Tempo de leitura: 2 minutos

A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta terça-feira (29), o pagamento do Abono Salarial para um novo lote de trabalhadores no calendário de 2022. Mais de 1,2 milhão de beneficiários receberão o Abono Salarial após reprocessamento de dados realizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Hoje o benefício foi pago aos trabalhadores nascidos de janeiro a julho.

Na quinta-feira (31), o pagamento será feito para os trabalhadores nascidos no período de julho a dezembro. Os valores de pagamento variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base de referência. Com os novos contemplados, serão pagos ao todo R$ 19,6 bilhões para mais de 21,6 milhões de trabalhadores.

Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente em conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências.

O Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.

QUEM TEM DIREITO AO ABONO SALARIAL?

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Recebem o Abono Salarial na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição PASEP e recebem o benefício no Banco do Brasil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *