Joana não lembra exatamente o ano em que os foliões do antigo Clube Social do Pontal, em Ilhéus, decidiram esticar a festa depois do baile de Carnaval. “Tem mais de 40 anos. Não sei o ano certo, porque começou como uma brincadeira de família. Minha família é muito festiva”, recordou, nesta sexta-feira (17), em conversa com o PIMENTA. Nascia ali o Bloco Zé Pereira, que voltará hoje às ruas do Pontal, após dois anos de recesso pandêmico.
A origem do nome também se perdeu no tempo. “Não sei por que Zé Pereira, só sei que surgiu”, disse Joana Angélica Dias da Silva, 58. Nos primeiros anos, eram só a família Silva e os vizinhos mais próximos. Depois, vieram os instrumentos e a banda de marchinha. “A gente mesmo tocava, os vizinhos, amigos. Aí foi crescendo, crescendo e hoje está assim, desse tamanho, dessa dimensão”, emendou.
Outro folião de décadas do Zé Pereira é Jorge Luiz Oliveira Ribeiro, 53. Ele também não lembra o ano de fundação do bloco. “Eu era pequeno ainda, foi em 1978, 1980, por aí. A gente brincava batendo nas latinhas como se fosse uma bateria”, contou o dono do Bar do Jorginho, que há 22 anos organiza o Carnaval Cultural do Pontal.
Atualmente, cerca de 60 membros da velha guarda ainda estão vivos e curtem o bloco. Uma das fundadoras ainda na ativa é Marilene Silva, mãe de Joana.
Apesar da abstinência de Carnaval, quase o Zé Pereira não sai em 2023. Segundo Joana, colocar o bloco na rua foi decisão de última hora, porque foram vendidas poucas camisas. “O pessoal não compra a camisa, sabe que vai brincar e ainda leva o cooler”, lamentou. A venda das camisas paga os custos do bloco, inclusive o contrato da banda. Quem quiser comprar, ainda dá tempo, basta entrar em contato pelo telefone (73) 9 9961-5482.
A concentração do Zé Pereira será na Praça São João Batista. À meia-noite, quando o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), chegar ao local, o bloco sairá pela Rua Juca Pinto (antiga D. Pedro II) em direção à Travessa do Bonfim, ao lado do Colégio da Polícia Militar. Na volta, a multidão seguirá até a Passarela do Álcool, última estação da folia.
Respostas de 4
Preciso de informações históricas para uma pesquisa acadêmica sobre os Caretas de Ilhéus. Se alguém puder ajudar?
Muito bom! Já curtir muito. Hoje residente em outro estado. Meu primo Duda (falecido ) não perdia um Zé Pereira.??✌?
Foi muito bom. Eu sou nascida e criada no pontal. O bloco muito animado. A banda TB tá de parabéns.
Foi muito bom. Eu sou nascida e criada no pontal. O bloco muito animado. A banda TB tá de parabéns.