Eric Thadeu escreve sobre atuação de Andrea Castro na Semps
Tempo de leitura: 4 minutos

 

Agradecer por ter trazido valores importantes para uma área tão delicada, o maior deles o da empatia, o se colocar no lugar do outro, compreendendo angústias e ansiedades.

 

Eric Thadeu N. Souza

Na manhã deste sábado, 28 de janeiro de 2023, recebi a notícia da desvinculação da senhora Andréa Castro do cargo de secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, uma secretaria que não existia na cidade antes da chegada da atual gestão. Uma secretaria nova e inovadora.

Sim! Antes, Itabuna possuía uma Secretaria de Assistência Social, conhecida inclusive como “SAS” e que, através da secretária Andréa Castro e da sua equipe, ainda no período de transição de governos, foi rearticulada e se transformou em “SEMPS”, se observando a diferença gritante entre aquilo que é “assistência” e o que é “promoção”.

Mas, antes de pontuar o que pode e o que não pode ser reconhecido como “assistência” e como “promoção”, preciso destacar que eu tive algumas oportunidades de observar de perto o trabalho da, agora, ex-secretária.

Estivemos nos mesmos espaços por diversas vezes, eu inclusive entrevistando-a para os veículos de comunicação oficiais da Prefeitura de Itabuna.

Eu, Eric Thadeu, servidor efetivo do município, comunicólogo por formação, jornalista, redator, especialista em Gestão Cultural, assessor de Comunicação na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social.

Numa das oportunidades que eu tive de entrevistá-la, no QG das ações de minimização dos impactos da enchente de dezembro de 2021, na sede do Grapiúna Tênis Clube, percebi o quanto a então secretária Andréa estava ali com sintomas latentes de fadiga e cansaço mental.

Mas, fortalecida por um sentimento incomum por parte de uma autoridade municipal com aquele gigantismo de força, de sensibilidade e empatia pura e simples; atenciosa com todos os integrantes, colaboradores e voluntários que ali estavam; cuidadosa com a população que buscava ajuda; paciente com os profissionais de imprensa que lhe solicitavam uma entrevista.

Confesso que, naquele dia e naquela hora, precisei me controlar para não chorar durante a entrevista, emocionado que fiquei com o tamanho da força daquela mulher e com a mensagem que ela gravara para mim.

É nessa perspectiva que se faz, então, a exata distinção entre “Assistência Social” e “Promoção Social”.

A assistência está para uma relação já contaminada e desgastada entre a população e o poder público de impessoalidade, do não se enxergar as pessoas como elas são e não as respeitar.

Andréa Castro fez diferente em Itabuna.

Hoje, as pessoas são respeitadas, seja quem for: do ser humano mais necessitado aos colegas de trabalho que comandam outras pastas municipais, o jeito dela de atender a quem quer que fosse era sempre o mesmo.

Nunca desvencilhado, um momento que fosse, por um sorriso positivo e de otimismo, já pontuando que é na atitude que se efetiva a “Promoção Social”.

Já pontuando o que viria a ser a secretaria inaugurada e comandada por ela por pouco mais de dois anos.

Na “Promoção Social”, as pessoas são tratadas pelos nomes. Suas histórias não se transformam em números somente. Cada indivíduo atendido nessa primazia é compreendido como “cliente” e para todo mundo, todos os dias está sendo oferecido o melhor atendimento possível.

Andréa Castro fez isso.

Acompanhando o seu trabalho de longe, sabendo que uma equipe de Comunicação sempre teve o pensamento alinhado com o dela, acompanhando e entendendo todos os caminhos percorridos, Andréa Castro como secretária de Promoção Social, fez um trabalho assertivo e delineador de um novo modelo gestor.

Por essa razão, é preciso falar do quanto de importância existe no trabalho para o qual a senhora Castro se lançou.

Alguns podem falar sobre isso enxergando sobretudo a primeira-dama preocupada em contribuir para que o trabalho do prefeito estivesse complementado com o seu afinco da esposa preocupada e disposta a ajudar.

Hoje, é possível dizer que Andréa conseguiu se desvincular da máxima que a colocaria, num primeiro plano, como primeira-dama.

Ela conseguiu algo inédito, inquestionável e praticamente impossível para uma cidade como Itabuna, que é cuidar das pessoas dessa cidade. De verdade.

Pelas mãos dela, a Promoção Social ganhou destaque e protagonismo num momento em que a pandemia de COVID-19 ainda era um ponto de interrogação para o poder público em todas as suas esferas; foi rápida nas decisões sobre as enchentes de 2021 e, mais recentemente (embora que com um impacto menor), na do final de 2022; e ainda criou um arrojado Centro de Referência de Assistência Social numa das regiões mais necessitadas, que é o bairro São Caetano, onde eu fiz questão de ir lá como usuário e cliente.

Vi com os meus próprios olhos e com os meus sentimentos como aquela equipe reflete uma liderança ímpar e singular, que de mãos em mãos, de olhar em olhar, partindo do Gabinete da Secretaria, chegando aos assessores, colaboradores e funcionários, transformou o jeito de se tratar as pessoas não só naquela unidade, mas em todas as demais à SEMPS circunscritas.

Por tudo isso, é preciso AGRADECÊ-LA pelo tempo que permaneceu na gestão.

Agradecer por ter trazido valores importantes para uma área tão delicada, o maior deles (já citado), o da empatia, o se colocar no lugar do outro, compreendendo angústias e ansiedades.

Por tudo o que a ex-secretária Andréa Castro fez, o meu “muitíssimo obrigado”.

Itabuna não esquecerá nunca a importância desse trabalho inovador.

Que Deus continue abençoando e iluminando os caminhos da primeira-dama de Itabuna, permitindo que todos os seus projetos se posicionem no exato sucesso que foi o seu trabalho como secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Um trabalho fora da curva na atual gestão. Um trabalho que deixa marcas nos corações do povo grapiúna.

Eric Thadeu Nascimento Souza é servidor público efetivo da Prefeitura de Itabuna, lotado na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, especialista em Gestão Cultural, radialista por formação, jornalista por prática redacional e assessor de Comunicação.

3 respostas

  1. Concordo plenamente com cada palavra. Meu sentimento de cidadã itabunense é de orgulho e gratidão por termos tido uma secretária de promoção social e combate à pobreza tão humana, criativa e solidária como Andréa Castro.

  2. A melhor secretária de todos os tempos… coração gigante, sensível, amorosa, competente ao extremo, enfim uma secretária de excelência!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *