Autorizada licitação para melhorar abastecimento de água em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, nesta sexta-feira (28), a publicação de edital de licitação para a montagem e implantação de dois reservatórios do Projeto Mais Água para a Cidade, em Itabuna, que celebra 113 anos de emancipação política e administrativa hoje (28). A autorização ocorreu durante a entrega da primeira etapa da obra de reforma e ampliação do Hospital São Lucas.

Orçada em R$ 10 milhões, a etapa do Projeto Mais Água para a Cidade prevê a construção de dois reservatórios que beneficiarão moradores de 36 bairros que sofrem com o fornecimento intermitente. Algumas das localidades são abastecidas a cada 15 dias, por meio de manobras.

“Nós assinamos, aqui, uma parte dos investimentos para resolver em definitivo o problema da água de Itabuna. Eu senti na pele o que significa morar em uma casa que não tem água tratada. Com minhas irmãs, tomávamos banho dividindo um balde de água”, relembrou Jerônimo, que é natural do povoado de Palmeirinha, em Aiquara.

OBRA SERÁ ACELERADA

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou que o Projeto Mais Água para a Cidade é uma das principais obras de sua gestão. Ele afirmou que a parceria com o Governo do Estado vai acelerar a conclusão das obras. “Estamos com quase 80% das obras de implantação de rede adutora concluídas. Até agora estávamos tocando o Mais Água com recursos do município. Com a parceria do governador Jerônimo, vamos dar um novo ritmo às obras”, disse Castro.

Nas próximas semanas o município assinará a ordem de serviço para iniciar as obras do Projeto Mais Água para a zona oeste da cidade, onde estão os bairros Ferradas e Nova Ferradas e condomínios residenciais da área. As obras vão assegurar maior frequência de água para a região onde estão localizados os condomínios Jubiabá, Gabriela e São José.

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Larissa Gomes Moraes, lembrou os laços com a cidade e prometeu mais recursos. “Vamos fazer muito mais, por que tenho um carinho imenso por Itabuna. Minha família é daqui e tenho um orgulho muito grande em estar fazendo e trazendo coisas boas para Itabuna”, comprometeu-se Larissa.

DESAFIO

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, informou que resolver o problema do abastecimento de água intermitente de Itabuna foi um dos maiores desafios que já recebeu. “Quando aceitei o convite do prefeito Augusto Castro para presidir a Emasa, disse a ele do imenso embaraço que era o sistema de abastecimento da cidade. Ele me respondeu que iria resolver esse embaraço e o Projeto Mais Água irá melhorar a qualidade de vida dos moradores de Itabuna”, disse Mendes Filho.

Os reservatórios terão capacidade para armazenar 8 milhões de litros de água, sendo um com 5 milhões, que será instalado no Loteamento Dilson Cordier, no bairro Novo Jaçanã, e outro que irá acumular três milhões de litros de água, no bairro Novo Lomanto. Atualizado às 23h19min.

Léo Cittadini é o novo reforço do Bahia|| Foto Felipe Oliveira /EC Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia anunciou, nesta sexta-feira (28), a contratação do meia Léo Cittadini, de 29 anos, que estava no Athletico-PR. O jogador assinou contrato até junho de 2025 e chega para ser um homem de criação no Tricolor. Ele chega para ocupar a vaga de Daniel, que foi para o Fluminense.

Léo Cittadini conquistou a Copa do Brasil de 2019, a Copa Sul-Americana de 2021 e três estaduais – incluindo em 2023. Ele disputou 180 jogos e marcou 16 gols pelo rubro-negro paranaense.

Profissionalizado no Santos, faturou o bicampeonato paulista entre 2015 e 2016 e ficou até o fim da temporada 2018. Pelo Peixe ganhou ainda a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013.

As outras experiências de Léo aconteceram na divisão de base do Guarani (2011) e emprestado à Ponte Preta (2014). Leonardo Cittadini, natural de Rio Claro-SP a 27 de fevereiro de 1994, já está em Salvador.

DIRETOR ELOGIA PERFIL TÉCNICO DO JOGADOR

O diretor de futebol do Bahia Carlos Santoro falou sobre o perfil do jogador. “Um jogador que pode jogar de 10, de 8, também já atuou aberto no meio, e vem como reposição à saída de Daniel. Nível técnico alto, inteligência, controle de posse, manutenção, nível mental alto, muito profissionalismo e bastante experiência na Série A”.

Léo Cittadini é o terceiro reforço do Bahia nos últimos dias. Os outros dois são o goleiro Adriel e o atacante Rafael Ratão, que devem ser relacionados para a partida contra o São Paulo, no domingo (31), no Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bahia tem 14 pontos e está na zona de rebaixamento.

Jerônimo: "não posso passar por cima da política local" || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

A entrega da primeira etapa do novo Hospital São Lucas foi o ponto alto das comemorações dos 113 anos de Itabuna, nesta sexta-feira (28). No palanque, a emoção deu o tom do evento, a começar pela energia do mestre de cerimônia do Governo do Estado, Jota Matos, que já mereceu elogios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi ele quem chamou ao palco o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Augusto Castro, que subiram de mãos dadas e se abraçaram. A política também é feita de gestos, como gosta de dizer o próprio governador.

Um dos discursos mais emocionados foi o do provedor Francisco Valdece, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, instituição responsável pelo São Lucas. Ele agradeceu ao Governo do Estado, que investiu R$ 3 milhões na primeira etapa da obra e autorizou convênio para instalação do setor de hemodiálise do Hospital. A unidade, que tem 27 leitos clínicos e outros equipamentos, reabrirá as portas neste domingo (2).

No mesmo embalo, Augusto se emocionou ao lembrar de quando esteve entre a vida e a morte, lutando contra a Covid-19, na UTI do Hospital Calixto Midlej Filho, também mantido pela Santa Casa. Corria o ano eleitoral de 2020, quando foi eleito tendo como um de seus compromissos a luta pela reabertura do São Lucas. Depois das lágrimas, já ouvindo o discurso de Jerônimo, o prefeito ganharia um bom motivo para sorrir.

DO PALANQUE À COLETIVA

Jerônimo e Augusto se abraçam durante solenidade em Itabuna || Foto PMI

Ainda que o governador sustente que esse tipo de cerimônia não seja da política partidária, a agenda eleitoral está no seu discurso. Ele repetiu que, nas eleições de 2024, estará ao lado de quem o apoiou em 2022. Na sequência, dirigiu-se a Augusto Castro:

– Graças a Deus, você tem duas mãos e dois braços, prefeito. Um lado entrega ao povo de Itabuna, ao teu povo, ao meu povo, que eles vão pegar em tuas mãos, pra te dar forças, pra te dar energia. E assim você também vai fazer com eles. O outro lado tu deixa pra mim e pra Lula, pra pegar em tuas mãos, segurar. […] Essa é a hora da unidade -.

Na saída, Jerônimo concedeu entrevista coletiva e foi instado a esclarecer se, com a declaração acima, clamava apoio à reeleição de Augusto.

“Eu falei de um alinhamento, como é importante a gente ter continuidade no projeto. Agradeci a quem me acompanhou em 2022. É lógico que uma mão lava a outra, e as duas lavam o rosto. É natural a candidatura de Augusto. Mas, por exemplo, meu partido está discutindo com ele. Ele vai ter que fazer o papel da liga [com o PT]. Estou puxando o partido, mas tenho que respeitar qualquer decisão. Tenho o desejo do município, já tendo um prefeito [da base], a gente continuar [alinhado], mas não posso passar por cima da política local”, respondeu o governador. Confira nas imagens e na gravação do PIMENTA. 

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Ainda lembro da euforia adolescente de passar pelo quebra-molas do Katikero pra ver quem tava, e de ir andando tomar um sorvete na Bobbys, coisinhas simples que o tempo (e outras coisas mais) nos furtou!

 

 

Manu Berbert

Olha, olha, se não é o aniversário da centenária Itabuna! Com um tiquinho a mais de experiência, diga-se de passagem, afinal, temos um treze a mais aí, o que, sei lá por qual motivo, reanimou os petistas geraldistas. Aiai, só eu tomando um café pra acompanhe essa celeuma…

Cinco horas da manhã de hoje a alvorada deu o ar da graça. E nem precisava estar em revoada, comendo aquele tradicional sarapatel no Galo Vermelho, pra escutar. Tomei um susto com a quantidade de fogos e prontamente lembrei: é aniversário dela, da diferenciada! Oh terra pra ter personagem, né?! Jorge Amado, se deu foi bem, mas se tivesse nascido por agora teria histórias ainda mais, digamos, #diferentes. Uma sentadinha no Senado da Cinquentenário e pronto, era certo escrever uns três livros por mês. Dois ou três grupos de políticos & personalidades no WhatsApp e, pronto!, o Oscar da criatividade tava garantido! Sei não se Marco Wense iria gostar disso, viu?! Sei não!

Só sei que cinco horas da manhã e eu acordada, com uma gripe danada. Cresci com meus pais dizendo que Itabuna é muito úmida, e por isso a gente sofre tanto de rinite, sinusite e esse tanto de ite que só existe pra nos confundir. “Mas é ótimo pro cacau!”, escutava. E confusa mesmo eu fico quando leio nos Instagram de fuxico que Itabuna nunca foi a terra do fruto de ouro, e sim a colega vizinha. “Como é, amigo?” Você pode até dizer que o negócio caiu e abalou a cidade, mas você não pode nos negar esse passado. E, olha só, de reviravolta Itabuna entende, viu?! Porque ela foi lá e aprendeu a se virar e se sustentar com um comércio aquecido e importante para toda a região. Eu fico triste quando vejo o Centro tão sem expressão, sem beleza, sem vida. Poderia estar melhorzinha, né não, Mauro?! Vai que é tua, secretário!

E para finalizar, digo que Tabocas (chamada assim carinhosamente quando rola um fuxico grande) é, sim, um lugar legal pra se viver, desde que você saiba viver nela. Ainda lembro da euforia adolescente de passar pelo quebra-molas do Katikero pra ver quem tava, e de ir andando tomar um sorvete na Bobbys, coisinhas simples que o tempo (e outras coisas mais) nos furtou! Cidade quando cresce, ganha muito. E perde um tanto, também. Tabocas vive nessa linha tênue entre a evolução e a simpatia cordial de antigamente, e talvez as próximas gerações possam dizer o que deu e o que não deu certo. “Ah, mas a gente pode, sim, dizer que nossa cidade tá super diferente!” “Como é, amigo?”

Manu Berbert é publicitária.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Empresas públicas e privadas baianas poderão ser obrigadas a instalar em suas sedes salas adaptadas para mulheres em fase de amamentação, segundo projeto protocolado pela deputada estadual Soane Galvão (PSD). A sala de apoio à amamentação será destinada à retirada e ao armazenamento de leite materno durante o horário de expediente, explica a parlamentar.

As salas nas empresas, reforça a deputada, são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar das mães e seus bebês. O espaço, avalia, garante condições adequadas para a prática da amamentação e o armazenamento do leite materno.

Muitas mães que retornam ao trabalho enfrentam dificuldades para conciliar a amamentação com suas atividades profissionais, enfatiza a parlamentar. “A falta de espaços adequados e apropriados para amamentação e extração de leite materno nas empresas são obstáculos que comprometem a continuidade da amamentação e podem levar ao desmame precoce”, conclui Soane.

Tempo de leitura: 2 minutos

A taxa de desocupação foi de 8% no trimestre encerrado em junho, o menor resultado para o período desde 2014. É uma redução de 0,8 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre anterior (8,8%), de janeiro a março. Na comparação com o segundo trimestre de 2022 (9,3%), o índice teve queda de 1,3 p.p.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No segundo trimestre de 2023, havia cerca de 8,6 milhões de pessoas sem emprego no país. O número de pessoas ocupadas, por sua vez, foi 98,9 milhões, com aumento de 1,1% na comparação trimestral e de 0,7% na anual.

“O segundo trimestre registrou recuo da taxa de desocupação, após crescimento no primeiro trimestre do ano. Esse movimento aponta para recuperação de padrão sazonal desse indicador. Pelo lado da ocupação, destaca-se a expansão de trabalhadores na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, no trimestre e no ano”, disse, em nota, a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

A PNAD Contínua também mostrou que o contingente de empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada chegou a 13,1 milhões de pessoas, subindo 2,4% (mais 303 mil pessoas) na comparação trimestral. Houve estabilidade na comparação anual. “Já a quantidade de trabalhadores com carteira assinada no setor ficou estável no trimestre, totalizando 36,8 milhões de pessoas, mas com aumento de 2,8% (mais 991 mil pessoas) em relação ao mesmo trimestre do ano passado”, diz o IBGE.

A taxa de informalidade de 39,2% foi registrada no segundo trimestre, ante uma taxa de 39% no primeiro trimestre, e de 40% no mesmo período de 2022. “O tipo de vínculo que se destaca como responsável pelo crescimento da ocupação vem de um dos segmentos da informalidade, que é o emprego sem carteira assinada”, acrescentou Adriana.

O número de empregados no setor público (12,2 milhões de pessoas), por sua vez, cresceu 3,8% frente ao trimestre anterior. Quando se compara com o mesmo trimestre de 2022 houve alta de 3,1%, um acréscimo de 365 mil pessoas.

Na categoria dos trabalhadores por conta própria, formada por 25,2 milhões de pessoas, foi observada estabilidade na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador, neste trimestre, apresentou uma redução de 491 mil pessoas.

SUBUTILIZAÇÃO E DESALENTO

A taxa de subutilização (17,8%) teve queda nas duas comparações: 1 p.p. no trimestre e 3,4 p.p. no ano. O total de pessoas subutilizadas chegou a 20,4 milhões, uma redução de 5,7% (menos 1.224 pessoas) em relação ao trimestre anterior. Na comparação com igual trimestre do ano passado, esse índice caiu 17,7% (menos 4.385 pessoas).

O contingente de pessoas desalentadas também diminuiu, ficando em 3,7 milhões. Frente ao trimestre anterior, a redução foi 5,1% (menos 199 mil pessoas) e, na comparação anual, de 13,9% (menos 593 mil pessoas). O percentual de desalentados na força de trabalho (3,3%) caiu 0,2 p.p. no trimestre e 0,5 p.p. no ano.

A população fora da força de trabalho ficou em 67,1 milhões, permanecendo estável em relação ao trimestre anterior e crescendo 3,6% (mais 2,3 milhões de pessoas) quando comparada ao mesmo trimestre de 2022.

O rendimento real habitual (R$ 2.921) apresentou estabilidade frente ao trimestre anterior e expansão de 6,2% no ano. A massa de rendimento real habitual (R$ 284,1 bilhões) também ficou estável contra o trimestre anterior, mas subiu 7,2% na comparação anual (mais R$ 19 bilhões).

Grupo comandado por Garrafão e Gicélia tem adesão de Erick Cardoso
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ex-candidato a vice-prefeito de Floresta Azul em 2020, Erick Cardoso deixou a oposição e agora integra o grupo político de Carlos Hamilton Garrafão, hoje liderado pela prefeita Gicélia Santana (PSB). Para o governo, a chegada de Erick, de tradicional família da política florestense, se deve aos bons índices de aprovação à gestão. A adesão ao grupo foi anunciada nesta sexta-feira (28).

A decisão de integrar o grupo do ex-prefeito Garrafão, explica Erick, foi tomada por entender que o governo comandado por Gicélia executa trabalho à altura dos anseios da população. “Uma amostra disso é o grande índice de aprovação e quantidade de obras já entregues e em andamento na cidade”, afirmou. A intenção, ressalta, é fortalecer o trabalho da prefeita, contribuindo com o desenvolvimento do município.

FORÇA ELEITORAL

Esposa de Garrafão, Gicélia Santana está no segundo mandato como prefeita de Floresta Azul. Foi reeleita em 2020 com 78,5% dos votos válidos e, na avaliação de especialistas, não deverá enfrentar dificuldades para fazer o sucessor.

Já em 2022 e após quase seis anos de governo, Gicélia e esposo mostraram força eleitoral, quando, em outubro, os seus candidatos a governador (Jerônimo Rodrigues) e a presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) saíram das urnas com votação superior a 70%. O candidato a deputado estadual da prefeita, Rosemberg Pinto (PT), obteve 55,34% dos votos. O federal, Neto Carletto (PP), 48,95%.

Alfredo confessou ter mandado matar a amante || Reprodução/Rede Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O fisioterapeuta Alfredo Victor de Oliveira Mattos foi condenado a 40 anos e 10 meses de prisão em regime fechado por mandar torturar e matar a amante, Rafaela Gomes de Souza, de 27 anos, em novembro de 2019, na cidade de Lapão, no norte da Bahia.

A sentença do júri popular, que durou dois dias e aconteceu na comarca de Lapão, saiu na noite de quinta-feira (27). Outros dois homens acusados de participar do crime também foram condenados.

Alfredo Victor de Oliveira Mattos, que era o fisioterapeuta da avó da vítima, foi condenado por homicídio qualificado, sequestro qualificado, tortura e ocultação de cadáver.

Paulo Eriton Dias dos Santos, conhecido como “Rato”, foi condenado a 36 anos de prisão em regime fechado, pelos mesmos crimes que o fisioterapeuta. Já Ramon da Silva Santana foi condenado a 24 anos, também em regime fechado, por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

De acordo com o delegado Geraldo Vilaboim, que comandou as investigações, Rafaela Souza foi sequestrada no dia 20 de novembro de 2019 e levada para um local próximo da fazenda do pai do fisioterapeuta, na cidade de Lapão, onde ficou em cativeiro por quatro dias. Ela foi morta em um lixão desativado, no município de Irecê.

DEBILITADA E QUEIMADA VIDA

Segundo Geraldo Vilaboim, Rafaela Souza estava debilitada quando chegou no local onde foi morta e foi queimada viva. O corpo foi encontrado pelos policiais com uma corda amarrada no pescoço, a mandíbula quebrada e com marcas de queimaduras.

Ainda de acordo com Geraldo Vilaboim, o fisioterapeuta confessou para a polícia que mandou matar Rafaela Souza, durante um depoimento. No entanto, ele foi liberado depois de ser ouvido, já que teve a prisão preventiva decretada depois de comparecer à delegacia.

Quatro dias depois, ele se apresentou à delegacia da cidade e foi preso. Ele contou que mantinha um caso com a vítima, e que ela estaria o chantageando e ameaçando contar sobre os dois para a esposa dele. As informações são do portal G1-BA.

Rosemberg Pinto defende apoio à reeleição de Augusto Castro
Tempo de leitura: 2 minutos

Rosemberg Pinto, deputado estadual e líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa, deverá embarcar no apoio à reeleição do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). É o que vinha sinalizando internamente e tornou a defesa pública, há pouco, durante a reinauguração do Hospital São Lucas.

“Augusto tá fazendo sucesso na sua gestão e vai continuar fazendo. O povo quer que você continue”, disse Rosemberg. O deputado estadual é do PT. O partido tem como pré-candidato ao governo municipal em 2024 o ex-prefeito Geraldo Simões, que tomou café da manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início do mês, em Ilhéus (reveja clicando aqui) e abordou seu desejo eleitoral para o próximo ano.

Antes de fazer defesa de consenso na base pelo nome de Augusto Castro, Rosemberg enfatizou que tem familiares e base em Itabuna, definida por ele como “a cidade mais acolhedora da região”. E completou: “Para aqui, vieram muitos, inclusive parte de minha família, que mora aqui e foi acolhida pela cidade de Itabuna”, observou.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Na sequência, Rosemberg virou-se para o governador Jerônimo Rodrigues num convite para que o estado defina uma solução para o abastecimento de água do município, serviço municipalizado ainda na década de 80 pelo ex-prefeito Fernando Gomes, morto há um ano.

“[Itabuna] quer ouvir do senhor o que pensa [sobre a solução para o abastecimento]  de água. A cidade, onde chove muito, precisa [resolver o abastecimento] de água”, defendeu Rosemberg. Ainda hoje, município e estado assinam convênio de obra para a ampliação do sistema de abastecimento de Itabuna, num total de R$ 10 milhões, para a construção de dois novos reservatórios no projeto Mais Água para a Cidade.

O serviço é operado pela Empresa Municipal e Águas e Saneamento (Emasa). As obras já começaram e, agora, terão aporte financeiro do estado. Porém, a cidade trata menos de 30% do esgoto produzido.

Com a Comenda, gestão prestou homenagem a 18 personalidades || Reprodução Instagram
Tempo de leitura: 3 minutos

Itabuna prestou homenagem a 18 personalidades de vários segmentos, na noite desta quinta-feira (27), com a entrega da Comenda Firmino Alves, no Teatro Candinha Doria. Da relação, constam profissionais liberais, autoridades religiosas e políticos, como o governador Jerônimo Rodrigues e o deputado estadual e seu líder na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (veja lista ao final).

O prefeito Augusto Castro presidiu a solenidade de concessão da honraria nos 113 anos de emancipação de Itabuna. No seu discurso, enfatizou a importância e o impacto de Itabuna para o sul da Bahia e agradeceu a contribuição dos homenageados para o município. “Se Itabuna está bem, Itapé, Buerarema, Ibicaraí, Ilhéus e Itacaré no turismo e os demais municípios do Sul da Bahia também estarão bem, crescendo e se apoiando no nosso desenvolvimento”.

O prefeito ainda conclamou a sociedade regional a aproveitar o boom que a região terá com a chegada de investimentos em modais como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). “[São] investimentos que vão estimular muito mais o desenvolvimento da região Sul da Bahia. Por isso, precisamos nos unir para a atração de novos negócios: polos de logística e moveleiro, atração o algodão e a soja do Oeste e o turismo no Litoral Sul, do minério e a celulose cujo destino são o Porto de Ilhéus e passam por Itabuna”, acrescentou.

Augusto Castro discursa durante cerimônia de entrega da Comenda Firmino Alves || Foto Divulgação

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O prefeito fez uma espécie de prestação de contas, lembrou de como estavam as contas da Prefeitura ao assumir e enfatizou a condição favorável dos cofres públicos, posição que possibilitou a obtenção de empréstimos e financiamentos nacionais e internacionais.

Ainda falou do apoio dos governos de Jerônimo Rodrigues e de Luiz Inácio Lula da Silva para o desenvolvimento de Itabuna, além de deputados e senadores. Um dos deputados, Rosemberg Pinto, foi homenageado com a Comenda. “Quero parabenizar cada homenageado pelo merecimento que prestaram serviços e continuam prestando ao nosso desenvolvimento. Parabéns, Itabuna 113 anos de história, de luta e de resistência”, completou o prefeito.

COMENDA “COLETIVA”

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes Santana, um dos agraciados com a Comenda Firmino Alves, falou em nome dos homenageados. “Compreendo que essa Comenda, que ora recebo, é coletiva, pertence a cada um dos 808 docentes da Universidade, aos 500 técnicos-administrativos, aos nove mil alunos da graduação, mas pertence a cada um e a cada uma que ajudou construir a nossa Universidade”, falou.

Da entrega, não puderam participar o governador Jerônimo Rodrigues, devido à agenda, e o vice-governador Geraldo Júnior (saiba mais aqui), além da secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro. Geraldo Júnior disse ter visto “a morte de frente”, ontem (27), na tentativa de pouso da aeronave no Aeroporto de Ilhéus. Devido às más condições do tempo, o avião de pequeno porte teve que arremeter (suspender operação de pouso) e retornar para Salvador.

Deputado Paulo Magalhães e Augusto entregam honraria a Geraldo Meireles, da IBT e cofundador do Banco do Povo

HOMENAGEADOS

Dentre os nomes homenageados, grandes histórias de vida e contribuições para a sociedade grapiúna, a exemplo do pastor Geraldo Meireles, da Igreja Batista Teosópolis, e um dos líderes da ação de auxílio às vítimas da segunda maior enchente da história de Itabuna. A IBT serviu quase 20 mil refeições a desabrigados em dezembro de 2021 e desenvolve ações sociais e de saúde. Antes, no início dos anos 2000, ajudou a fundar o Banco do Povo de Itabuna, instituição comunitária de crédito que é exemplo baiano na modalidade.

Ainda entre os homenageados, a educadora Leninha Vila Nova, que liderou o processo de reestruturação da rede de educação estadual no sul da Bahia, principalmente em Itabuna, na gestão encerrada no primeiro semestre deste ano, quando foi nomeada superintendente de Polícias da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (SEC), Pasta hoje comandada pela ex-reitora da Uesc Adélia Pinheiro. Abaixo, a lista completa.

LISTA DOS HOMENAGEADOS

Governador Jerônimo Rodrigues
Vice-governador Geraldo Junior
Secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro
Deputado estadual Rosemberg Pinto
Reitor da Uesc, Alessandro Fernandes Santana
Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz
Médica Mércia Alves da Silva Margotto
Médico e bioquímico Baldoíno Lopes Azevedo
Médico-cirurgião Eduardo Fontes Neto
Médico Humberto Barreto de Jesus
Professora Leninha Vila Nova
Musicista Maria de Lourdes Dantas Andrade
Padre Acássio Alves da Silva
Padre Tony Valério Rodrigues dos Santos
Pastor Carlito Machado Fiel
Pastor Geraldo Santos Meireles
Pastor Éder de Jesus Lima
Empresário Pedro Henrique Silva de Assis

Concurso da PM e do Corpo de Bombeiros divulga resultado final || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A lista com os provados do concurso de 2022 para Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da Bahia foi publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial do Estado. A relação está divulgada por ordem de classificação dos candidatos. O concurso abriu vaga para 2 mil policiais e 500 bombeiros.

Além do Diário Oficial, a lista de classificados pode ser conferida no site da banca organizadora do concurso (www.concursosfcc.com.br) e no site do Portal RH Bahia.

“Pensamos a Segurança Pública através dos eixos Inteligência, Integração e Investimento. Os concursos realizados pelo Governo do Estado, que até o final de 2024, habilitarão cerca de 4.500 novos policiais e bombeiros, demonstram o grande investimento na busca pela paz social”, destacou também o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Os selecionados da PM serão lotados em Salvador e Região Metropolitana, além de outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras). Já as vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e em nove cidades: Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa.

Na mesma Edição do Diário Oficial, o Governo do Estado também divulgou o resultado definitivo do procedimento de heteroidentificação. O DOE desta sexta (28) traz a lista definitiva dos candidatos que foram reconhecidos pela Comissão de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) para permanecerem concorrendo às vagas.

MAIS DE 93 MIL CANDIDATOS

O governador Jerônimo Rodrigues registrou a importância de mais um reforço no efetivo e parabenizou os aprovados por meio de suas redes sociais. “A Segurança Pública da Bahia avança com mais 2.500 novos soldados para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”.

O Edital de abertura do Concurso 05/2022 foi lançado em setembro de 2022. Mais de 93 mil candidatos fizeram inscrição no certame para concorrer às vagas. As provas objetiva e discursiva foram realizadas em 22 de janeiro deste ano. O resultado da primeira etapa (provas objetivas) foi divulgado em março. Já o resultado da segunda etapa (provas discursivas) foi publicado no dia 11 de maio. Agora, o Governo divulga o resultado final do certame.

 

Orla de Taboquinhas, zona rural de Itacaré || Foto Elias Medeiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério do Turismo (MTur) anunciou a liberação de R$ 781.410,00 para o município de Itacaré, no sul da Bahia, investir na urbanização da orla do Rio de Contas em Taboquinhas. A Pasta justifica que o recurso trará “melhoria na mobilidade urbana, facilitando o fluxo de pessoas e veículos, além de se tornar mais um atrativo turístico com uma estrutura adequada para visitantes e moradores”.

O município promove, ao longo do ano, vários eventos e festividades ligadas a datas comemorativas e tradicionais. A Orla da Beira Rio é o ponto onde Taboquinhas, distrito de Itacaré, mais se conecta com o Rio de Contas, um dos seus maiores atrativos, e, ao ser urbanizada, permitirá a utilização do local com conforto e segurança pelos milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.

Obras da Orla fluvial de Taboquinhas foram iniciadas no ano passado || Foto Divulgação

O município de Itacaré é conhecido pelas casas coloridas e construções da época colonial, com sua origem em 1732. Aos turistas, a cidade oferece praias e uma natureza exuberante e preservada, comidas típicas e, ainda, atividades como surfe, circuitos de arvorismo no meio da mata atlântica e rafting nas corredeiras de Taboquinhas. Durante o dia a cidade é aquecida pelo sol e ao anoitecer recebe a agitação dos bares da Passarela, Pituba e Orla.

Moradores da Comunidade Quilombola Itamatatiua, em Alcântara, Maranhão || Foto Ministério de Minas e Energia/Arquivo
Tempo de leitura: 4 minutos

Os dados sobre quilombolas no Brasil divulgados nessa quinta-feira (27) foram a primeira vez que um Censo Demográfico contabilizou a população quilombola. Mas, de acordo com o geógrafo Rafael Sanzio dos Anjos, os dados do Censo 2022 sobre os quilombolas devem ser encarados como um primeiro retrato oficial dessas populações, mas ainda não representa a realidade.

Os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que vivem no Brasil 1.327.802 quilombolas, o que corresponde a 0,65% dos residentes no país. Os dados também mostram que essa população está distribuída por 1.696 municípios. Um levantamento prévio feito pelo IBGE em 2019 listou 5.972 localidades quilombolas para visitação durante o Censo 2022. No entanto, segundo o geógrafo, existem mais de 6 mil comunidades no país.

“Essa é uma primeira cartografia do IBGE. Podemos ter uma segunda, uma terceira e é lógico que isso deverá estar futuramente mais completo. Até porque nós estamos trabalhando com território de exclusão. São territórios que foram excluídos por cinco séculos. Não é no primeiro levantamento oficial que vamos ter todas as comunidades e todos os territórios étnicos. Seria pedir demais. Então é um processo. Acredito que o IBGE também tenha essa clareza”, avaliou.

VISIBILIDADE

Pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em cartografia quilombola, Rafael destaca a importância do levantamento censitário para dar visibilidade a essas populações. “Nós temos sete Constituições Federais e apenas na última, de 1988, a palavra ‘quilombo’ vai aparecer. Ou seja, há 34 anos. Mas os quilombos estão presentes no Brasil desde o século 16. Por que tanto tempo, na nossa historiografia, tem esse registro de invisibilidade e de exclusão desse tipo de território de resistência?”, questiona.

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os municípios do país. As informações levantadas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões sobre onde o orçamento será investido. O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois por questões orçamentárias. Embora o Brasil realize uma operação censitária a cada dez anos, somente nesta edição houve a inclusão de um quesito no questionário para identificar os quilombolas.

O geógrafo lembra, entretanto, que esforços para mapeamento dessas populações têm sido empreendidos há algum tempo na academia. Ele conta que uma dessas iniciativas está atrelada ao Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação, Cartografia & Ordenamento do Território (Geoafro) que mobiliza pesquisadores da UnB, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de outras instituições, e conta com uma ampla rede de apoio que abrange inclusive órgãos vinculados ao governo, como a Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Rafael desenvolve estudos no âmbito desse projeto.

“Em 2000, o IBGE convidou o Geoafro para ir à sua sede no Rio de Janeiro apresentar seu primeiro cadastro. Apresentamos a publicação que constava uma pequena parte dos territórios quilombolas do Brasil. Então precisamos dizer que a preocupação do IBGE vem desde o ano 2000. Mas não aconteceu no Censo de 2000 e nem no de 2010. Finalmente aconteceu no Censo de 2022. É importante colocar isso porque esse dado novo que o IBGE levantou e está divulgando é resultado de um processo histórico que envolve diversos colaboradores”, pontua.

O Geoafro publicou no ano de 2020 seu mais recente cadastro de territórios quilombolas do Brasil, o qual aponta para os mais de 6.000 territórios quilombolas. Segundo Rafael, o Censo 2022 recenseou parte significativa, mas muitos ainda ficaram de fora. “Eu penso que é algo que o IBGE irá resolver dentro do seu processo de planejamento. Eu até diria que esses resultados deveriam ter um nome como primeira configuração ou como o primeiro retrato”.

De acordo com o pesquisador, um caminho para aprimorar futuros levantamentos é observar a distribuição geográfica das comunidades mapeadas e cruzar estas informações com dados históricos. “Aonde houve atividades econômicas coloniais imperiais, como mineração de ouro e diamante, ciclos de boiada, produção agrícola de cacau, café, cana-de-açúcar, algodão, enfim, onde houve essas atividades, existem comunidades quilombolas”.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Lideranças de comunidades quilombolas e organizações representativas têm manifestado a expectativa de que a divulgação dos resultados abra caminho para maior reconhecimento, garantia de direitos e acesso a políticas públicas. Rafael avalia que os dados levantados pela academia são dados “oficiosos”, que tem validade e credibilidade. Segundo o geógrafo, o dado oficial do IBGE tem outro tipo de penetração, devido ao seu valor dentro da governança da nação.

“É preciso olhar para essa oficialidade que o Brasil está dando aos territórios quilombolas e ver de que forma serão implementadas de fato políticas que são esperadas há muito tempo. Então, eu diria que é um momento especial nesse sentido, para que tenhamos diretrizes mais assertivas de políticas públicas”, diz.

“A educação quilombola, por exemplo, é necessária nos quilombos porque ela guarda a tradição, a cultura, a historicidade, a língua, as referências religiosas. Esse tipo de educação para um território tradicional merece uma prioridade. E aí o Ministério da Educação tem que trabalhar com isso”, conclui.

AO e Maria Amélia: ex-primeira-dama se despede do marido || Imagens Charles Henry e PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mesmo sob a chuva e o pesar inerente ao rito fúnebre, o adeus ao ex-prefeito Antônio Olímpio, nesta quinta-feira (27), teve momentos de leveza. Após os discursos de despedida, pouco antes do caixão ser colocado no jazigo da família, o primeiro à entrada do Cemitério da Vitória, o Hino de Ilhéus começou a tocar. O volume do som, emitido por um celular, era baixo, mas ensejou um coro tímido.

Foi só então que a ex-primeira-dama Maria Amélia Rhem da Silva se manifestou verbalmente no enterro. Amparada por um dos netos, Victor Hugo, e voltada para o caixão, ela cantou para o marido.

No trecho em que a letra do hino se refere a Ilhéus como “você” (Nossa gente vai cantar/Pra você esta canção…), a interpretação de Amélia substituiu a cidade pelo companheiro – ou os fundiu como destinatários do mesmo canto. Confira no vídeo do PIMENTA.

Indústria tem várias vagas de emprego hoje || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus, no sul, e Jequié, no sudoeste do Estado, trazem 67 vagas de emprego e de estágio em áreas como Indústria, Gestão, Contabilidade e Engenharia nesta sexta-feira (28), de acordo com o SineBahia. O município de Jequié tem 50 vagas e Ilhéus traz outras 17 hoje.

Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia nos dois municípios. O atendimento começa às 8h e os candidatos têm até as 15h30min para comparecer ao serviço estadual e se cadastrar em uma das vagas.

Os documentos exigidos vão de carteiras de Identidade e de Trabalho a CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de certificados de cursos de qualificação na área desejada, caso possua. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas.

Leia Mais