Reparo exigiu 30h de trabalho ininterrupto, segundo Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) concluiu, nesta segunda-feira (6), o reparo da rede adutora de 550 milímetros que se rompeu na Rua Pernambuco, no Jardim Vitória, na madrugada de ontem (5). O conserto exigiu 30h de trabalho ininterrupto e a suspensão do abastecimento da cidade, que será retomado gradativamente.

A adutora é responsável por levar água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do São Lourenço para o reservatório do Góes Calmon, que abastece parte do Centro, Mangabinha e Zildolândia e bairros das zonas sul e leste de Itabuna.

De acordo com o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a recuperação da rede foi uma manobra complexa, pois o trecho tem poço de visita da rede de esgotamento sanitário, linha de cabos de fibra óptica e uma rede de gás da Bahiagás.

A regularização do abastecimento, explica, não pode ser feita de forma imediata, pois a Emasa opera com sistema de manobras. “Vamos retomar o abastecimento gradualmente. Processo demandará um pouco de tempo”, disse.

MAIS ÁGUA

O gerente técnico aponta investimentos em execução para acabar com as manobras e assegurar abastecimento regular com o Projeto Mais Água para a Cidade. Conforme explicação técnicas, o investimento de aproximadamente R$ 25 milhões eliminará as interrupções do fornecimento de água, com a ampliação do sistema.

A entrega da obra está prevista para 2024. “Com a conclusão do Projeto Mais Água para a Cidade, esse sistema de fornecimento de água intermitente será eliminado. As residências e estabelecimentos comerciais passarão a ser abastecidos em tempo curtíssimos”, assegurou João Bitencourt.

Lula discursa na posse de Mercadante na presidência do BNDES || Foto Ricardo Stuckert
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a manutenção da taxa básica de juros (Selic) do país em 13,75%, determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, é vergonhosa. “É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que deram para a sociedade brasileira”, disse, hoje (6), durante a posse do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Levantamento da Infinity Asset Management mostrou que o Brasil tinha, em dezembro passado, a maior taxa real de juros entre os 156 países considerados pela consultoria. Juro real é o resultado da subtração do juro nominal pela inflação do período. Por exemplo: no final de 2022, a inflação brasileira chegou a 5,59%, enquanto a Selic já estava a 13,75% ao ano. Assim, o país liderou o ranking com juro real de 8,16% ao ano, seguido de longe pelo México, segundo colocado (5,39%).

Quanto maior a taxa de juros, maior o custo do crédito, o que tende a desestimular investimento em setores como o industrial. “Como é que vou pedir para o Josué [Gomes, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)] fazer com que os empresários ligados a Fiesp vão investir, se eles não conseguem tomar dinheiro emprestado?”, disparou Lula, fazendo referência ao preço elevado do financiamento.

O presidente também criticou setores empresariais que não se manifestam contra a política monetária do Banco Central. Além disso, argumentou que é seu papel, no comando do Governo, criticar a manutenção dos juros em patamar elevado. Segundo ele, muitas pessoas dizem que o mandatário deve silenciar sobre o assunto. “Se eu que fui eleito não puder falar, quem vou querer que fale? O catador de material reciclável? Não. Eu tenho que falar”.

Nesta semana, imunização seguirá até quinta-feira (9)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna iniciou, nesta segunda-feira (6), o calendário semanal de vacinação, que seguirá até quinta-feira (9), pois sexta-feira (10) será dia de ponto facultativo nas repartições do município em razão da abertura da 42ª Lavagem do Beco do Fuxico. Conforme a pasta, todas as unidades de saúde ofertam imunizantes contra a Covid-19 e outras doenças, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Adolescentes de 12 a 17 anos estão aptos a tomar a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Já os adultos sem comorbidade podem receber até a quarta dose de vacina, desde que tenham recebido a anterior há 4 meses ou mais. Pessoas com imunossupressão e outras pré-condições que fragilizam o sistema imunológico já podem ser vacinadas com a quinta dose de imunizante contra o coronavírus.

De acordo com a Secretaria, neste momento, os postos de vacinação não têm doses da Coronavac, Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby. A pasta recomenda que as pessoas cheguem às unidades até as 15h, pois as ampolas de vacina são abertas apenas até esse horário, para evitar desperdício. Para receber a vacina, é necessário apresentar RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

Além da campanha de imunização contra a Covid-19, as Unidades Básicas de Saúde e do Programa de Saúde da Família mantêm a oferta de imunizantes contra outras doenças, para atualização da caderneta de vacinas, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Três homens foram presos com armas de fogo e munições || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares prenderam três homens que se preparavam para atacar rivais, na madrugada desta segunda-feira (6), na Rua do Mosquito, próximo da rodoviária, em Ilhéus. A prisão ocorreu após denúncia anônima sobre o plano criminoso.

Ao verificar a denúncia, equipes da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) abordaram os três homens, que estavam em um carro cinza. Com o trio, os policiais encontraram uma submetralhadora e uma espingarda calibre 12, além de munições.

O material apreendido e os homens presos foram levados para a Delegacia da Polícia Civil para registro da ocorrência.

OUTRA PRISÃO

A 70ª CIPM também foi responsável pela prisão de suspeita de tráfico de drogas, hoje (6), na Rua Primavera, no Teotônio Vilela. De acordo com a PM, quando abordada pelo segundo pelotão, a mulher carregava sacola com drogas, munições de arma de fogo e dinheiro, sendo conduzida para a Delegacia, onde está sob a custódia da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Homem registra momento da colisão entre embarcações
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois ferries boats se chocaram na Baía de Todos os Santos, na manhã desta segunda-feira (6). O incidente foi filmado por um cinegrafista amador.

O vídeo mostra o momento em que uma das balsas se aproxima da parte dianteira da outra, que está parada no Terminal de Bom Despacho. “Essa porra vai bater, viu, véi? Oxe, que porra é essa?”, questiona o autor das imagens, pouco antes do contato entre as duas embarcações. O impacto da batida derrubou motocicletas que estavam na balsa atingida. O incidente assustou passageiros das duas balsas. Na gravação, é possível ouvir gritos logo após a batida.

Responsável pela operação dos ferries, a Internacional Travessias alegou que acidente foi provocado por um erro na condução da balsa que se aproximava do terminal marítimo. Segundo a empresa, ninguém se feriu. Confira o vídeo.

Casa consumida pelas chamas no Malhado || Imagem Reprodução/Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma casa foi completamente consumida pelo fogo na Rua Nossa Senhora das Graças, no Malhado, em Ilhéus, nesta segunda-feira (6). O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve o incêndio, evitando que as chamas atingissem imóveis vizinhos.

Segundo informações preliminares, o imóvel estava vazio no momento do incêndio e ninguém se feriu. A origem do fogo será investigada pelos bombeiros e pela Polícia Civil.

Filipe Souza faleceu em acidente na BA-001 || Fotos Instagram e Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem faleceu após o carro que ele dirigia tombar na BA-001, na zona norte de Ilhéus, na tarde deste domingo (5). Muito danificado pelo acidente, o veículo – um Honda – ficou tombado no mato ao lado direito da pista, sentido Itacaré-Ilhéus, a menos de 7 quilômetros da ponte sobre o Rio Almada.

Pessoas que seguiam em outros veículos pararam no local do acidente e tentaram prestar socorro ao motorista, mas ele morreu no local, ainda dentro do carro. A vítima foi identificada como Filipe Souza, informa o Blog do Gusmão. Ele trabalhava como adestrador de cães em Ilhéus. As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas.

Brasil fará mutirão de cirurgias eletivas para reduzir filas no SUS || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O governo federal lançará, nesta segunda-feira (6), um programa elaborado para diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. A cerimônia de lançamento será no Rio de Janeiro, a partir das 15h, e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Redução de Filas terá orçamento inicial de R$ 600 milhões, conforme previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição – valores que serão repassados a estados e municípios.

Entre os objetivos do programa, está o de “assegurar apoio técnico e financeiro a estados e municípios para responder ao problema crônico das filas de cirurgias eletivas, exames e consultas na atenção especializada”. Na avaliação da pasta, essas filas têm crescido em decorrência do envelhecimento da população; do aumento de doenças crônicas não transmissíveis; e, também, devido a sequelas da covid-19.

DIMENSÕES E FASES

O programa terá duas dimensões: uma emergencial, focada no “aumento imediato” da oferta de cirurgias, exames e consultas; e uma estruturante, dedicada à “melhoria dos processos de gestão das filas e do fluxo de atendimento dos usuários (sistema de regulação) e qualificação da atenção básica”.

A qualificação da atenção básica ajudará, segundo o ministério, a reduzir demandas para a atenção especializada. Dessa forma, possibilitará um número maior de médicos disponíveis nas equipes de atenção básica, bem como investimento em capacitação e uso mais intenso de tecnologias como telessaúde.

De acordo com o ministério, a primeira fase do programa vai até junho de 2023. Dos R$ 600 milhões previstos para o ano, R$ 200 milhões serão repassados “imediatamente” para apoio na execução de planos locais que incentivem a organização de mutirões em todo país, de forma a  “desafogar a demanda represada”; e R$ 400 milhões serão repassados a depender da quantidade de cirurgias realizadas, principalmente as abdominais, as ortopédicas e as oftalmológicas.

“A ação prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Cada estado poderá estabelecer as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local”, informou o ministério. A segunda fase, entre abril e junho, inclui exames diagnósticos e consultas especializadas, com foco em tratamentos oncológicos.

CRITÉRIOS

Em nota, o Ministério da Saúde informa que “critérios e detalhes” para o repasse dos valores aos fundos dos estados e municipais de saúde serão publicados em portaria. “Cada unidade federativa terá que entregar um diagnóstico com a real demanda local por cirurgias, assim como um planejamento para executar o programa de redução das filas, para que seja estipulada a liberação de recursos. Estados e municípios devem apresentar o quantitativo de procedimentos realizados e dimensionar a redução”, diz a nota.

O programa conta com a participação de seis hospitais federais e de três institutos nacionais (câncer, cardiologia e traumato-ortopedia), na cidade do Rio de Janeiro, além de 41 hospitais universitários.

A criação do Programa Nacional de Redução de Filas foi aprovada no dia 26 de janeiro durante a primeira reunião anual ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CTI), formada por Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Tácio, Valdeilton e jovem não identificado foram mortos entre sábado (4) e hoje (6)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Chama atenção o número elevado de assassinatos em Ilhéus no início deste ano. A violência que marcou janeiro se mantém no mês atual. Nas últimas 48h, o município registrou mais três crimes contra a vida.

O homicídio mais recente foi cometido nesta manhã de segunda-feira (6), próximo ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Governador Roberto Santos. A vítima foi um jovem ainda não identificado, morto a tiros.

O Salobrinho foi o palco de outro crime violento. Na manhã deste domingo (5), o corpo de Valdeilton Soares dos Santos, Lulinha, foi encontrado na casa onde ele morava, com um corte no pescoço. Horas antes, na madrugada, Lulinha contou que havia sido agredido na praça do bairro. “Tomei dois murros seguro na praça, sem saber de onde veio”, escreveu o jovem em uma rede social.

O final de semana também foi sangrento no Alto do Carvalho, no Malhado, onde um jovem identificado apenas como Tácio e uma mulher foram baleados. Ele morreu no local; ela recebeu socorro e foi levada para o Hospital Regional Costa do Cacau. Ambos foram atingidos por disparos feitos por um grupo que, em um carro, atacou a comunidade na manhã do último sábado (4).

Ipea prevê divisão mais justa da arrecadação de impostos || Foto Marcello Casal Jr/ABr
Tempo de leitura: 3 minutos

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – subiu de 5,74% para 5,78% para este ano. A estimativa consta do Boletim Focus de hoje (6), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2024, a projeção da inflação ficou em 3,93%. Para 2025 e 2026, as estimativas são de inflação em 3,5%, para ambos os anos.

A previsão para 2023 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.

Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista – 3% – também com os intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual.

De acordo com o Banco Central, a inflação só ficará dentro da meta a partir de 2024, quando deverá se situar em 3%, e em 2025, (2,8%). Para esses dois anos, o CMN estabelece uma meta de 3% para o IPCA.

Em janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação, teve aumento de 0,55% [, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2022, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou com uma taxa de 5,79% acumulada no ano. A meta estava em 3,5%, com a mesma margem de tolerância, e podia variar entre 2% e 5%.

TAXA DE JUROS

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

Após a primeira reunião do ano, na semana passada, o Copom indicou que os juros podem ficar altos por mais tempo que o previsto e não descartou a possibilidade de novas elevações caso a inflação não convirja para o centro da meta, como o esperado, em meados de 2024.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 12,5% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é de que a taxa básica caia para 9,75% ao ano. Já para 2025 e 2026, a previsão é de Selic em 9% e 8,5%, respectivamente.Leia Mais

Operação é delicada por causa de rede de gás sobreposta à adutora da Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O abastecimento de água em Itabuna será interrompido, temporariamente, para o conserto de rede adutora de 550 milímetros rompida ontem (5), no Jardim Vitória, comunicou a Emasa há pouco.

Segundo a Empresa Municipal de Águas e Saneamento, a equipe de campo da Emasa vem atuando no reparo da rede desde as primeiras horas de ontem, com o suporte técnico da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), porque há uma rede de gás sobreposta à adutora de água.

De acordo com o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, houve a necessidade de suspender todo o sistema de fornecimento de água da cidade para agilizar o serviço na Rua Pernambuco.

– Essa rede adutora conduz a água da ETA (Estação de Tratamento de Água), no São Lourenço, até o reservatório que fica no Góes Calmon. Como as contribuições de água não diminuíam o fluxo na rede optamos pela paralisação temporariamente de todo o abastecimento da cidade – explicou Bitencourt.

Diante do quebramento de uma das principais redes adutoras da cidade, a Gerência Técnica da Emasa pede a compreensão de todos e apela que se faça uso consciente da água.

Confira as vagas de trabalho anunciadas pelo SineBahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Com vagas em áreas que vão das vendas, consultoria a logística, o SineBahia de Itabuna oferta 61 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (6). De acordo com lista divulgada pelo órgão estadual, quase metade das vagas é para a área de telemarketing.

O candidato deve reunir documentos como CPF e carteiras de Identidade e de Trabalho, além de comprovantes de endereço e escolaridade, e se apresentar no SineBahia até as 15h30min.

O órgão de qualificação para o mercado de trabalho funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais