Vacinação contra a aftosa prossegue até dia 30 deste mês
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) espera vacinar 100% do rebanho (bovinos e bubalinos) contra a febre aftosa ou alcançar percentual superior aos 94,70% da primeira etapa da campanha. A imunização dos animais começou na última terça-feira (1º) e prossegue até o dia 30 deste mês em todas as regiões do estado. A estimativa é que 12.407.167 animais sejam vacinados.

O diretor geral da Adab, Lázaro Pinha, destacou que a Bahia está livre da febre aftosa há 25 anos.  “O estado possui o status de Zona Livre de Aftosa Com Vacinação e busca a mudança desse patamar, seguindo todas as exigências sanitárias dos órgãos competentes para que, em breve, não haja mais necessidade de vacinação. E a cadeia produtiva tem se mantido unida neste intuito de manter o rebanho livre da doença”.

Depois da vacinação dos animais, o produtor tem até 15 dias para se dirigir ao escritório da Adab mais próximo de sua propriedade para declarar o ato. Ele deve levar a relação de bovinos e bubalinos nascidos, mortos e vacinados, discriminados por quantidade, sexo e idade, juntamente com a nota ou cupom fiscal de compra da vacina.

Outra opção para repassar as informações é o site www.adab.ba.gov.br . “Para reforçar a defesa agropecuária na Bahia, a Adab vem intensificando os procedimentos para a geolocalização das fazendas, por isso, é importante o criador levar junto consigo a marcação da coordenada geográfica de sua propriedade no momento da declaração da vacinação”, destaca o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *