Yuri e a equipe do HRCC antes do embarque do paciente para SP || Foto HRCC
Tempo de leitura: 2 minutos

Acabou a espera do ilheense Yuri Oliveira Santos pela transferência hospitalar de que dependia para continuar lutando pela vida. Ele estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, desde 4 de janeiro passado e, ontem (2), foi transferido de avião para o Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, onde será submetido a transplante de coração. O caso de Yuri é acompanhado pelo PIMENTA (relembre aqui e aqui).

De acordo com o hospital ilheense, toda a equipe se empenhou para conseguir a regulação do paciente, contando com toda a presteza e agilidade dos órgãos estaduais envolvidos, inclusive diante da liberação da aeronave para o deslocamento do assistido até a capital paulista.

Cristine Camara, diretora geral do HRCC, destacou a importância do apoio recebido para êxito da transferência do paciente. “Toda nossa equipe vem a público agradecer ao Governo do Estado, à Sesab [Secretaria da Saúde da Bahia], por oportunizar que ações efetivas sejam realizadas em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou.

A coordenadora do Serviço Social do HRCC, Lugiane Santana, detalhou a articulação para a transferência. “Fomos acionados pelas assistentes sociais do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Sesab, em Salvador, Kátia e Eneida. Recebemos os formulários para preenchimento junto a família do acolhido, com apoio de Jaqueline Silva, do nosso Núcleo Interno de Regulação (NIR), setor responsável pelas transferências”, disse.

Yuri é embarcado em aeronave no Aeroporto Jorge Amado || Foto HRCC

“Inserimos os dados solicitados, com a equipe médica emitindo os relatórios necessários, com o apoio da nossa diretoria geral, auxiliando em agilizar o processo das solicitações recebidas. Foi um trabalho com cuidado multiprofissional e o Serviço Social acolheu e orientou a mãe do paciente. Graças a Deus, essa demanda foi concluída, com êxito e a remoção do paciente realizada, conforme plano de voo recebido”, complementou.

Yuri agradeceu aos profissionais do Hospital Costa do Cacau pelo acolhimento que recebeu. “Agradeço a todos do setor por tudo, pelo carinho que recebi e pelo empenho no meu atendimento. Muito obrigado”, disse o jovem.

Marilene dos Santos Oliveira, mãe do paciente, também expressou gratidão pelo atendimento prestado ao filho no hospital ilheense. “Obrigado pela preocupação de vocês com o meu filho. Ele recebeu um ótimo tratamento, foi super bem tratado, principalmente na UTI 3. Nota 10 para todos vocês pelo tratamento maravilhoso. Agradeço a cada um de vocês que se empenharam para oferecer o melhor para ele”.

Ouvida hoje (3) pelo PIMENTA, Marilene informou que acompanha o filho em São Paulo e que Yuri está bem, com o quadro médico estabilizado.

3 respostas

  1. Eu neyde tia de Yuri. Só tenho gratidão por todos vcs que de alguma forma contribuiu para que meu sobrinho esteja em São Paulo fazendo seu tratamento o meu muito obrigado ao hospital. Costa do cacau vcs dos blog e a todos que compartilhou o nosso pedido de. Socorro obrigado muito obrigado mesmo um beijo no coração de todos vcs

  2. Eu sou tia de Yuri chamado pela família de Yuca, venho aqui agradecer primeiramente a Deus e o Sistema Único de Saúde (SUS), a equipe excelente do Hospital Regional Costa do Cacau e a defensoria pública com excelente trabalho humanizado, todos os meios de comunicação que se dispôs à ajudar a divulgar o estado de saúde de Yuca, e a todas as pessoas que estão orando e torcendo pela a recuperação de Yuri! Só tenho agradecer e peço que continue orando pela melhora dele, ele já foi transferido.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *