Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) disponibilizou uma aeronave à família para o translado do corpo do ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes, e para conduzir para Itabuna os parentes do político que se encontram em Salvador. Gomes faleceu na tarde deste domingo, no Hospital Aliança, na capital baiana, onde estava internado desde o dia 14.

O prefeito Augusto Castro também determinou que as instalações do Teatro Municipal Candinha Doria sejam disponibilizadas para o velório, onde a comunidade poderá se despedir do seu maior político.  O corpo do ex-prefeito deve ser sepultado na terça-feira (26), em Itabuna, onde ele teve uma carreira política de sucesso.

Minutos depois da morte de Fernando Gomes ser confirmada, Augusto Castro conversou com Rui Costa (PT), que lamentou profundamente a perda do líder político de Itabuna e região e também colocou à disposição do prefeito e familiares de Fernando Gomes a estrutura do Governo do Estado para fazer o translado do corpo.

Tempo de leitura: 3 minutos

Com participação de pesquisador do sul da Bahia, um estudo publicado na revista científica Science Advances mostra que as florestas em processo de regeneração em áreas agrícolas abandonadas não são todas iguais e podem ajudar a restaurar e conservar as distintas regiões ecológicas (biomas) nas Américas.

O artigo Strong floristic distinctiveness across Neotropical successional forests é assinado por uma equipe de cientistas ligados à rede internacional de pesquisa 2ndFOR, dentre eles o professor Daniel Piotto, que leciona e pesquisa no Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A equipe de ecólogos estabeleceu 1.215 parcelas em florestas em processo de regeneração, também chamadas de florestas secundárias, do Oeste do México ao Sul do Brasil. Eles encontraram uma grande variação nas espécies de árvores entre regiões, resultado combinado da história evolutiva do continente e de condições ambientais atuais.

Com o estudo, os pesquisadores constataram que fatores como a história biogeográfica e a filtragem ecológica tiveram efeito mais intenso que a ação antropogênica na composição de espécies das florestas secundárias. O termo “florestas secundárias” designa florestas que crescem naturalmente após a remoção quase completa da cobertura florestal para uso humano, seja para agricultura itinerante, cultivo convencional ou pecuária.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), lamentaram, no início da noite deste domingo (24),  o falecimento do ex-prefeito Fernando Gomes. O agropecuarista e político morreu na tarde de hoje, em Salvador, onde estava internado desde o dia 14 deste mês.

Rui Costa também decretou luto oficial de 3 dias no Estado. “Quero manifestar meu pesar pela morte do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Fernando Gomes. Que Deus conforte seus familiares, amigos e itabunenses”, escreveu o governador em sua conta no Twitter.

Augusto Castro lamentou o falecimento de Fernando Gomes e destacou a trajetória do ex-prefeito. “Decretei luto oficial por três dias em memória do ex-prefeito Fernando Gomes Oliveira, cuja trajetória política e administrativa é por todos reconhecida. Que descanse em paz”, disse em nota Castro.

MANDATOS

Os mandatos de Fernando Gomes foram de 1º de janeiro de 1977 a 31 de dezembro de 1982, 1º de janeiro de 1989 a 1992, 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008 e 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020. Também foi deputado federal 1983 a 1988, (constituinte) 1987 a 1988 de 1995 a 1996.

Natural de Itabuna, onde nasceu no dia 30 de junho de 1939, filho de José Oliveira de Freitas e de Ester Gomes de Oliveira, fez curso técnico em contabilidade no Colégio Comercial de Itabuna, de 1961 e 1963, período em que se filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ao longo desses anos, dedicou-se a atividades agropecuárias em suas propriedades no sul e no sudoeste do estado.

Foi casado com Gislene Neiva Monteiro Oliveira, com que teve quatro filhos, e com Solange Cerqueira. Atualmente era casado com Sandra Neilma, com que tem duas filhas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de 10 anos, o Itabuna está de volta à primeira Divisão do Campeonato Baiano. O Dragão do Sul venceu o Jequié por 1 a 0, na tarde deste domingo (24), no Estádio Waldomiro Borges, no sudoeste do estado, com um golaço do lateral direito João Neto, aos 48 minutos do primeiro tempo. O camisa dois do Itabuna driblou um adversário e acertou um lindo chute de fora da área.

Foi um grande jogo, com jogadores do Jequié desperdiçando chances claras de gol e o goleiro Thiago, do Itabuna, fazendo defesas milagrosas, no primeiro tempo. No segundo tempo Gil, do Dragão do Sul, perdeu um gol, praticamente, debaixo da travessão. O Jequié foi para cima em busca do empate e levou vários contra a ataques. O final terminou mesmo com a classificação do Itabuna.

Além da vaga garantida na primeira divisão do Campeonato Baiano, o Dragão do Sul disputará o título da Série B contra o Jacobinense, que passou pelo Juazeiro. O time de Jacobina garantiu vaga na grande da decisão ao vencer o adversário por 1 a 0, no tempo normal, e 7 a 6, na disputa por pênaltis, na partida de volta. O Juazeiro havia vencido o primeiro confronto por 2 a 1.

A primeira partida da decisão da Série B do Campeonato Baiano está marcada para o dia 31 deste mês. O jogo de volta será no dia 7 de agosto. Os locais dos dois jogos ainda serão definidos. Veja abaixo os melhores momentos da partida entre Jequié e Itabuna, com transmissão da TVE Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Morreu na tarde deste domingo (24), em Salvador, o agropecuarista e ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes de Oliveira, de 83 anos. Ele estava internado no Hospital Aliança, na capital baiana desde a semana passada, quando sofreu uma crise hepática. Estava tomando medicamentos para tratar uma bactéria na perna.

Fernando Gomes começou a carreira na década de 70, quando assumiu o cargo de secretário de Administração no governo do então prefeito José Oduque Teixeira. Depois foi prefeito cinco vezes prefeito e três vezes deputado federal. Foi adversário e depois aliado do ex-governador e ex-senador Antônio Carlos Magalhães.

Fernando também foi adversário do PT durante muitos anos, mas tornou-se um aliado do governador Rui Costa. A carreira do ex-prefeito foi cheio de polêmicas, acusações de improbidade, mas também por gestões com grandes obras realizadas, como Vila Olímpica de Itabuna, implantação de rede de esgoto e pavimentação de ruas.

O corpo de Fernando será levado para Itabuna, onde será sepultado na terça-feira (26). O local do velório e horário do sepultamento ainda não foram divulgados. Ele deixa viúva e filhos. Atualizado às 17h40min.

Caixa abre 4 mil vagas em concurso público || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica Federal, que no primeiro trimestre deste ano registrou lucro líquido de R$ 3 bilhões, ainda não conseguiu retomar completamente o atendimento ao público em uma das suas agências na Avenida do Cinquentenário, no centro de Itabuna. A Agência Grapiúna teve o funcionamento suspenso depois de ter o térreo alagado durante a enchente histórica, em dezembro do ano passado.

Quase sete meses depois, a instituição não consegue disponibilizar 100% dos serviços para o público. Quem foi à Agência Grapiúna neste final de semana encontrou as portas de acesso aos caixas eletrônicos fechadas e os equipamentos desligados. “É uma vergonha que um banco desse porte não consiga reabrir depois de tanto tempo. Um grande descaso com os correntistas que pagam taxas altas e não têm acesso ao serviço”, reclama a professora Sônia Mendes de Sousa.

No sábado e domingo, quem precisou consultar um simples extrato, por exemplo, teve que se dirigir à agência Itabuna, perto do Jardim do Ô, ou atravessar a ponte sobre o Rio Cachoeira para chegar à agência do Shopping Jequitibá. ” Isso retrata como a Caixa trata os seus clientes. A instituição só têm pensado no lucro. Já é a quarta vez que preciso acessar o caixa eletrônico e não consigo”, revolta-se o aposentado Renato Ferreira Soares.

Tempo de leitura: 2 minutos

A partir da próxima terça-feira (26), as primeiras carteiras de Identidade Nacional (CIN) serão emitidas no Rio Grande do Sul. Nos dias seguintes, será a vez dos órgãos de identificação civil no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná iniciarem a emissão do novo documento. Segundo a Receita Federal, nos demais estados ainda não há previsão para início da emissão.

A nova carteira de identidade adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país. Haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão do documento.

Nesse primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver a situação.

De acordo com a Receita, no futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF. A atualização de informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal.

Em algumas situações, o procedimento gera um protocolo de atendimento. Nestes casos, o cidadão pode enviar seus documentos para a Receita Federal por e-mail.

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Neste período, é necessário enviar os seguintes documentos para atualizar o CPF por e-mail: documento de identidade oficial com foto; certidão de nascimento ou certidão de casamento, se no documento de identidade não constar naturalidade, filiação ou data de nascimento; comprovante de endereço; foto de rosto (selfie) do cidadão (ou responsável legal, se for o caso) segurando o próprio documento de identidade;

Se o cidadão tiver 16 ou 17 anos, poderá ser solicitado o documento de identidade oficial com foto do solicitante (um dos pais). Para menores de 16 anos, tutelados ou sujeitos à guarda, será preciso: documento de identidade oficial com foto do solicitante (um dos pais, tutor, ou responsável pela guarda); além de documento que comprove a tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz.

Para cidadão com deficiência e mais de 18 anos (solicitado por parente até 3º grau) será necessário apresentar: laudo médico atestando a deficiência; documento de identificação oficial com foto do solicitante (cônjuge, convivente, ascendente, descendente ou parente colateral até o 3º grau); e documento que comprove o parentesco. Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As equipes do Itabuna e Jequié iniciam às 15h deste domingo (24), no Estádio Waldomiro Borges, no sudoeste do estado, a disputa por uma das vagas na grande final da Série B do Campeonato Baiano. O primeiro duelo entre as duas equipes, no sábado passado, terminou empatado em 1 a 1. Por isso, quem vencer hoje fica com a vaga.

Se a disputa terminar empatada, a decisão será nos pênaltis. Quem passar enfrentará o o Jacobinense na final. O time de Jacobina garantiu vaga na grande da decisão da Série B ao vencer o Juazeiro por 1 a 0 no tempo normal e 7 a 6 na disputa por pênaltis, na partida de volta. O Juazeiro havia vencido o primeiro confronto por 2 a 1.

A primeira partida da decisão da Série B do Campeonato Baiano está marcada para 31 deste mês. O jogo de volta será no dia 7 de agosto. Os locais dos dois jogos ainda serão definidos.