Fiocruz participa de estudo internacional para tratamento da Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa de um estudo multicêntrico internacional, na Fase três, com o medicamento Molnupiravir, fabricado pela farmacêutica MSD. O objetivo é verificar a eficiência do remédio para evitar a propagação e transmissão da Covid-19 entre pessoas expostas ao novo coronavírus (vírus Sars-CoV-2).

O estudo ocorrerá de forma simultânea em sete centros no Brasil, sendo dois sob responsabilidade da Fiocruz: Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O estudo começa na próxima semana, com a coordenação dos pesquisadores Julio Croda e Margareth Dalcolmo.

Para avaliar o uso de Molnupiravir como profilaxia pós-exposição (PEP), serão avaliados pessoas que foram expostos ao vírus, ou seja, que residem com uma pessoa que testou positivo para Covid-19 nas últimas 72 horas e apresenta pelo menos um sintoma associado à doença, além de outros critérios específicos exigidos no protocolo de pesquisa.

MORADORES DE SETE ESTADOS SERÃO TESTADOS

Além do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, os demais polos no país estão distribuídos entre os estados do Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo. O tratamento consiste no uso do medicamento, por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias consecutivos. A etapa de Fase 3 terá a duração de seis meses.

O medicamento, que está sendo desenvolvido pela MSD em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics, atua impedindo a replicação do vírus e tem potencial de ação em diversos vírus RNA, incluindo o Sars-CoV-2.

Recentemente, a MSD divulgou os resultados interinos de Fase 3 de um outro estudo, no qual Molnupiravir foi usado como tratamento nos primeiros cinco dias de sintomas e demonstrou redução de cerca de 50% do risco de hospitalização ou morte em pacientes adultos não hospitalizados com Covid-19 leve a moderado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *