminho de 500 mil mortos pela Covid 19. Para o presidente da Casa, o país está nesta situação por má condução política.

A organização do evento envolveu a Alba, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), a Escola de Contas do TCM, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O seminário continua na tarde desta segunda-feira, com encerramento às 17h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro ou cinco cidades baianas devem receber a totalidade das doses da primeira remessa da vacina Sputnik V que chegará à Bahia. De acordo com o governador Rui Costa, as 300 mil doses serão aplicadas em todas as pessoas com mais de 18 anos dessas cidades. O objetivo, segundo o governador, é analisar os efeitos da imunização em massa nesses municípios.

A definição das cidades será feita em uma reunião ainda nesta segunda-feira (14), mas Rui adiantou que serão escolhidos municípios com até 50 mil habitantes.