Augusto comemora publicação de edital e agradece empenho de Rui || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) publicou o aviso de concorrência para pavimentação dos 4,5 quilômetros da avenida que interligará o trecho da Beira-Rio da Câmara de Vereadores, no Conceição, até a nova Ilhéus-Itabuna, na margem direita do Cachoeira. A publicação do Aviso de Concorrência 314/2022, do tipo menor preço, foi comemorada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) nesta segunda-feira (24).

Segundo o edital, a abertura das propostas para a obra deverá ocorrer às 9h30min do dia 29 de novembro. Augusto agradeceu o empenho do governador Rui Costa pela abertura do processo licitatório. A autorização foi assinada na tarde de sexta-feira passada (21). A nova pista de acesso à cidade contará com ciclovias e ciclofaixas. O projeto prevê a urbanização de toda a orla do Rio Cachoeira.

Obra mudará orla do Cachoeira na margem direita

O novo acesso a Itabuna, no sentido de quem vem de Ilhéus, na margem direita, vai ligar a primeira ponte da BA-649, nas proximidades do condomínio residencial Real Ville, até Câmara de Vereadores, passando pelas ruas do Contorno, Prado e Pastor José Marques.

O prefeito Augusto Castro reforçou que o alinhamento político com o governador Rui Costa e os partidos que formam a base de sustentação do governo estadual, projeta a cidade para um outro patamar, com investimentos estruturantes que preparam Itabuna para ser um dos maiores polos logísticos do Nordeste do país. “É um novo vetor de crescimento para o município”, afirmou Augusto ao PIMENTA.

Boletins de urnas são enviados para auditoria do TCU|| Foto Fernando Frazão/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, nesta segunda-feira (24), a entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU) dos 4.161 Boletins de Urna (BUs) do primeiro turno das eleições deste ano. Os equipamentos serão auditados pelo órgão.

Essa é uma das etapas da auditoria do TCU sobre o pleito que começou em maio de 2021 e vai terminar em 2023. A proposta é fazer uma comparação entre os BUs que são emitidos pelas urnas eletrônicas ao final do dia de votação e contêm a apuração dos votos com a totalização feita pelo TSE.

Os auditores do TCU requereram ao TSE os boletins de, no mínimo, 4.161 urnas que receberam votos em seções eleitorais no Brasil e também no exterior. O objetivo dos técnicos do órgão é a obtenção de um grau de certeza estatística de 99% quanto à integridade da informação dos BUs.

SORTEIOS DE URNAS
O sorteio das seções eleitorais a serem auditadas foi feito pelos técnicos do TCU depois do primeiro turno, utilizando um algoritmo que ampliou e pulverizou ao máximo o campo da amostra dentre os 5.570 municípios brasileiros. Foram mais de 2,3 mil localidades sorteadas; dos 4.577 BUs disponibilizados pela Justiça Eleitoral para a auditoria, apenas 970 vieram de seções eleitorais em capitais.

No TCU, os BUs físicos são transformados em dados lógicos, por meio de uma aplicação desenvolvida pelos auditores. Essa mesma aplicação faz o batimento desse dado lógico do BU físico com a totalização feita pelo TSE no primeiro turno. “São muitos dados que eles esperam coletar, bater e demonstrar que os resultados emitidos às cinco da tarde nas seções eleitorais são os mesmos dos totalizados às oito e pouco nos painéis da Justiça Eleitoral e da imprensa de modo geral”, explica o coordenador de Auditoria de Governança e Gestão de Aquisições do TSE,Carlos Ramon.

Um dos serviços prestados por essa auditoria, segundo ele, será desmentir notícias falsas que circulam em períodos eleitorais sobre a existência de algoritmos que, de dentro da Justiça Eleitoral, supostamente interferem e alteram os dados das urnas eletrônicas no momento da totalização dos votos.

Previsão de mais chuvas em Itabuna para as próximas horas|| Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas no sul da Bahia para as próximas horas. De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem ser superiores a 100 milímetros por dia em alguns municípios. Em Ilhéus, a estimativa é que chova até 110 milímetros até quinta-feira (26).

Nesta segunda-feira, foram registrados alagamentos no centro de Itabuna e bairros como Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Malhado e Salobrinho. Houve desabamento na comunidade do Tapera. A Defesa Civil Municipal registrou pelo menos 20 ocorrências nos bairros de Ilhéus. Por causa do mau tempo, voos tiveram que ser desviados do Aeroporto Jorge Amado nesta segunda.

Em Itabuna, houve alagamentos em bairros como Pontalzinho, Jardim Primavera, São Caetano, Lomanto, São Pedro, Califórnia e Santo Antônio, além do centro da cidade. No bairro Conceição, a parte de um muro Itabuna Esporte Clube não resistiu à enxurrada e desabou. Ninguém ficou ferido. De acordo com o Inemet, haverá mais chuvas no município nas próximas horas.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, alerta que é fundamental que a população adote medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. “Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”.

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

Homem é preso com CNH falta em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no final de semana, na BR-101, no sul da Bahia, um homem que apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação falsa. O infrator, que não teve o nome divulgado, foi detido quando trafegava pelo quilômetro 502, em Itabuna, pilotando uma motocicleta.

O piloto estava numa motocicleta Honda/Cbx-250, Twister, preta. O homem foi abordado durante uma fiscalização de rotina e apresentou o documento falso. Ele não deu detalhes de como conseguiu o documento falsificado. O infrator foi levado para a delegacia da Polícia Civil em Itabuna, onde foi indiciado pela fraude.

Jabes estima percentual de eleitores de Roma que votarão em Neto || Foto Alberto Coutinho
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, acredita que, nesta última semana de campanha, a candidatura de ACM Neto (UB) deve concentrar ações nas maiores cidades do estado, onde, segundo ele, a influência das lideranças políticas que apoiam o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, é menor.

“A campanha do Neto tem que ser focada na Região Metropolitana de Salvador e nas 30, 40 maiores cidades da Bahia. No mais, é o trabalho que já vinha sendo feito desde o primeiro turno”, disse o ex-prefeito de Ilhéus ao PIMENTA.

Ele contemporizou a saída de lideranças do PP da base de Neto para a de Jerônimo. Segundo Jabes, esse movimento ocorreu em diferentes partidos, inclusive no UB, e também no sentido contrário, com ganhos para a campanha do ex-prefeito de Salvador, ainda que em menor número do que os novos apoios conquistados pelo petista.

No primeiro turno, Jerônimo obteve 49,45% dos votos válidos contra 40,80% de ACM Neto. João Roma, do PL, ficou com 9,11% (734.361). Pela estimativa de Jabes Ribeiro, 80% dos votos de Roma devem ir para Neto no segundo turno. “Bolsonaro já deu até declaração [de apoio ao candidato do UB]”, disse, referindo-se a uma fala do presidente a Rodrigo Vilela, no podcast Inteligência Limitada.

Jabes acrescentou que a estratégia de comunicação da campanha de Neto melhorou muito no segundo turno, pois, segundo ele, acertou ao dar mais ênfase à comparação direta dos candidatos.

“SAÍMOS BEM”

Para o secretário, o Progressistas conseguiu bom resultado nas eleições proporcionais na Bahia. “Nós saímos bem. A gente sempre quer um pouquinho mais. Nós queríamos cinco federais, elegemos quatro; trabalhamos para eleger sete estaduais, elegemos seis. O partido saiu bem e forte na Assembleia e na Câmara”.

Sobre eventual fusão do PP com o União Brasil, possibilidade recentemente ventilada na imprensa, Jabes a considera improvável. E vê maiores chances de uma aliança como federação partidária. Também reafirmou voto em Lula, que, na avaliação dele, representa, hoje, o único caminho para a preservação da democracia, no momento que considera o mais crítico da Nova República.

Lula e Bolsonaro mantém percentuais de intenções de voto na pesquisa Ipec || Fotos Ricardo Stuckert e Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisa Ipec que afere intenções de voto para a presidência da República aponta estabilidade na disputa entre o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Ambos repetem percentuais obtidos há uma semana (reveja aqui).

Lula tem 50% das intenções de votos contra 43% de Bolsonaro. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo permaneceu em 5% e o de indecisos ficou em 2%.

VOTOS VÁLIDOS  E REJEIÇÃO

Quanto considerados os votos válidos, Lula repete os 54% da semana passada e Bolsonaro os 46%.

A pesquisa apurou, no entanto, que a rejeição a Bolsonaro oscilou um ponto para cima – o que está dentro da margem de erro do levantamento -, saindo de 46% para 47%, enquanto Lula repetiu os 41% de rejeição apurados há uma semana.

A pesquisa ouviu 3.008 eleitores em 183 municípios brasileiros no intervalo de sábado (22) até hoje (24), conforme o Ipec (ex-Ibope). A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código 06043/2022.

Limpeza e desobstrução da rede pluvial asseguram drenagem eficaz, avalia Siurb
Tempo de leitura: 2 minutos

Os estragos causados pela chuva que atingiu Itabuna nesta segunda-feira (24) poderiam ter sido maiores sem o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade, segundo avaliação da Prefeitura. Após o auge das chuvas, por volta das 13h30min, a água refluiu em menos de 20 minutos dos principais pontos de alagamento, ainda de acordo com a gestão municipal.

Para o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), Francisco de Sousa Lino Filho, a limpeza e a desobstrução frequentes de galerias e da rede de drenagem pluvial, intensificadas desde 2021, deram bons resultados. “Este serviço vem sendo feito rotineiramente, inclusive com a utilização de um caminhão suga-suga”, acrescentou.

Os alagamentos foram registrados nas avenidas do Cinquentenário, Amélia Amado, Itajuípe, Aziz Maron, Mário Padre, Deputado Paulo Nunes – próximo à Estação Rodoviária – e Getúlio Vargas, no Mangabinha, e Juca Leão e Ilhéus, no Centro, e na Rua Senhor do Bonfim, no Fátima.

“Graças a Deus, mesmo com infortúnios para algumas pessoas, o escoamento das águas pluviais nestes locais foi rápido, inclusive sem causar danos ao fluxo de veículos,” comentou Sousa Lino.

ALERTA LARANJA

Servidores limpam trecho de rede pluvial

A Defesa Civil distribuiu aviso pelas redes sociais informando que Itabuna está em alerta laranja. A cidade tem 32 áreas com risco de deslizamento. Até o momento, não há risco de enchente, informa o diretor do órgão, Kaíque Brito. “A princípio, é só uma chuva de primavera, mas estamos monitorando”.

A recomendação é que, a qualquer sinal de rachaduras nas casas ou de deslizamento, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pela rede social Instagram.

Lula e Bolsonaro oscilam dentro da margem de erro, segundo pesquisa Atlas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A nova pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira (24), mostra oscilação das intenções de voto na eleição presidencial. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou para 53% dos votos válidos contra 47% do presidente Jair Bolsonaro (PL). A diferença entre os dois saiu de 4,8 para 6 pontos percentuais, na comparação com o levantamento anterior, encerrado em 12 de outubro.

Considerando os votos totais, Lula saiu de 51,1% para 52%, enquanto Bolsonaro oscilou de 46,5% para 46,2%.

A pesquisa tem margem de erro de 1 ponto percentual e confiança de 95%. Os dados foram coletados via web de 18 e 22 de outubro, com participação de 4.500 eleitores de 1.404 municípios, segundo a empresa. A própria AtlasIntel custeou o levantamento. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-06415/2022.

Homem observa nível da água subir em rua de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A chuva que atinge o sul da Bahia alagou as avenidas Amélia Amado, Cinquentenário, Princesa Isabel e Manoel Chaves, em Itabuna. Também há registro de alagamento em bairros da cidade, que entrou em estado de alerta laranja, conforme anúncio feito pela Defesa Civil nesta segunda-feira (24).

Água já invade lojas e impede tráfego de veículos

De ontem até a manhã de hoje, o volume da chuva em Itabuna foi de 20 milímetros, e a previsão é de que o tempo permaneça fechado até quinta-feira (27), informa o diretor da Defesa Civil no município, Kaíque Brito.

Na última noite, a marquise de um imóvel do bairro Califórnia desmoronou. Ninguém se feriu. “A estrutura estava com goteiras e alguns pedaços chegaram a cair. Mas a marquise já estava deteriorada”, explicou Kaíque.

Pessoas buscam abrigo da chuva que atinge Itabuna

Situações de risco ou emergência devem ser comunicadas à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, que atendem pelos telefones 199 e 193, respectivamente. A recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas com risco de deslizamento.

Nas redes sociais, circulam imagens dos estragos provocados pela chuva. Vídeos mostram o Calçadão da Ruy Barbosa tomado por água; no Conceição, parte do muro do Itabuna Esporte Clube desabou; casas e estabelecimentos comerciais já foram alagadas.

Em uma das gravações, vozes femininas comentam a situação do Centro da cidade. “E se alagar tudo de novo?”, pergunta uma delas, relembrando as enchentes de dezembro de 2021. Assista.

Manu traz Migga, Zaia, João e Raysson pela 1º vez ao sul do estado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O grupo Filhos da Bahia já tem data marcada para o seu primeiro show no sul do estado. Será no dia 26 de novembro, um sábado, na terceira edição do Feijão Cola Na Manu, no São Judas, em Itabuna, a partir das 13h.

O nome da banda soteropolitana faz referência ao fato de que seus membros, Migga, João, Raysson e Zaia, são filhos de Carlinhos Brown, Saulo, Tonho Matéria e Reinaldinho, respectivamente.

“Vamos abrir o verão de Itabuna e região com uma festa linda, leve, com um serviço de primeira qualidade e muita música”, garante a publicitária e empresária Manuela Berbert, realizadora do evento.

Manu recomenda que as pessoas interessadas em ir à festa acompanhem o perfil do evento no Instagram (@feijaocolanamanuoficial), onde anunciará o início da venda de ingressos, que serão limitados.

Confira trecho de Liberar geral, música do Terra Samba, na interpretação de Filhos da Bahia.

Tabôa é uma das 100 melhores ONGs do Brasil, segundo premiação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Tabôa Fortalecimento Comunitário, com sede em Serra Grande, distrito de Uruçuca, é uma das 100 melhores organizações brasileiras, segundo o Prêmio Melhores ONGs de 2022. Essa é a quarta vez que a entidade recebe a premiação nacional. Na lista, que está disponível no site www.premiomelhores.org, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

“Receber, mais uma vez, esse reconhecimento é importante para reforçar a necessidade de seguirmos aperfeiçoando nossos processos de governança, gestão e transparência, comunicação, desenvolvimento de equipe, mobilização de recursos e monitoramento. É um reconhecimento também dos avanços já conquistados e do impacto de nossas ações junto às comunidades”, avalia Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa.

Criada em 2014, a Tabôa é uma associação civil sem fins lucrativos, que fomenta iniciativas de base comunitária, empreendimentos produtivos e socioeconômicos no campo e na cidade, valorizando culturas, saberes e vocações locais. Desde sua fundação, mais de 2.700 pessoas foram alcançadas e 196 projetos e iniciativas comunitárias já foram apoiados pelas ações institucionais.

O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize e da Fundação Toyota do Brasil. Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, em 25 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo.

Rui critica plano de desindexação de salário e aposentadoria
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) criticou o plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, de desvincular da inflação o reajuste anual do salário mínimo, das aposentadorias e dos benefícios previdenciários, caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito no próximo domingo (30). A proposta do ministro veio a público, na semana passada, em reportagem da Folha de S. Paulo.

“Isso é um absurdo do governo federal, do Guedes, do Bolsonaro, de arrochar não só o salário mínimo. Ele quer arrochar os salários dos aposentados do Brasil. Não reajustar o salário dos aposentados, o salário mínimo [pela inflação], significa arrochar o salário dos pobres aposentados, que usam o dinheiro para sobreviver, dos velhinhos aposentados. Isso mostra a crueldade que eles estão preparando para depois da eleição”, declarou Rui Costa ao PIMENTA durante entrevista em Ilhéus.

Após a repercussão negativa do vazamento do plano, Paulo Guedes afirmou que o salário mínimo e as aposentadorias serão reajustados acima da inflação, se Bolsonaro for reeleito. Disse até que a medida pode gerar aumento real. Nos últimos três anos, o salário mínimo e as aposentadorias não tiveram correção acima da inflação.

Pedalada Azul em Itabuna atrai centenas de ciclistas todos os anos || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ONG Unidos pelo Diabetes abriu inscrições para a Pedalada Azul, evento que integra o calendário do Unidos Pelo Diabetes em Ação 2022. A Pedalada Azul será no primeiro domingo de novembro, dia 6, e terá como percurso alguns dos principais corredores urbanos de Itabuna.

Além do incentivo à prática de atividades saudáveis, a Pedalada Azul levará a mensagem da prevenção da doença, através de um minitrio e distribuição de material informativo.

As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio do link https://www.sympla.com.br/pedalada-azul-itabuna-2022__1726264.

Os coletes deverão ser retirados nos dias 4 e 5 de novembro, no estande na Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital Beira Rio, mediante a contribuição de dois quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão entregues ao projeto Itabuna do Bem, que os destinará a instituições que atendem famílias carentes.

– A Pedalada Azul vai mobilizar para o Mutirão do Diabetes, mostrar como a prática de esporte contribui para reduzir os riscos da doença e também se tornar um ato de solidariedade às pessoas que sofrem com a escassez de alimentos – afirma o médico oftalmologista Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do Mutirão, previsto para os dias 17 e 18 de novembro, na Terceira Via Hall.

A Pedalada Azul 2022 contará com a coordenação dos grupos de ciclismo de Itabuna e com o apoio do Hospital Beira Rio, Óticas Carol e Novo Nordisk.

Rota abre 25 vagas de emprego para motorista de ônibus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rota Transportes, empresa do Grupo Brasileiro, fará seleção de motoristas de ônibus nesta terça-feira (25), em Itabuna. O teste prático para quem possui a carteira de motorista categoria D será às 8h, na sede da empresa, no prolongamento da Avenida Amélia Amado, no Bairro Santo Antônio.

O teste prático tem oferta de 25 vagas para motorista, segundo afirmou ao PIMENTA a coordenadora de RH e Qualidade do Grupo Brasileiro, Jaciara Santos. Os interessados devem ter experiência comprovada e curso de transporte de passageiros, além da CNH categoria D.

Há vaga, também, para pessoas com deficiência (PCD).

USF do São Lourenço entra em reforma || Foto Pedro Augusto/PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Aurivaldo Peixoto Sampaio, no São Lourenço, foi incluída no cronograma de obras de reforma da rede de atenção básica pelo prefeito Augusto Castro (PSD), informa o município. A obra será tocada em uma parceria entre Secretaria de Saúde de Itabuna e Faculdade Santo Agostinho, como contrapartida de programa de residência médica e estágio.

Na USF Dr. Aurivaldo Peixoto Sampaio, com dois pavimentos, não foi necessário transferir o atendimento para outro local. “Lá mesmo conseguimos nos organizar de modo que a obra não interfira no atendimento”, explicou Lívia Mendes Aguiar, secretária de Saúde de Itabuna.

A previsão é de que a obra seja concluída em até 90 dias, segundo o engenheiro Tiago Silva, responsável técnico pela obra. Ele informa que todo ambiente está sendo requalificado com a revisão do telhado, redes hidráulica e elétrica, pintura geral, troca de luminárias, dentre outros serviços.