Tempo de leitura: 2 minutos

Arthur Antônio Barreto Rodrigues entrou para o mundo da Medicina aos 17 anos, seguindo os passos do irmão mais velho. O sonho de se tornar médico nasceu na infância. Hoje, ele conquistou três vezes as primeiras colocações no Programa Médicos pelo Brasil, nas cidades de Santa Bárbara (1º lugar), Antônio Cardoso (1º lugar) e Santo Estevão (2º lugar), todas na Bahia.

Embora ainda tenha o sonho de ser ortopedista, o médico, atualmente com 23 anos, trilhou um dos caminhos que também o conquistou, a Medicina da Família e Comunidade. “Eu escolhi o Programa Médicos pelo Brasil porque eu gosto bastante da atenção primária. Eu acredito que a atenção primária é a base para resolver vários problemas que a gente tem na nossa saúde pública. E é uma coisa que vai me permitir ter um plano de carreira”, explica.

Alcançar os primeiros lugares em um concurso público concorrido não é fácil. Mas, quando se trata de uma base sólida, as coisas ficam menos difíceis. E foi com a calma de quem sabe sobre o que está tratando, que Arthur conquistou as primeiras colocações.

“Eu sinceramente, fui com o conhecimento que vinha estudando para minhas práticas diárias do internato, quando lançou o edital, tentei acompanhar alguns temas por vídeo aulas, porém, não era possível contemplar tudo, então foquei no que menos sabia e revisei para garantir os pontos fortes”, conta.

ATENÇÃO BÁSICA

Assim como o médico entende que a base de uma boa educação médica é que faz um bom profissional, ele também entende que a atenção básica de saúde é a base para resolver diversos problemas na saúde pública.

“Eu escolhi o Programa Médicos pelo Brasil porque eu gosto bastante da atenção primária. Eu acredito que a atenção primária é a base para resolver vários problemas que a gente tem na nossa saúde pública. Além disso, é uma coisa que vai me permitir ter um plano de carreira, sendo também bom para mim enquanto ser humano”.

Estar em contato com os pacientes diariamente é um dos benefícios que a área traz, segundo Dr. Arthur, que relembra as vantagens em ter se formado em uma instituição que preza pela prática e contato com o paciente.

“Logo quando entrei na UniFTC eu fui vendo a diferença também em relação às outras faculdades. A UniFTC é uma faculdade mais ligada à prática, em que o aluno lida com paciente desde sempre. Sem dúvidas, isso foi essencial”, afirma.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *