Tempo de leitura: 2 minutos

A cidade de Ilhéus, cenário da Feira, parecia sair dos livros de Jorge Amado e alcançar o mundo do leitor.

Efson Lima | efsonlima@gmail.com

Há grande quantidade de feiras e festivais literários na Bahia. Muitas dessas ações literárias partem de iniciativas voluntárias. As pessoas se juntam e buscam o apoio privado e/ou recurso público para subsidiar a realização dessas exposições literárias. A pandemia de Covid-19 estabeleceu um período sabático presencial para alguns deles, mas, felizmente, não conseguiu impor sua extinção.

Agora, em 2022, os festivais e feiras reaparecem com o brilho de uma vasta produção literária e com grande número de leitores interessados neles. Esses encontros aglutinam o público e reúnem diferentes linguagens: música, teatro, dança e artes plásticas. Indubitavelmente, organizadores e público estavam esperando o retorno desses eventos para comemorar e se reencontrar com a literatura fora do ambiente caseiro. Por sinal, a Bienal do Livro em São Paulo, ocorrida em julho último, teve volume considerável de vendas e número significativo de visitantes, registrando recordes.

Trago à lume a Feira Literária de Ilhéus (FLI) ocorrida no mês de julho. Nela, pude participar ativamente e apreciar a presença de alguns escritores de impacto nacional, como Viviane Mosé e Jeferson Tenório. A FLI foi organizada pela Academia de Letras de Ilhéus e pela Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus). O evento teve lançamento de livros, concurso de obra literária (Prêmio Sosígenes Costa) e o envolvimento de escritores na maratona literária.

A FLI foi uma junção de linguagens e de propósitos, cujo emaranhado foi conferindo sentido ao evento à medida que as mesas, oficinas, shows, a gritaria da criançada e as perguntas do público se entrelaçavam. A cidade de Ilhéus, cenário da Feira, parecia sair dos livros de Jorge Amado e alcançar o mundo do leitor.

A realização dos festivais literários não se estancou na Bahia e, neste mês de agosto, já ocorreram o Festival de Praia do Forte e o Festival de Canudos (Flican). As articulações para a concretização da tradicional Feira Literária de Cachoeira (Flica), que vai ocorrer em setembro, estão a todo vapor; assim como para a Festa Literária de Uauá, no sertão da Bahia; e o Festival Literário Sul – Bahia (Flisba), em novembro, na cidade de Itajuípe, e, pela primeira vez, será de forma presencial, mas ainda com transmissão via internet.

Ainda teremos a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), também programada para novembro. E já se divulga a primeira edição da Festa Literária de Serra Grande, que promete se tornar um grande festival literário na biosfera da Mata Atlântica.

Efson Lima é mestre e doutor em Direito pela UFBA e membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e da Academia Grapiúna de Letras (Agral).

Uma resposta

  1. Autora da única trilogia de ficção ambiental do mundo Mãe Nossa

    Exmos. Srs.

    Sou agente literária da escritora portuguesa premiada, Ana Filomena Amaral, autora da única trilogia de ficção ambiental do mundo “Mãe Nossa”, já traduzida em várias línguas e editada no Brasil. Gostaria de saber se estariam interessados em acolhê-la no vosso tão prestigiado festival. Envio informação complementar.

    Melhores cumprimentos

    Sara Simões

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *