Tempo de leitura: 6 minutos

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Joab Alves Batista, disse que o empresário Ronaldo Abude mostrou desconhecimento ao declarar que a entidade sindical é uma das instituições da cidade que padecem de continuísmo. Segundo Joab, desde 1994, a história da instituição é marcada por alternância de poder.

“Cheguei à conclusão de que Ronaldo Abude não conhece a história do Sindicato dos Comerciários”, afirmou o dirigente à coluna Arriba Saia, do PIMENTA. “Nossa instituição é democrática. Temos eleição a cada quatro anos, o trabalhador vota para eleger sua diretoria. Nas entidades patronais, a gente não sabe de eleição. Só vê assim: fulano é indicado [presidente]”.

ANTECESSORES

Joab relembrou nomes de presidentes que administraram o Sindicato dos Comerciários antes dele: Ailson Caldas, Ramon Cardoso, Jairo Araújo e Gilson Costa. “Eu estou no meu primeiro mandato […], sou funcionário da JAL desde 2007 e não tenho vínculo com essas pessoas que passaram pela direção do sindicato”.

“DE PAI PARA FILHO”

Ele também alfinetou as entidades patronais, dizendo que não se tem notícia da presença de mulheres nas diretorias daquelas instituições, enquanto o Sindicato dos Comerciários, hoje, tem Amanda Santos na sua vice-presidência. Além de não contar com representação feminina, conforme Joab, as associações empresariais costumam ser ocupadas por famílias, com transmissão doo poder de pai para filho.

LUTAS…

O sindicato, continuou Joab Batista, esteve à frente da greve geral de 2018, que, para ele, foi o maior ato na história do sindicalismo itabunense. “O Sindicato dos Comerciários é um grande protagonista da nossa cidade. É isso que incomoda essa parte do setor patronal”.

…E CONQUISTAS

A coluna pediu que o líder sindical apresentasse conquistas dessa luta. Segundo Joab, enquanto o salário mínimo no Brasil é de R$ 1.212,00, o piso salarial dos comerciários de Itabuna é de R$ 1.363,85. Além disso, o comerciário tem direito a acréscimo de 4% a cada triênio que completa no emprego. Outro benefício é a chamada quebra de caixa, que assegura 10% a mais na remuneração dos funcionários que assumem a responsabilidade pelos caixas dos estabelecimentos.

__________

VONTADE

Nazal: sede da Ceplac deve ser entregue à UFSB

O fotógrafo e memorialista José Nazal (REDE) manifestou o desejo de ver a sede regional da Ceplac completamente integrada ao patrimônio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Para o ex-vice-prefeito de Ilhéus, o destino faria justiça ao legado incomensurável da Ceplac, que, segundo ele, foi morta por “inanição”.

REITORA

Reitora Joana Guimarães em evento da ADR || Foto Pimenta

Para a reitora Joana Guimarães, o debate levantado por Nazal só terá resposta com o tempo.

– Em relação ao futuro, a gente não sabe. Em princípio, estamos com um espaço bastante razoável. Também usamos um espaço no Cepec, que nós reformamos e adaptamos para o funcionamento de laboratórios novos, principalmente na área de Engenharia Florestal, que tem afinidade muito grande com a atuação da Ceplac –  disse a reitora, fazendo referência ao Campus Jorge Amado.

CORAGEM

A coluna ouviu Joana Guimarães e José Nazal durante evento da ADR (veja aqui). Na abertura da solenidade, a reitora da UFSB leu a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito. Presente na cerimônia, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, também leu o documento, explicando que o fez para ratificar o gesto corajoso da colega.

_________

FAZ O SEU

Soane e Jerbson em reunião com músicos e produtores culturais

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), quer disputar a Prefeitura de Ilhéus sob os auspícios do grupo liderado pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD). Para isso, mostra trabalho em 2022. Ele promoveu uma série de reuniões de lideranças com a candidata a deputada estadual e primeira-dama Soane Galvão (PSB).

FAZ O SEU 2

Marão e Bebeto vistoriam obra no Alto do Socorro

Também no páreo da sucessão ilheense, o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) acompanhou o prefeito na vistoria das obras de contenção da encosta do Alto do Socorro. Marão disse que o trabalho é bancado com recursos de emenda de Bebeto, regalo ainda dos tempos do socialista na Câmara dos Deputados (2015-2018).

__________

ALEGRIA, ALEGRIA

Rui dá carona a Marão e Augusto em compactadora

Rui dirigiu uma máquina compactadora na vistoria das obras da BA-649, que recebeu seu primeiro trecho de asfalto. Marão e Augusto foram de carona. O registro pra lá de icônico é de Rodrigo Macêdo, fotógrafo da Superintendência de Comunicação de Ilhéus (Sucom). Segundo o governador, os prefeitos estavam felizes como “pinto no lixo”.

__________

O ESTOQUE DE GEDDEL

Geddel devolve provocação com duro recado: “Agora só eu posso atirar flechas”

O ex-ministro Geddel Vieira Lima, do MDB, tem se divertido não apenas com o seu retorno às aulas de Direito. As redes sociais são um dos novos passatempos dele. Por lá, opina, dá dicas e dispara petardos. Depois de um silêncio, adversários ligados ao ex-prefeito ACM Neto voltaram a usar anônimos para incomodá-lo usando imagens como a que ilustra esta nota. Bem ao seu estilo, o emedebista não deixou por menos:

– Essa é a foto com que tentam me constranger. Estive no inferno e saí dele vivo e fortalecido na alma. Nada me cala, nada me constrange, nada me inibe. Pago os preços que a vida cobra com altivez, cultivando a emoção e alimentado de coragem. Já fui flechado de todo jeito, agora só eu posso atirar flechas. E como as tenho – escreveu.

__________

Caminhada não teve aquela conhecida empolgação dos “comunas” em Itabuna

REAÇÃO?

A caminhada de Jerônimo Rodrigues (PT) em Itabuna, na última quarta (17), surpreendeu os organizadores pela empolgação do eleitorado, mas foi marcada pela baixa adesão do PCdoB local ao evento. Não custa lembrar que o partido rifou a candidatura a deputado federal de Wenceslau Júnior.

__________

Charliane Souza isentou direção do PCdoB e atirou em advogado, hoje com adversário

A DOR DE CHARLEANE

Outra baixa no PCdoB foi motivada por questões jurídicas. Ex-vereadora de Itabuna, Charliane Souza desistiu da disputa por vaga na Assembleia Legislativa (Alba) devido ao erro do advogado constituído por ela na campanha a prefeita em 2020. O advogado deixou de anexar procuração à prestação de contas, segundo a ex-vereadora. Ela sugere má-fé na conduta do profissional (confira o vídeo aqui) que, aponta, está com outro candidato.

VAI DE MARCONE

Fora do páreo, Charliane pode fechar com Marcone Amaral. O ex-prefeito de Itajuípe concorre a deputado estadual pelo PSD.

__________

Guinho perdeu apoio dos Xavier, mas baixa pode se ampliar

AS PERDAS DE GUINHO 

Candidato a deputado federal, o vice-prefeito Enderson Guinho (UB) perdeu o apoio de uma ala do Cidadania em Itabuna ligada ao vereador Ricardo Xavier, que decidiu apoiar a reeleição de Paulo Magalhães (PSD). Xavier e família mudaram por interferência do prefeito Augusto Castro (PSD). As baixas no grupo do vice-prefeito não devem parar por aí. Um nome que lhe é fiel discorda dos rumos da campanha e das ações adotadas nos últimos dois meses e estuda se descolar de Guinho.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *