Vera Lúcia está desaparecida há quase dois dias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Servidora aposentada da Ceplac e residente em Itabuna, Vera Lúcia Vaz Vieira está desaparecida há mais de 30 horas. Filhos acionaram uma rede de amigos e contam com a solidariedade de todos para localizá-la.

De acordo com um amigo da família, a casa foi encontrada aberta, sem sinais de arrombamento. Não foram encontrados cartões de crédito de Vera.

Os filhos residem fora e pedem a colaboração de quem tiver informações sobre Vera Lúcia Vaz Vieira. Os números telefônicos para contato são (73) 99191-7061 / (71) 991429132 / (11) 983461406 ou para o 197.

Obras da ferrovia Oeste Leste no sul da Bahia devem começar no dia 3 de julho || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bamin promove, no dia 3 de julho, evento oficial que marca o início das obras no trecho 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1), na Bahia. A cerimônia será em Ilhéus, no sul do estado, e reunirá lideranças nacionais e globais da companhia, além de autoridades públicas.

Entre as presenças confirmadas estão Benedikt Sobotka, CEO Global da ERG, responsável pelas atividades da Bamin no Brasil, Eduardo Ledsham, CEO da Bamin, e Sérgio Leite, CEO de Ferrovia da Bamin. É esperada também a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia Mais

Sul da Bahia entre os destinos mais procurados na rodoviária de Salvador || Foto Carol Garcia/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações (Agerba) estima que mais de 300 mil passageiros embarcarão ou desembarcarão no Terminal Rodoviário de Salvador até o próximo domingo (25). Entre os destinos mais procurados no interior estão Itabuna, Ilhéus e Ibicuí. Nas duas primeiras cidades não haverá São João, mas são passagens para municípios como Almadina, Coaraci e Ibicaraí. Itabuna fará festa de São Pedro, que começa dia 29.

O pico de movimento será na sexta-feira (23), com expectativa acima de 42 mil passageiros embarcados. Além dos 540 horários oficiais diários, foram autorizados 400 horários extras no período, com possibilidade de aumento, conforme demanda.

Além de Itabuna, Ilhéus e Ibicuí, os destinos baianos mais procurados para os festejos juninos do próximo final de semana são Cachoeira, São Francisco do Conde, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, São Felix, Muritiba, Castro Alves, Senhor do Bonfim, Vitória Da Conquista, Cruz das Almas, São Felipe, Irecê, Itaberaba, Piritiba, Porto Seguro, Litoral Norte, Chapada Diamantina, Alagoinhas e Serrinha.

Fora da Bahia, os destinos mais mais procurados são Aracaju (Sergipe), João Pessoa (Paraíba) e Caruaru (Pernambuco). São cidades com forte tradição junina.

Rosenildo e Sirleide: casal promete colaborar com investigações
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os pais de Kelly Mendes Barreto, suspeita de matar o marido e os dois filhos em Ilhéus, divulgaram vídeo em que pedem perdão em nome da filha. O casal, Rosenildo e Sirleide, aparece consternado na gravação e afirma estar disposto a colaborar com as investigações.  “Viemos lamentar essa situação. Estamos sofrendo muito, não esperávamos uma ocorrência dessa. Nenhum pai quer perder nenhum filho, e nós perdemos três filhos, com Marcos, que era como um filho pra gente, da família”, diz Rosenildo.

Kelly está presa desde domingo (18), quando Marcos Paulo Mendes Santos, de 23 anos, Benjamyn Kleyton Mendes Barreto Santos, 4, e Rosymary Mendes Barreto Santos, 1, foram encontrados mortos na casa onde a família morava, na Avenida Princesa Isabel.

Segundo a Polícia Civil, Kelly confessou ter colocado chumbinho na comida servida ao marido, mas alegou não ter a intenção de envenenar os filhos, que acabaram provando da mesma refeição. Marcos, Benjamyn e Rosymary faleceram na noite de domingo (18). Detida pela Polícia Militar logo depois, a mulher teve a prisão em flagrante convertida em preventiva (por tempo indeterminado) e está no Conjunto Penal de Itabuna.

Assista ao vídeo dos pais da suspeita.

Mega Mutirão da Saúde prestou 24 mil atendimentos até domingo || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

O Mega Mutirão da Saúde de Itabuna registrou cerca de 24 mil atendimentos em seis dias de duração, na Vila Olímpica, em Itabuna. O balanço foi divulgado, nesta terça-feira (20), pela secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes. Foram exatos 23.981 atendimentos entre consultas, exames, procedimentos, cirurgias e agendamentos, de acordo com o município.

– Estamos muito felizes, pois, com certeza, essa foi uma das maiores ações de saúde do interior do estado em nível de assistência. Foram mais de 22 mil procedimentos e mais de 1.700 agendamentos que serão ‘enxugados’ da nossa demanda reprimida, o que repercutirá na melhoria para atendimentos às pessoas que aguardam nas filas de espera – afirmou.

Somente no primeiro dia foram mais de 5 mil atendimentos, um recorde para uma ação desse porte no âmbito da saúde no interior da Bahia, registra a secretária. Já no serviço de Odontologia, que ofertava média de 150 senhas diárias para atendimentos de demanda espontânea, foram alcançados surpreendentes 16.216 procedimentos, com 1.083 pacientes atendidos na unidade móvel em parceria com o Governo do Estado.

SERVIÇOS

O Mega Mutirão, promovido pela Prefeitura de Itabuna, ofertou quase 20 diferentes tipos de serviços médicos e odontológicos, a exemplo de consultas com cardiologista, oftalmologista, proctologista, ginecologista e angiologista. Dentre os serviços prestados, também exames como ultrassonografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas e ainda, tratamento de varizes e agendamento para cirurgias.

Pacientes diagnosticados com necessidade de intervenções passarão pela segunda etapa do Mega Mutirão de Saúde, que serão as cirurgias eletivas. E ainda, haverá também, posteriormente, um ato solene para entrega de óculos para pacientes que foram atendidos pelo serviço de oftalmologia no Mutirão.

Mutirão atendeu milhares de pessoas em seis dias || Foto Pedro Augusto

MARATONA DE CIRURGIAS DE CATARATA

Desde o domingo (18), começaram as cirurgias de catarata dos pacientes atendidos e agendados no Mega Mutirão de Saúde. Até esta terça-feira (20), estão sendo feitas 1.148 cirurgias de catarata para pacientes diagnosticados na Maternidade Otaciana Pinto.

“O Mega Mutirão de Saúde foi um sucesso e a nossa gratidão se estende a todos colaboradores, servidores, parceiros e pacientes que aderiram e saíram satisfeitos com suas demandas resolvidas. Essa é a gestão que mais trabalha pela saúde das pessoas que mais necessitam. O objetivo do prefeito [Augusto Castro] é promover mais mutirões nos próximos meses”, finalizou.

Uesc recebe aval para expandir programa de pós-graduação || Foto Jonildo Glória
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o doutorado do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas (PERPP), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O aval do órgão, que é ligado ao Ministério da Educação, foi publicado neste mês.

A professora Mônica de Moura Pires, coordenadora do Programa, explicou a relevância das pesquisas e dos projetos de extensão vinculados ao Departamento de Ciências Econômicas. “O doutorado do PERPP tem importância local e estadual, pois na Bahia é o primeiro na área da ciência regional. Além disso, permitirá atrair recursos e pessoas que poderão contribuir para discussões que possibilitem transformações regionais importantes”.

Com duas linhas de pesquisa – Desenvolvimento Regional; e Estado, Sociedade e Mercado -, o PERPP se vale da trajetória do curso de Economia da Uesc, um dos precursores do ensino superior no sul do estado desde os tempos da antiga Fespi, além dos dez anos de experiência de seu mestrado. Atualmente, o Programa reúne vinte professores, desde quadros permanentes a colaboradores e visitantes.

“Ao longo de sua história, o Programa foi reestruturado para se alinhar ainda mais ao contexto da interdisciplinaridade, ampliar o número de vagas e de novos docentes, e aprimorar o processo de auto avaliação e de novas parcerias institucionais, resultando em trabalhos cada vez mais relevantes sobre questões regionais”, avalia Mônica Pires. A expectativa é de que o edital de seleção para a primeira turma do novo doutorado seja publicado até o final deste ano.

Marão diz que ida a evento de Pancadinha não teve "diálogo político"
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, respondeu críticas suscitadas por sua presença, no último final de semana, no São João Cultural do bairro São Pedro, em Itabuna, onde também foi comemorado o aniversário do deputado estadual Fabrício Pancadinha (SD). Acompanhado no evento pela deputada estadual Soane Galvão (PSB), sua esposa, Marão afirmou que nutre relação amigável e respeitosa com o parlamentar.

Um dos que reagiram publicamente à participação do prefeito de Ilhéus no festejo foi o sindicalista Rodrigo Cardoso, membro da direção estadual do PCdoB, partido que integra a base do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e sinaliza intenção de apoiar o mandatário na provável tentativa de reeleição, em 2024, quando Augusto poderá ter Pancadinha como adversário (leia aqui).

Para Marão, as reações foram exageradas e os questionamentos à sua lealdade política são descabidos. “Não houve nenhum diálogo político [com Pancadinha] que motivasse essa tempestade, que, ao meu ver, é desnecessária. Tenho grupo político, pertenço à base do governador Jerônimo Rodrigues, bem como tenho como líderes os senadores Otto Alencar, Ângelo Coronel e Jaques Wagner. O resto é mera especulação”, declarou o prefeito, segundo nota divulgada por sua assessoria, nesta terça-feira (20).

Apesar da manifestação do prefeito minimizando o significado de sua presença na festa, a nota sustenta que a força de Pancadinha em Itabuna e região é inegável. “Ele não pode ser ignorado, pois a política é a arte do diálogo. Os rumores são demonstrações equivocadas, uma vez que a política é dinâmica”, continua. O texto descarta a existência de movimentos estratégicos de Mário Alexandre na ida ao reduto eleitoral de Pancadinha, ao contrário de quem viu nisso sinal de que Marão estaria preparando terreno para uma candidatura à Câmara dos Deputados, em 2026.

A nota não cita o nome do prefeito Augusto Castro, de quem Marão é correligionário no PSD.

"Não vamos nos calar", diz Hilton Coelho sobre ameaça
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e outros representantes do Parlamento baiano prestaram solidariedade ao deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), alvo de ameaça anônima. De acordo com o socialista, a secretária de seu gabinete recebeu telefonema ameaçador, em que a pessoa do outro lado da linha disse saber que o mandato do parlamentar movia denúncias contra policiais. “Uma ameaça a um deputado é uma ameaça a todo o Parlamento e às suas prerrogativas”, reagiu o presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), nesta segunda-feira (19).

Adolfo assegurou que a Casa tomará as providências necessárias para a proteção da integridade física de Hilton, dos seus assessores e do seu direito inviolável de se manifestar. Quando denunciou a ameaça, recebida na última sexta-feira (16), o deputado afirmou que o crime tem relação com o assassinato, no dia anterior, de Estevão Rodrigues, filiado ao PSOL e pré-candidato à Prefeitura de Nova Soure. “Não vamos nos calar”, declarou Hilton Coelho.

Além do presidente da Alba, saíram em defesa do parlamentar o vice-presidente da Casa, José Raimundo (PT), o secretário da Mesa Diretora, Samuel Júnior (Republicanos) e o líder da bancada de Oposição, Alan Sanches (UB).

Após elevação de teto, Minha Casa Minha Vida poderá financiar imóveis até R$ 350 mil
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) decidiu, nesta terça-feira (20), em Brasília, aumentar o subsídio para unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e reduzir a taxa de juros para famílias de baixa renda nas faixas 1 e 2 do programa.

Também hoje, o conselho decidiu pela correção no valor dos imóveis que podem ser financiados pelo MCMV. Assim, o subsídio para famílias de baixa renda com renda mensal de até R$ 2.640 (faixa 1) e até R$ 4,4 mil (faixa 2), passou de R$ 47 mil para até R$ 55 mil.

O subsídio é uma espécie de desconto e é aplicado conforme a renda da família e a localização do imóvel. Com a alteração, o teto dos imóveis para as faixas 1 e 2 do programa será de R$ 264 mil para os municípios com população de 750 mil habitantes ou mais; R$ 250 mil para as cidades com população entre 300 mil e 750 mil habitantes; R$ 230 mil para os que têm população entre 100 mil e 300 mil habitantes; e R$ 200 mil para cidades com população inferior a 100 mil habitantes.

VALOR DO IMÓVEL

Na mesma reunião, o conselho ampliou o valor máximo do imóvel que pode ser comprado pelas famílias com renda que varia entre R$ 4,4 mil e R$ 8 mil (faixa 3): passou de R$ 264 mil para até R$ 350 mil em todos os estados.

A estimativa é que a medida traga um incremento de 57 mil novas contratações na faixa 3, das quais 40 mil em 2023. Além disso, o conselho estima um crescimento de 12% nas contratações, com cerca 330 mil unidades para as famílias com renda de até R$ 3,3 mil. Em 2023, o orçamento do FGTS para subsídios é de R$ 9,5 bilhões.

