Idealizado e coordenado pelo oftalmologista Rafael Andrade, o Mutirão do Diabetes de Itabuna chega à 20ª edição em 2024 consolidado como o maior evento de prevenção, conscientização e rastreamento de complicações provocadas pela doença no país.
Mais de 30 mil pacientes foram atendidos nestes 19 anos e cerca de 3 mil pacientes com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético, pacientes com doença ocular mais grave foram submetidos a tratamento gratuito de fotocoagulação a laser da retina, evitando a cegueira de muitos deles
O Mutirão deste ano será no dia 9 de novembro, com ações clínicas como exame de fundo de olho, rim e pé diabético e cardiológico e telemedicina com uso de inteligência artificial, no Hospital Beira Rio. A adoção de modernas tecnologias permite que todo o processo seja digitalizado, com dados e diagnóstico do paciente em tempo real.
Na Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital Beira Rio, será promovida a Cidade do Diabetes, uma Feira de Saúde, com ações de prevenção como teste de glicemia, endocrinologia, saúde bucal e oficinas educativas, com a participação de estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz, Unex e Afya.
AULÃO AZUL E PEDALADA AZUL
No dia 10, ainda como parte da programação do Mutirão, haverá o Aulão Azul da Saúde e a Pedalada Azul, com cerca de 1.500 ciclistas.
Diretor do Centro Avançado em Retina e Vítreo do Hospital Beira Rio e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, o médico Rafael Andrade classifica como ainda mais especial o evento deste ano.
“São duas décadas de um projeto que mobiliza toda a comunidade, com mais de mil voluntários e que se transformou em modelo para o Brasil, sendo replicado em mais de 40 cidades e reconhecido pela Federação Internacional do Diabetes, que este ano escolheu “Diabetes e Bem-Estar” como tema da campanha”.