Momento do gol olímpico de João Neto, que empatou o jogo para o Grapiúna contra o Barcelona de Ilhéus || Fonte TVE/Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Grapiúna segue irreconhecível na Série B do Campeonato Baiano. O time de Itabuna não conseguiu vencer uma única partida na competição de acesso à Série A do estadual. Jogando na tarde deste domingo (19), no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, o Gripiúna perdeu de 2 a 1 para o Jequié. O time atua no sudoeste da Bahia porque o estádio Luiz Viana Filho não está em condições de receber jogos.

Em sete jogos pela Série B do Baiano, o Grapiúna perdeu quatro e empatou três. Com os três pontos, é lanterna da competição e praticamente não tem mais condições de se classificar para a próxima fase. Só garante vaga se vencer as quatro partidas que restam e ainda precisa torcer por uma combinação de resultados.

O Grapiúna volta a campo no próximo dia 26, quando enfrenta o Galícia, no Estádio Roberto Santos, em Salvador. O Galícia tem 11 pontos e está na quarta colocação, atrás de Jacobinense (18 pontos), Juazeiro (15 pontos) e Jequié (13 pontos).

Outro representante do sul da Bahia na Série B é o Itabuna, que entra em campo nesta segunda-feira (20), contra o Flamengo de Guanambi. A partida está prevista para começar às 14h45min, no estádio José Trindade Lobo, em Santo Antônio de Jesus. Na sexta colocação, com nove pontos, o precisa vencer para seguir na disputa por uma vaga na próxima fase.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 269 casos de Covid-19, o que representa taxa de crescimento de +0,02%. Nesse período, o estado registrou 4 óbitos. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde neste domingo (19) contabiliza ainda 1.901.365 casos descartados e 338.873 em investigação.

Dos 1.559.232 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.525.349 já são considerados recuperados, 3.898 encontram-se ativos e 29.985 tiveram óbito confirmado. Desde o início da pandemia, 63.886 profissionais da saúde na Bahia foram confirmados para Covid-19.

Até o momento temos 11.608.765 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.706.361 com a segunda dose ou dose única, 6.157.305 com a dose de reforço e 443.086 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 961.500 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 539.161 já tomaram também a segunda dose

Tempo de leitura: 2 minutos

O pastor evangélico Alisson dos Santos Rocha, de 30 anos, morreu depois de ser atingido por tiros, no Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, no sul da Bahia. O caso aconteceu no sábado (18) e moradores informaram que os disparos ocorreram durante uma operação policial no bairro , quando o evangélico deixa a igreja.

Testemunhas disseram que viaturas e uma aeronave da Polícia Militar participaram da ação, próximo à igreja que a vítima frequentava. A PM negou que os tiros tenham sido disparados por agentes no helicóptero.

De acordo com os moradores, Alisson fazia um trabalho evangelístico na região no momento em que começaram os disparos. As pessoas correram e se esconderam atrás de um muro, mas ele foi atingido por um tiro no pescoço.

TROCA DE TIROS

A Polícia Militar informou que equipes da 69ª CIPM faziam na localidade conhecida como Tangerina, quando um grupo de homens armados viram os policiais e efetuaram disparos de armas de fogo. Houve um revide e os suspeitos fugiram. Em seguida, a corporação disse que foi acionada por moradores informando que um homem havia sido atingido por tiro na Rua da Matriz, no mesmo bairro.

Ainda conforme a PM, outra equipe chegou ao local e encontrou a vítima amparada por moradores, que disseram que ele havia sido atingido durante a troca de tiros. A polícia disse que socorreu o homem e o encaminhou aos cuidados de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

A ocorrência foi registrada na 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). A PM acrescentou que todas as circunstâncias da ocorrência que resultou na morte do líder evangélico serão apuradas.

PROTESTO

Por causa da morte de Alisson, moradores fizeram um protesto no sábado e bloquearam um trecho da rodovia Ilhéus-Buerarema, na altura que corta o bairro Nossa Senhora da Vitória, em frente à sede de um módulo policial. Bombas chegaram a ser estouradas, e não houve registro de feridos.

lém de líder evangélico, Alisson também trabalhava como pintor e fazia trabalhos sociais na comunidade onde a igreja fica situada.

O corpo dele foi velado na Igreja Batista Sinai e sepultado no Cemitério do Couto, na zona rural de Ilhéus.

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar disse que uma investigação foi iniciada para saber a origem do tiro que atingiu o religioso. As informações são do G1-BA.

Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna será uma das principais portas de entrada e integração do país com o Porto Sul, na avaliação do prefeito Augusto Castro. Na última sexta-feira (17), o gestor itabunense discutiu parcerias do município com o Senai Cimatec em reunião ocorrida na sede da instituição, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Itabuna é um dos principais eixos de desenvolvimento entre o Nordeste e Sul do país e principal rota de integração do futuro Porto Sul. Temos que aproveitar essa potencialidade”, afirmou ele.

A discussão de parcerias institucionais foi discutida pelo prefeito com o coordenador de Projetos do Senai Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), o ex-senador Walter Pinheiro, e com o diretor de Operações, Luiz Breda. Segundo Augusto, serão estimulados vetores de crescimento e desenvolvimento das atividades econômicas, com ênfase na indústria e tecnologia.

O Senai Cimatec atua em 44 áreas de trabalho, incluindo Robótica, Supercomputação, Medicina e Farmacologia, soluções para Infraestrutura, Eficiência Energética e energias renováveis. O prefeito Augusto Castro enfatizou que a Administração Municipal já vem investindo nos setores de tecnologia e inovação.
Augusto e coordenação do Senai Cimatec avaliam parcerias

“O ex-senador Walter Pinheiro nos mostra aqui a capacidade que o Cimatec tem de apresentar algo novo, algo de avanço importante para que Itabuna possa ter, quem sabe no futuro, muito do que o Senai Cimatec já produz. E, com sua estrutura, daremos um salto de qualidade também nos serviços oferecidos ao município, como por exemplo, a testagem da qualidade de nossa água e o avanço na tecnologia dos nossos serviços médicos”, disse o prefeito.

Do encontro, participaram secretários municipais José Raimundo Araújo (Indústria, Comércio, Emprego e Renda), Sônia Fontes (Planejamento), Almir Melo Jr (Infraestrutura e Urbanismo) e José Alcântara Pellegrini (Relações Institucionais e Comunicação), além do diretor-presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, e Afonso Dantas, assessor especial da Secretaria de Planejamento.
Tempo de leitura: 2 minutos

 

A sociedade moderna passou, na maioria das vezes, a olhar o livro pela capa e a alimentar uma espécie de corrida, a de quem mais rápido opina.

 

Rosivaldo Pinheiro

Sempre que posso, pinta uma inspiração ou por pura inquietação, venho aqui dividir (com aqueles que gostam), um pouco do meus olhares, vivências e curiosidades. No último texto, falei sobre amenidades, trouxe à discussão o fato de não mais fazermos escolhas nos ambientes virtuais, especialmente nas redes sociais, dado o direcionamento que recebemos através do algoritmo.

Hoje, quero falar sobre outro comportamento, que vem sendo apresentado e facilmente observamos se massificar a cada novo dia: pessoas que só leem o enunciado das notícias, o cabeçalho, e, imediatamente, já passam adiante ou, instantaneamente, pautam uma discussão no Whatsapp ou travam um diálogo presencialmente sobre determinado assunto.

Essa celeridade aponta uma espécie de ansiedade e motiva exaustivos diálogos, com uma caraterística marcante: “muita informação e pouco conhecimento”. A sociedade moderna passou, na maioria das vezes, a olhar o livro pela capa e a alimentar uma espécie de corrida, a de quem mais rápido opina.

A marca desse tipo de comportamento é uma discussão desconexa e sem fundamentação ou conexão com o texto que serviu de base ao título. Por essa razão, percebemos que a maioria das conversas se perde da linha de diálogo e segue na direção de uma disputa de egos, não ajudando na formação e evolução do conhecimento. Torna-se um debate improdutivo.