O conselho também fez a revisão dos juros cobrados de famílias com renda mensal de até R$ 2 mil. Os juros passaram de 4,25% ao ano para 4% nas regiões Norte e Nordeste. Para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a taxa caiu de 4,5% para 4,25% ao ano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, na semana passada, o desejo de que imóveis até R$ 500 mil tenha subsídios para que a classe média também possa financiar a compra da casa própria. Essa medida, porém não foi votada hoje. Deverá ser levada à análise até agosto. Com informações d´Agência Brasil.

Processo seletivo da Caixa contempla regiões baianas || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A seleção de estágio da Caixa Econômica Federal, com inscrições abertas de hoje (20) a 14 de julho para formação de cadastro reserva em todo o País, contempla diversas regiões baianas. No Litoral Sul, o processo seletivo abrange Itacaré, Ubaitaba, Ibicaraí e Camacan. A lista também alcança o baixo-sul, com Gandu e Camamu. Já no extremo-sul baiano, Teixeira de Freitas, Prado, Belmonte e Alcobaça foram incluídos.

No ato de inscrição, no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o candidato deve escolher a cidade onde deseja atuar. A relação completa de municípios pode ser conferida no edital de abertura. O processo seletivo é para estudantes dos níveis médio, técnico e superior, para os cursos de Direito, Engenharia, Arquitetura e Serviços Sociais. Serão asseguradas 10% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e 30% para candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos). É necessário ter ao menos 16 anos.

De acordo com a Caixa, as vagas para estagiários de ensino médio e de ensino superior são renovadas conforme expiram os contratos vigentes, com prazo de seis meses até dois anos.

Após a inscrição, os candidatos irão realizar prova online e, para as vagas de nível superior, também há etapa de entrevista. O valor da bolsa parte de R$ 400, para os níveis médio e técnico, e pode chegar a R$ 1.000 para estagiários do nível superior, a depender da carga horária. Os estudantes também recebem R$ 130 por mês para ajuda com transporte.

Profissionais promovem sensibilização para atrair mais doadores de sangue || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau promoveu ações de sensibilização para captação de novos doadores de sangue. O Junho Vermelho foi planejado pela Comissão de Humanização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus,

“Reforçamos ainda mais a importância sobre a doação de sangue. Também aproveitamos para homenagear os doadores e encorajar aqueles que nunca doaram. Esclarecemos ainda que não há implicações que possam prejudicar o doador apto e saudável neste ato tão nobre que salva inúmeras vidas todos os dias”, explica a farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, coordenadora operacional da Agência Transfusional.

FESTEJOS JUNINOS

O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico da Agência Transfusional, lembra sobre a necessidade da manutenção do nível adequado do estoque de sangue para as transfusões. “Precisamos de doadores durante todo o ano, principalmente em períodos como este, de festas juninas, com maior possibilidade de elevar a demanda por atendimento em hospitais da nossa região”, relata.

O profissional pede à população que participe e incentive a doação de sangue direcionada ao Costa do Cacau. “Aqui realizamos cirurgias, procedimentos, atendemos pacientes que são vítimas de acidentes das mais variadas formas. Temos a necessidade de uso de sangue para realizar as transfusões e salvar vidas,” enfatiza o médico.

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE

De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário também apresentar um documento original com foto, estar acima de 50 quilos, bem de saúde, descansado e alimentado. Deve evitar alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Alfredo Boa Sorte Júnior ressalta que todas as pessoas que preencham os critérios de doadores, também sejam multiplicadores sobre a importância da doação de sangue. “Assim, passam a ser difusores de informações que podem sensibilizar familiares, amigos, colegas e vizinhos a doarem e a pedirem que outras pessoas também doem sangue”, declarou.

LOCAIS DE DOAÇÃO DE SANGUE

ILHÉUS

Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José

Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, Teresópolis.

Telefone (73) 3234-5774.

ITABUNA

Banco de Sangue (Santa Casa de Itabuna)

Rua Antônio Muniz, 200, Pontalzinho.

Telefones (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

Carro de passeio e caminhão colidiram na BR-367, no extremo-sul baiano || Imagem RadarNews
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um médico morreu carbonizado, na noite de segunda-feira (19), após o carro que ele conduzia bater de frente com um caminhão em um trecho da BR-367 que liga os municípios de Itagimirim, no extremo-sul da Bahia, e Salto da Divisa, no norte de Minas Gerais, informa o site Radar News.

Segundo apurou a polícia, o médico Samuel Leonardo Santos Melo Vieira, de 24 anos, seguia sentido a Itagimirim e teria invadido a contramão, na altura do km 149, provocando o acidente. Com o impacto da batida, o veículo de Samuel, um Renault Sandero, foi arrastado por quase 20 metros e pegou fogo. Ele ficou presa às ferragens.

O condutor do caminhão, Vítor Sousa Silva, 25 anos, escapou ileso do incêndio, que destruiu completamente os veículos. Os dois veículos serão submetidos à perícia, conduzida pela Polícia Técnica. O médico residia e atuava na cidade mineira de Salto da Divisa.

Dando Leone é afastado após investigação do MP-BA || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Estadual (MP-BA) deflagrou, nesta terça-feira (20), uma operação contra esquema de rachadinha na Câmara de Vereadores de Itabuna. Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a 3ª Promotoria de Justiça local cumpriram busca e apreensão na casa do vereador Wanderson Pereira Leone, Dando Leone (PDT), nas primeiras horas de hoje.

Dando Leone foi afastado das funções pela Justiça por prazo inicial de 180 dias a pedido do MP. O mandado de busca e o de afastamento foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Itabuna. O vereador também está proibido de comparecer às instalações da Câmara e de manter contato com qualquer das testemunhas durante as investigações e trâmite da ação penal. Com o afastamento de Dando, quem poderá retornar à Câmara é o ex-vereador Glebão, hoje primeiro suplente da sigla.

Homem da Polícia Rodoviária Federal vasculha casa de vereador || Foto MP-BA
Conforme as investigações, desde o início do mandato parlamentar, a partir de janeiro de 2021, o vereador, “valendo-se do cargo ocupado, nomeou servidores comissionados na Casa Legislativa Municipal e indicou servidor para ocupar cargo temporário na Prefeitura do Município de Itabuna, exigindo-lhes repasse de parte das remunerações recebidas”, a rachadinha de salário. Até o momento, foi apurado que a prática era reiterada e com a participação de outros agentes, informa o MP-BA. “Em princípio, as investigações apontam para a prática do crime de concussão”.
Pai e filhos foram mortos em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A mulher suspeita de envenenar o marido e os dois filhos, em Ilhéus, no sul da Bahia, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva nesta segunda-feira (19).

De acordo com a polícia, a suspeita, identificada com Kelly Mendes Barreto, contou na audiência de custódia que colocou veneno no prato de comida do marido porque era agredida por ele constantemente, e que, por engano, os filhos comeram do mesmo prato.

O marido da suspeita foi identificado como Marcos Paulo Mendes Santos, de 23 anos; o filho mais velho como Benjamyn Kleyton Mendes Barreto Santos, de quatro anos; e a caçula como Rosymary Mendes Barreto Santos, de um ano e sete meses. Os três morreram no local.

COMPORTAMENTO ESTRANHO

De acordo com amigos da família, Kelly apresentava um comportamento estranho desde o parto da filha mais nova. Eles relataram que ela tinha sintomas de depressão, mas não tinha acompanhamento e não fazia tratamento.

Um tio de Marcos Paulo informou que ele conheceu Kelly na adolescência, mas que após brigas na relação, chegou a pensar em divórcio.

A suspeita realizou exame de corpo delito e foi encaminhada para o Conjunto Penal de Itabuna. De acordo com a polícia, Kelly vai responder por triplo homicídio qualificado. Marcos Paulo, Benjamyn Kleyton e Rosymary Mendes foram sepultados em Ilhéus nesta segunda-feira (19). Do G1.

Obras da ferrovia geram oportunidades no sul e sudoeste da Bahia || Foto Saff
Tempo de leitura: 5 minutos

Com vagas em áreas como indústria, serviços e ferrovia, os municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié trazem 198 ofertas de empregos, estágio e Jovem Aprendiz nesta terça-feira (20). Os interessados deve comparecer ao SineBahia nestas localidades até as 15h30min de hoje.

São 93 vagas em Itabuna, 54 em Ilhéus e 51 em Jequié hoje, conforme o SineBahia. Os candidatos precisam se apresentar munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de certificados de cursos de qualificação, caso possuam.

A unidade de Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá. Já em Ilhéus, o interessado deve se dirigir à Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. O atendimento em Jequié, que também tem mesmo horário das unidades dos municípios sul-baianos, é na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Leia Mais