Do PIMENTA
Augusto Castro (PSD) terá o maior tempo de Rádio e TV no horário eleitoral entre os concorrentes à Prefeitura de Itabuna em 2024. Cleonice Monteiro (Rede-PSOL) ficará com a menor fatia. A disputa em Itabuna envolve ainda Fabrício Pancadinha (SDD), Chico França (PL) e Isaac Nery (PDT). A definição do tempo de cada um dos prefeituráveis ocorreu nesta segunda-feira (26).
Augusto Castro, da Coligação Itabuna não pode parar, terá quase metade do horário eleitoral, com 4 minutos e 43 segundos. Na sequência, vem Fabrício Pancadinha, da Coligação A vez do povo, com 2 minutos e 16 segundos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA).
Conforme a única pesquisa eleitoral divulgada em agosto, a AtlasIntel/A Tarde, Augusto e Pancadinha são, respectivamente, líder e vice-líder nas intenções de voto na disputa à Prefeitura de Itabuna, com 50% e 28,2% dos votos válidos (confira todos os números aqui).
Apesar de não ter feito coligação com outros partidos, Chico França, da Coligação Ouvir, agir e mudar, vai dispor do terceiro maior tempo de TV, com 2 minutos e 1 segundo. O partido dele, o PL, elegeu 99 deputados em 2022, a maior bancada da Câmara dos Deputados.
Isaac Nery (PDT) também não fez coligação com outras legendas, mas o partido tem só 17 parlamentares federais. Por isso, ficou com 30 segundos do horário eleitoral. Cleonice Monteiro, da Federação Rede-PSOL, apenas 27 segundos.
OLHO NA TELINHA, OUVIDO NO RÁDIO
O horário eleitoral e as propagandas nos intervalos comerciais das emissoras (inserções) começam na próxima sexta-feira (30). O horário eleitoral no rádio vai das 7h às 7h10min e das 13h às 13h10min. Na TV, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.
Com ordem de exibição definida em sorteio, Isaac vai abrir o horário eleitoral no primeiro dia. Pancadinha vem na sequência. Depois, vêm Cleonice Monteiro, Augusto e Chico França.
COMO É FEITO O CÁLCULO
O cálculo de tempo de programa e do número de inserções é feito de acordo com o número de deputados federais de cada partido. Por isso, mais importante que o número de partidos apoiando o candidato, é a quantidade de legendas com os maiores números de parlamentares na Câmara dos Deputados.
Dos 10 minutos de programa eleitoral, 9 minutos são distribuídos conforme a representação partidária na Câmara. E um minuto é distribuído de forma igualitária entre os concorrentes. Sem ela, por exemplo, Isaac e Cleonice teriam direito a menos de 20 segundos cada um deles.
NAS INSERÇÕES, O “FILÉ”
Além do tempo para a disputa a prefeito, a Justiça Eleitoral também definiu o número de inserções para os candidatos às 21 vagas na Câmara Municipal.
Dos 70 minutos diários para comerciais (inserções), 42 são dedicados aos prefeituráveis e 28 aos concorrentes à Câmara. As inserções são consideradas “filé” para os candidatos, pois aparecem nos intervalos comerciais, pegando o eleitor “de surpresa”. Já o horário eleitoral, é feito em bloco, o que, normalmente, afugenta a audiência.
Os comerciais serão exibidos na faixa das 5h até a 0h. Das 2.937 inserções no período da propaganda eleitoral, Augusto Castro terá 1.389 ante 670 de Pancadinha. Chico França fica com 594. Isaac poderá usar até 150 e Cleonice 134.