Aqui não é uma crítica direcionada, mas um chamamento, a cada um de nós, para um agir permanente e não sermos tragados por esse comportamento, nos transformando em mais um nessa multidão. Vamos precisar de todo mundo nessa direção, a de refletir sobre o texto, seu contexto e fazer uma corrente oposta ao imediatismo. Esse é um tema que vem sendo estudado em todo o mundo. A gente precisa superar, em plena era moderna, os novos “Mitos da Caverna”. Não sermos rasos, nem chatos, nem permanentemente profundos, apenas fazermos uma troca: imediatismo por algo mais fecundo.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grupo de moradores do pequeno município baiano de Barracas, na região de Serrinha, ficou muito perto de acordar milionário neste domingo (19). Um bolão com 50 cotas acertou cinco das seis dezenas no concurso 2492 realizado na noite de sábado (18), no Espaço da Sorte, em São Paulo.  O acerto rendeu o prêmio de R$143.268,00. Os números sorteados foram: 10,30, 31,33, 42, 52.

Ainda no sorteio de sábado, apostadores de outros dois municípios da Bahia também “bateram na trave” na Mega-Sena.  Os jogos simples, em que o apostador escolhe seis dezenas, foram feitos nas cidades de Capim Grosso e Livramento de Nossa Senhora. Cada um acertador da quina receberá R$ 71.634,15. Um total de 65  apostas acertaram a quina. Na quadra, com quatro acertos, foram 6.645 apostadores em todo o país.

Um detalhe curioso é que outros três bolões feitos em Barrocas também foram contemplados no concurso de sábado, com a quadra. De acordo com levantamento do PIMENTA, junto à Caixa, dois dos bolões tinham 50 participantes e foram escolhidas sete dezenas. O quarto bolão tinha 63 participantes . Juntos, dois dos bolões renderam R$ 6 mil.  O terceiro bolão  pagará R$ 5 mil.

No sul, Ilhéus registrou cinco acertadores na quadra.  Outros moradores sul-baianos com acerto dos quatro números são de Iguaí, Itabuna e Itapé. Acumulada há vários sorteios, a Mega-Sena deve sortear R$ 70 milhões na quarta-feira (22). O jogo simples custa R$ 4,50 e pode ser feito em qualquer lotérica do País.

Tempo de leitura: 3 minutos

As tradicionais festas juninas, geralmente, são marcadas por danças e comidas típicas, mas o Ministério da Saúde alerta para os ambientes que podem ser propícios a queimaduras por líquidos quentes, chamas de fogueira e fogos de artifício. Entre janeiro e abril deste ano, já foram registrados 3.540 procedimentos hospitalares e 32.631 procedimentos ambulatoriais em decorrência de queimaduras no Brasil. Nessa época de junho, é comum o aumento de casos.

A queimadura é uma lesão na pele ou outro tecido orgânico, causada pelo calor ou pela radiação, radioatividade, eletricidade, fricção ou contato com produtos químicos. As queimaduras térmicas – por calor – ocorrem por meio de líquidos quentes (escaldaduras), objetos sólidos quentes (queimaduras de contato) ou chamas (queimaduras de chamas). A maior prevalência é atribuída a queimaduras de segundo grau, com destaque para as lesões dos membros superiores, ou seja, mãos, braços, tronco e cabeça.

Na Bahia, os festejos serão realizados em cidades como Ibicuí, Ilhéus, Uruçuca, Senhor do Bonfim,  Irecê, Porto Seguro, Cruz das Almas, Jequié e Barra. Em localidades como Itabuna, Ipiaú e Eunápolis será promovido o São Pedro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 180 mil pessoas morrem por ano devido a queimadura, considerada a quinta causa mais comum de lesões não fatais na infância. As queimaduras não fatais podem causar morbidade, hospitalização prolongada, desfiguração e incapacidade, muitas vezes resultando em cicatrizes e rejeição.

SUS E PRIMEIROS SOCORROS

O Sistema Único de Saúde oferece tratamento integral e gratuito para queimados em todo o Brasil. São 48 estabelecimentos habilitados como Centros de Referência na Assistência a Queimados, além da oferta de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses, materiais especiais e exames necessários para atender às vítimas.

De imediato, o paciente deve colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por aproximadamente dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

Leia Mais