Plenário da Câmara aprova intervenção na segurança no Distrito Federal || Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara dos Deputados confirmou em Plenário, nesta segunda-feira (9), a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta aos atos de terrorismo ocorridos em Brasília, no domingo (9).

A votação foi simbólica. O texto segue agora para o Senado Federal na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1/23, que deverá ser votado pelos senadores nesta terça-feira (10). Relator da proposta, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) afirmou que se trata de medida “amarga”, mas “necessária e proporcional” em face dos fatos tão graves ocorridos. O objetivo é recuperar o controle da ordem pública no Distrito Federal.

O parlamentar ressaltou que as forças de segurança pública do Distrito Federal se mostraram incapazes de impedir, de coibir e de reprimir os ataques conduzidos por pessoas com intenção de depor o governo democraticamente eleito.

ARTHUR LIRA

Para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ataque de vandalismo às instituições, sobretudo à Câmara, é inaceitável.

A intervenção é limitada à área de segurança pública do Distrito Federal no período entre 8 e 31 de janeiro de 2023, com o objetivo de encerrar o “grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos”. O governo federal será responsável por todas as atividades com relação direta ou indireta com a segurança pública.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, foi nomeado interventor e terá o controle operacional de todos os órgãos distritais de segurança pública no período. Capelli ficará subordinado ao presidente da República e poderá requisitar recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Distrito Federal e de órgãos, civis e militares, da administração pública federal para atingir os objetivos da intervenção.

Até o momento, mais de 1 mil manifestantes foram detidos para esclarecimentos e mais de 300 foram presos em flagrante. Após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, foi desmontado o acampamento de bolsonaristas existente no quartel-general do Exército, em Brasília, desde a vitória eleitoral do presidente Lula. Também foi afastado, por 90 dias, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Amêndoas de cacau da África desembarcadas no Porto de Ilhéus || Reprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: 2 minutos

O porto de Ilhéus recebeu 13 mil toneladas de amêndoas de cacau importadas da Costa do Marfim, na África.  A situação é motivo de preocupação para os produtores do sul da Bahia já que, segundo eles, não há controle de pragas e doenças.

O desembarque das amêndoas de cacau aconteceu no dia 29 de dezembro e não há detalhes de como será o uso dessas amêndoas. Apesar da preocupação dos produtores, não há informações sobre descoberta de pragas oriundas do cacau na região.

Segundo a presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau, Vanuza Barroso, as condições da importação acarreta riscos para a saúde. Como exemplo, Vanuza citou a entrada de insetos vivos em Ilhéus no ano de 2012, vindos da Costa do Marfim.

“Houve processo instaurado pelos Ministérios Públicos estadual e federal e as importações ficaram suspensas durante seis anos”, relembrou.

Produtores temem entrada de pragas via cacau importado da África do Sul

MONILÍASE

A presidente lembrou ainda que no ano passado outra praga chamada de Monilíase, foi registrada na Amazônia, colocando o estado de Amazonas em quarentena, e alerta que as pragas que podem ser trazidas pelos desembarques da Costa do Marfim, são ainda piores.

”As pragas são terríveis, muito mais sérias que a Vassoura de Bruxa e a Monilíase”, contou Vanuza Barroso.

Os produtores de cacau esperam que o Governo Federal revogue a instrução do Ministério da Agricultura que permite a importação de amêndoas sem a aplicação do Brometo de Metila.

A preocupação dos produtores continua, já que outro carregamento está previsto para chegar ao município no mês de março com mais 10 mil toneladas vindas da Costa do Marfim.

Leia Mais

Itabuna reencontra o Jacobinense nesta terça-feira (10).
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna estreia no Campeonato Baiano de 2023 nesta terça-feira (10), a partir das 21h30min. O time volta à primeira divisão depois de um logo período longe da elite do futebol baiano. São mais de 10 anos sem disputar a competição. Campeão da Série B do Estadual em 2022, o Dragão do Sul vai reencontrar a Jacobinense, que ficou com o vice-campeonato.

O Itabuna tem o mando de campo, mas atuará longe de sua torcida porque o estádio municipal Luiz Viana Filho não apresenta condições de receber partidas de equipes profissionais. Por isso, jogará no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

Outra equipe do sul da Bahia que jogará em Vitória da Conquista é o Barcelona de Ilhéus. O time vai estrear no Campeonato Baiano deste ano na quarta-feira (11), às 21h30min, contra o Atlético de Alagoinhas.

Além de Itabuna, Barcelona de Ilhéus, Jacobinense e Atlético, o Campeonato Baiano será disputado por Doce Mel, Bahia de Feira, Jacuipense, Juazeirense, Bahia e Vitória. Quatro equipes se classificam para a segunda fase da competição. A grande decisão está marcada para o dia 9 de abril.

Ano letivo na rede estadual começa dia 6 de fevereiro || Foto Pedro Moraes/SECBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 6 de fevereiro e se encerram no dia 15 de dezembro. A entrega dos resultados aos estudantes, após a recuperação final e do Conselho de Classe, será no dia 22 de dezembro. O calendário escolar para o ano letivo 2023 foi divulgado nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Educação da Bahia. A jornada pedagógica dos professores e coordenadores pedagógicos acontece entre os dias 1º e 3 de fevereiro.

O recesso para o Carnaval acontece de 17 a 22 de fevereiro; o recesso da Semana Santa ocorre entre 7 e 9 de abril; e o recesso junino vai de 19 a 30 de junho, conforme calendário. A primeira unidade letiva será de 6 de fevereiro a 5 de maio; a segunda de 8 de maio a 31 de agosto e a terceira de 1º de setembro a 15 de dezembro.

Ao longo do ano, os estudantes também contarão com sábados letivos nas seguintes datas: 15 de abril, 20 de maio e 23 de setembro. Outras datas em destaque são os aniversários dos educadores Anísio Teixeira, em 12 de julho, e de Paulo Freire, em 19 de setembro.

Mulher pula de prédio para escapar de incêndio criminoso || Reprodução Radar News
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher de 25 anos relata ter vivido momentos de terror na noite de domingo (8), no interior de um apartamento, no bairro Frei Calixto, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a jovem se agarra na grade da varada do 1º andar e, em seguida, se joga para escapar de um incêndio que teria sido causado pelo companheiro dela.

Com as nádegas queimadas e as duas pernas quebradas, a mulher está internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Segundo a polícia, as pernas foram quebradas na queda e as queimaduras foram causadas pelo incêndio, que destruiu móveis e eletrodomésticos.

De acordo com a polícia, o acusado de provocar o incêndio foi identificado como Bruno dos Santos Menezes, de 28 anos. Ele está sendo procurado. O homem é suspeito de jogar álcool na companheira e incendiar o quarto onde ela tentou se proteger. Com o avanço das chamas, a vítima quebrou a janela do quarto do apartamento e pulou do primeiro andar.

A mulher vivia com o acusado há 12 anos. Ela relatou que sofria agressões dele, mas nunca não havia registrado queixas na delegacia. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Seguro investiga o caso.

Tonho de Anízio, presidente do CDS-LS
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem à tarde o nosso país ficou estarrecido com a notícia da invasão nas sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal – STF, em Brasília, pelos terroristas de Bolsonaro. Inconformados com a vitória da democracia, através da eleição incontestável do nosso líder maior, Luis Inácio Lula da Silva, os bolsonaristas invadiram e depredaram repartições públicas atingindo móveis, equipamentos e até obras de arte. Qual é o objetivo: desestabilizar o governo democrático de Lula.

A região sul da Bahia não pode deixar de se manifestar contra esses atos movidos pelo fanatismo político e por objetivos escusos. O Consórcio Litoral Sul da Bahia – CDS, onde exerço a presidência, repudia veementemente o terrorismo e alerta o país para que as forças democráticas se mantenham de prontidão contra os ataques a nossa democracia, aplicando a lei e restabelecendo a ordem da Nação.

Prefeito Antonio Mário Damasceno
Presidente do Consórcio Litoral Sul da Bahia

Tempo de leitura: < 1 minuto

Centrais sindicais e movimentos sociais farão um ato público, em Itabuna, na tarde desta segunda-feira (9), contra o golpismo e os atos de terroristas ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, na tarde de ontem (8), em Brasília. O ato de desagravo à democracia e contra o golpismo está marcado para as 16h, na Praça Adami.

Além de repúdio ao que ocorreu em Brasília ontem, os manifestantes em Itabuna buscam orientar movimentos e organizações populares para reagir aos atos extremistas e mobilizar para ato em defesa da democracia no Distrito Federal. Os movimentos sociais planejam o ato em Brasília na próxima quarta-feira (11).

O movimento na tarde desta segunda-feira (9) em Itabuna é liderado pelas Centrais Sindicais, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UNE),

Vacinação contra a covid está liberada para adultos e idosos nesta semana em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna divulgou, nesta segunda-feira (9), o calendário de vacinação da segunda semana de janeiro. Serão vacinadas apenas adultos e idosos, pois, conforme o município, houve desabastecimento de dose infantil de Pfizer Pediátrica, Pfizer Baby e Coronavac no município. As UBS e USF que ainda dispõem de doses poderão administrar as vacinas até chegada do novo lote.

A primeira dose e as três de reforço estão liberadas, nas unidades de saúde, para pessoas acima dos 18 anos, sem comorbidade. Para pessoas imunossuprimidas, haverá aplicação da quinta dose, desde que a quarta dose tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses.

IMUNOSSUPRIMIDOS

São consideradas comorbidade por imunossupressão Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Também são consideradas imunossuprimidas pessoas que fazem uso de corticoides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A vacinação de adultos e idosos acontece de segunda à sexta das 8h as 11h e das 13h às 16h. Vale destacar que as ampolas são abertas até as 15h a fim de evitar desperdício de doses. A documentação necessária é: RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Da segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16 h, em todas Unidades Básicas e de Saúde da Família, também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos). A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros de outras vacinas.

Vitória derrota o Jacuipense e garante vaga na fase de Grupos da Copa do Nordeste || Pietro Corpi/ EC vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com um gol do atacante Santiago Tréllez, no Barradão, em Salvador, no domingo (8), o Vitória conquistou a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2023, e volta a participar da competição regional depois de ter ficado fora da disputa em 2022. O Rubro-Negro baiano se classificou ao vencer o Jacuipense por 1 a 0.

O Vitória fez dois jogos na fase eliminatória. Na primeira partida, o Rubro-Negro baiano superou o Cordino-MA, no Barradão, por 2 a 1. O adversário do segundo jogo eliminatório foi o Jacuipense, que havia se classificado para a decisão da vaga ao golear o Altos-PI por 4 a 0, em Riachão do Jacuípe. Já na partida de domingo o Rubro-Negro levou a melhor e ficou com a vaga.

O Vitória garantiu vaga no Grupo A, o mesmo que tem Ferroviário, Atlético-BA, CRB, Fluminense-PI, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Sport. Com quatro títulos conquistados, o Rubro-Negro, ao lado do rival Bahia, está entre os maiores vencedores da Copa do Nordeste, que começa no dia 21 deste mês.

O Vitória terá clássico contra o Bahia, que está no Grupo B, formado por por Ceará, ABC, Campinense, Sergipe, CSA, Santa Cruz e Náutico. Além do Rubro-Negro, o Bahia fará clássico regional contra o Atlético de Alagoinhas.

Governador determinou reforço de policiamento de prédios públicos na capital e no interior || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após as cenas de terrorismo registradas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) adotou medida preventiva na Bahia ao determinar, no final da tarde deste domingo (8), o reforço do policiamento no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e em outros pontos da capital e do interior.

Por meio de nota, explicou o governador que “a medida visa evitar a reprodução, aqui no estado, dos atos terroristas praticados em Brasília. O Batalhão de Choque da Polícia Militar permanecerá de prontidão pelo tempo que for necessário para garantir a segurança”.

Jerônimo ainda defendeu a punição dos responsáveis pelas ações antidemocráticas. “Repudiamos essas ações criminosas e antidemocráticas em Brasília, nos solidarizamos com o STF, o Congresso Federal e a Presidência da República. Cuidaremos da Bahia com o rigor necessário e defendemos que essas pessoas que atuam contra o patrimônio público e contra a democracia sejam responsabilizadas de maneira firme e rápida”, afirmou o governador.

Confira as vagas do SineBahia para hoje
Tempo de leitura: 2 minutos

A largada da segunda semana de 2023 começa com 76 vagas para quem está procurando recolocação no mercado de trabalho em municípios do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia. São 65 vagas em Itabuna, 7 em Jequié e 4 em Mucuri nesta segunda-feira (9).

Os candidatos devem procurar unidade do SineBahia nestes municípios. O atendimento vai até as 15h30min de hoje. Para o cadastramento, é necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e vacinação contra covid-19. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Ibaneis é afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF || Foto Marcelo Camargo/ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, foi afastado do cargo pelo prazo de 90 dias, na madrugada desta terça-feira (9), em decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O afastamento decorre do comportamento omisso ou conivente de Ibaneis com os atos terroristas praticados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, capital federal, na tarde deste domingo (8).

A decisão é em respostas a ações protocoladas pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União (AGU). Neste domingo, milhares de vândalos e terroristas invadiram e destruíram parte dos prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

Ainda na sua decisão, o ministro do STF escreveu que a “escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”.