Saiba quem já pode receber quinta dose de imunizante
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna deu início, nesta segunda-feira (21), à distribuição da quinta dose de vacina contra Covid-19 para pessoas com algum tipo de debilidade no sistema imunológico. Esse é o caso de pacientes em quimioterapia oncológica, transplantados, com HIV ou imunodeficiência primária grave, que tenham recebido a quarta dose há mais de quatro meses.

O público-alvo da quinta dose também é formado por pessoas que fazem uso de corticoides em doses acima de 20 mg/dia do fármaco prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A vacinação de adultos e idosos é ofertada de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. As ampolas são abertas até as 15h a fim de evitar desperdício de doses, esclarece a Secretaria de Saúde. Os documentos necessários são RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS

Itabuna também iniciará a imunização de crianças de 6 meses a 2 anos contra Covid-19, a partir desta quarta-feira (23), na sede da Rede de Frio, em anexo ao antigo Sesp, das 10h às 14h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesse primeiro momento, serão atendidas crianças com comorbidades. Será usado o imunizante pediátrico da Pfizer.

As doenças consideradas comorbidades em crianças são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave.

Também são consideradas comorbidades  hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3 e hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.