Comitê analisou cenários e decidiu por remoção de mais famílias de áreas de risco
Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta noite (25), a Prefeitura de Itabuna informou a remoção preventiva de mais famílias em áreas de elevado risco de inundação devido à previsão de mais de 20 milímetros de chuva nesta madrugada de sábado para domingo (26). Cada milímetro de chuva corresponde à um litro de água por metro quadrado.

As famílias removidas nas últimas horas residem no Sarinha Alcânatara, Maria Matos (Rua de Palha), Ferrradas e Vila Vital. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Crise, presidida pelo tenente-coronel Manfredo Santana, comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Para ter acesso às famílias ilhadas, os bombeiros militares contarão com o reforço de 10 motos aquáticas (jet ski) cedidas por um empresário, quatro delas serão utilizadas na noite deste sábado para levar remédios e alimentos para 97 famílias alojadas no Parque de Exposições Antônio Setenta, no Maria Matos. As famílias estavam alojadas na Escola Municipal Leonor Pacheco mas precisaram ser removidas depois que as águas do Rio Cachoeira subiram e ameaçam inundar a rua.

“Este momento é de resposta às famílias que enfrentam graves problemas com as incessantes chuvas e o alagamento de zonas ribeirinhas pelo rio. Por isso, necessitamos de estreitar ainda mais a cooperação institucional entre a Prefeitura e as demais instituições”, disse o comandante do Grupamento de Bombeiros Militares.

Riacho transbordou e alagou trecho da Ilhéus-Itabuna

APOIO DE MINAS E DO CEARÁ

Segundo Manfredo, chegam ao região sul do Estado, neste domingo (26), 25 bombeiros de Salvador mais 29 oriundos dos Corpos de Bombeiros de Minas Gerais e do Ceará. Os governos destes estados estão cooperando com a Bahia.

O Governo do Estado também vai enviar para a região mais uma aeronave do Graer, que ficará sediada em Ilhéus para atuar no atendimento às demandas de todos os 19 municípios regionais onde há vítimas das chuvas ou das cheias dos rios. O 4º GBM também vai receber mais três botes para resgates vindos da capital do estado e de Eunápolis.

No encontro na Câmara Municipal foi apresentado um relatório apontando que, apesar de o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ter feito previsão de chover entre 50 e 60 milímetros nas últimas 24 horas, foram registrados 90 milímetros. Como vem chovendo forte na região há 45 dias, o lençol freático está elevado, o que contribui para aumentar o volume de água nos rios, a exemplo do Cachoeira. Em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira choveu 110 milímetros de ontem para hoje.

DESABRIGADOS

Levantamento preliminar da Defesa Civil indica que, até as 18h deste sábado, 375 domicílios foram invadidos pelas águas, a maioria da Rua da Bananeira, com 204 registros. Se confirmada a previsão de mais 20 mm de chuvas, a estimativa é de que outros 50 domicílios sejam inundados. Por isso, está mobilizado o efetivo de 230 bombeiros militares de Ilhéus e Itabuna que mudou a escala de serviço e emprega até mesmo o pessoal dos setores administrativos.

O vice-prefeito Enderson Guinho (DEM) agradeceu a solidariedade da população itabunense que está mobilizada no socorro aos desalojados e desabrigados com a doação de roupas, calçados, lençóis e colchões. Mas ele destaca que neste momento a maior necessidade das pessoas é alimento.

Os donativos podem ser entregues na Secretaria de Esportes e Lazer, na Rua Casemiro Rego, entre os bairros Góes Calmon e Conceição, próximo à quadra de esportes da Praça Rio Cachoeira, e no Lactário Isolina Guimarães, em frente ao Centro de Cultura Adonias Filho.

Prefeito Augusto Castro decretou situação de emergência em Itabuna

PREFEITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou o Decreto nº 14.767, hoje (25), declarando Situação de Emergência nas áreas do município afetadas por tempestade local/convectiva – chuvas intensas.

O decreto leva em consideração a média de 107 milímetros em 24 horas, iniciado na sexta-feira, passando de 301,84 mm mensal, o que vem causando consideráveis estragos e agravamento de diversas situações nas vias públicas e afeta diretamente a população.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *