Alex caiu no golpe da falsa venda de moto e foi assassinado || Foto redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil tenta identificar dois bandidos que estão aplicando golpe com anúncios falsos na internet e, que, na tarde de segunda-feira (23), assassinaram o motoboy Alex Aparecido dos Santos, de 49 anos. Morador do bairro Nelson Costa, em Ilhéus, Alex foi ao encontro dos bandidos depois de iniciar uma negociação de uma motocicleta. Ele viu o anúncio nas redes sociais.

Alex teria acertado de olhar o estado de conservação da suposta moto e, possivelmente, fechar o negócio. Para isso, convidou o filho e seguiram, em outra motocicleta, para o local combinado com o suposto vendedor, na zona rural de Ubaitaba. Mas quando chegaram ao local descobriram que não havia nenhum veículo e que tinham caído em um golpe.

Os dois criminosos tentaram assaltar Alex e o filho dele. Eles atiraram e acertaram Alex, que foi atingido. A vítima chegou a ser socorrida para um hospital de Ubaitaba, mas não resistiu aos ferimentos. O crime ocorreu numa estrada de acesso a uma localidade conhecida como da Batalha, zona rural de Ubaitaba. O filho de Alex não sofreu ferimentos.

A polícia está investigando detalhes das negociações nas redes sociais para tentar chegar aos criminosos. Muito querido no bairro Nelson Costa e considerado um homem trabalhador, Alex deixa viúva e três filhos.

Dono de restaurante é condenado por racismo contra funcionária
Tempo de leitura: 2 minutos

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) manteve a sentença da 5ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, que condenou o dono do restaurante Tempero de Casa (já fechado) a pagar R$ 50 mil para uma auxiliar de cozinha na cidade. De acordo com a justiça, o comerciante ofendia a trabalhadora com xingamentos racistas e também a agredia fisicamente.

A Justiça do Trabalho ainda reconheceu a rescisão indireta do contrato. A funcionária foi contratada em 2011 como auxiliar de cozinha. Ela relatou que sofria tratamento racista pelo proprietário, que a chamava de “urubu de macumba” e “nega feiticeira”. Além disso, fazia comentários como “gosto tanto de preto que tomo café mastigando”, segundo sentença da justiça.

Além das ofensas verbais, ela afirmou ter sido agredida fisicamente. Em outubro de 2020, enquanto carregava uma bandeja com quentinhas, o patrão a puxou com força pelo braço, machucando seu punho. A empregada registrou um boletim de ocorrência, e a perícia comprovou edema na mão e no pulso esquerdo.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, uma testemunha afirmou que o patrão bebia e era agressivo com os funcionários, tendo presenciado as ofensas racistas. A esposa do proprietário, que também trabalhava no restaurante, foi a testemunha da empresa.

A mulher do comerciante negou a agressão e disse que o marido apenas pegou no braço da funcionária para entregar uma bandeja. Ela afirmou que o marido era brincalhão e que chamar a funcionária de “nega feiticeira” era uma “brincadeira sem maldade”.

RACISMO RECREATIVO

O juiz que analisou o caso destacou que a esposa do proprietário admitiu as ofensas e tratou-as como “brincadeiras”. Ele explicou que essa postura faz parte do racismo estrutural brasileiro, conceito que o jurista Adilson Moreira, no livro Feminismos Plurais, define como “racismo recreativo”.

Para o magistrado, as agressões verbais racistas já violavam o direito da funcionária a um ambiente de trabalho saudável, justificando a rescisão do contrato. As agressões físicas foram consideradas uma extensão dessa violência: “O ato do empregador se entender no direito de agredir fisicamente a empregada é, também, uma manifestação física das palavras racistas já expressadas em suas ‘brincadeiras’, ao exercer sua pretensa superioridade e desumanizar a vítima ”.

Com base nisso, o juiz fixou a indenização em R$ 50 mil e determinou que o caso fosse encaminhado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para as devidas providências. Ainda cabe recurso da decisão.

RECURSO

O proprietário recorreu, pedindo a nulidade da decisão e a redução da indenização, alegando que o valor da condenação excedia o pedido inicial.  Jéferson Muricy,  desembargador relator, entendeu que o valor estava dentro do limite indicado, considerando a leitura global da petição. Ele ressaltou que as agressões verbais e físicas no ambiente de trabalho ficaram comprovadas. A decisão teve os votos das desembargadoras Maria Elisa Gonçalves e Eloína Machado.

Festival promoveu limpeza de praias em Serra Grande, Uruçuca || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Serra Grande, em Uruçuca, sul da Bahia, também participou da ação mundial de limpeza de praias, mas de um jeito diferente, com o Festival de Pesca Plástica, que integra o movimento norte-americano Plastic Fisherman.

A ação contou com a participação de moradores, visitantes, empresas e organizações da região, que se uniram para limpar as areias e recolher resíduos sólidos, principalmente plásticos. Um dos apoiadores do evento foi a CVR Costa do Cacau, que, além de contribuir com a logística, organizou atividades de educação ambiental para as crianças. As brincadeiras educativas abordaram a importância da separação correta dos resíduos, com foco no incentivo à reciclagem e à preservação do meio ambiente.

Embora Serra Grande seja conhecida por suas belezas naturais e pela preocupação ambiental de seus moradores, o vilarejo enfrenta um grande desafio em relação à reciclagem, especialmente de materiais como o vidro. Atualmente, a comunidade não dispõe de um sistema eficiente para o descarte e reaproveitamento de certos resíduos, o que tem gerado acúmulo de materiais recicláveis.

RECICLAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO

Como parte da mobilização para o Festival de Pesca Plástica, a população foi convidada a coletar e guardar vidros em setembro. No dia do evento, todo o material arrecadado foi entregue à Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRRI), que participou do ação e ficou responsável por recolher e destinar adequadamente os resíduos. No total, foram arrecadadas 4.788 quilos de vidros, 38 quilos de plásticos, 30 quilos de latinhas e 180 quilos de latinhas, mostrando o poder da conscientização coletiva e da ação comunitária.

O Festival de Pesca Plástica também expôs a necessidade urgente de soluções permanentes para o problema do lixo na região. Apesar dos esforços da comunidade e das organizações, a falta de infraestrutura adequada para a gestão de resíduos em Serra Grande é um desafio constante. O balneário precisa de alternativas para sistema de coleta, descarte e reciclagem de resíduos sólidos.

“A grande participação da população e das empresas da região mostrou que o desejo por mudanças existe. Agora, é fundamental que a Prefeitura atenda essa demanda, implementando políticas que garantam a sustentabilidade e o desenvolvimento ambiental do município.”, ressaltou Angelica Tomassini, coordenadora socioambiental da CVR Costa do Cacau.

UFSB oferece mais de 800 vagas para o segundo ciclo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) lançou edital de seleção para ingresso em cursos de Segundo Ciclo. Serão ofertadas 812 vagas nos campi Jorge Amado, em Itabuna; Sosígenes Costa, em Porto Seguro; e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas.

O edital é voltado para estudantes da UFSB que tenham integralizado cursos de 1º ciclo, seja bacharelado interdisciplinar (BI) ou licenciatura interdisciplinar (LI). É considerado para esse fim os componentes curriculares cursados com aprovação até o quadrimestre 2024.1. As inscrições estarão abertas no período de 7 a 10 de outubro de 2024 e deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico https://segundociclo.ufsb.edu.br, conforme cronograma.

É possível escolher até duas opções distintas de cursos de segundo ciclo. No momento da inscrição, é preciso optar pela modalidade de concorrência desejada, a qual a pessoa ficará vinculada durante todo o processo seletivo. A listagem de cursos com vagas em oferta nesta seleção constam do Anexo I do edital. Os cursos de Segundo Ciclo têm requisitos próprios para concorrência, todos listados no Anexo II do edital. A documentação exigida para a matrícula consta do Anexo III.

Gusttavo Lima tem mandado de prisão revogado pelo TJ-PE || Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: 2 minutos

O desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), concedeu habeas corpus nesta terça-feira (24) para revogar o mandado de prisão expedido contra o cantor Gusttavo Lima.

Ontem (23), o cantor sertanejo teve mandado de prisão expedido nesta segunda-feira (23) pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal de Recife.

Ele é acusado de ter ligação com pessoas investigadas na Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, que apura um esquema de lavagem de dinheiro de jogos de azar pela internet (bets).

Gusttavo Lima não chegou a ser preso. Ele está nos Estados Unidos em viagem com sua família. O habeas corpus favorável ao cantor sertanejo é concedido em dia de liberdade para a influencer e advogada Deolane Bezerra e a mão dela, Solange Bezerra.

PASSAPORTE

Na mesma decisão, o desembargador derrubou a medida que suspendeu o passaporte e o porte de arma do cantor.

Para o magistrado, a decretação da prisão de Nivaldo Batista Lima, nome de batismo do cantor, foi justificada com base em ilações.

“Destarte, da leitura da aludida decisão [de primeira instância], constata-se que as justificativas utilizadas para a decretação da prisão preventiva do paciente e para a imposição das demais medidas cautelares constituem meras ilações impróprias e considerações genéricas. Desconstituída, assim, de qualquer evidência material a justificar, nesse momento, a segregação cautelar”, justificou.

Concurso do Sebrae vai eleger o melhor pão francês - ou de sal! - da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Sebrae abriu nesta terça-feira (24) as inscrições para o Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia. Gratuita, a inscrição deve ser feita pelo site do concurso, o www.melhorpaofrances.com.br. O prazo acaba no dia 17 de outubro.

O concurso será lançado em Itabuna nesta quarta-feira (25), às 19h, na CDL, na Avenida do Cinquentenário. Em Ilhéus, às 19h da próxima quinta (26), no escritório regional do Sebrae, no Edifício Premier.

De acordo com o serviço de apoio a micro e pequenas empresas, a disputa busca estimular a melhoria da qualidade do pão no estado, “resgatando os valores tradicionais do setor de panificação. A metodologia de avaliação baseia-se na ABNT NBR 16170, que define os padrões de qualidade para o Pão Tipo Francês”.

Segundo levantamento do Sebrae, a Bahia tem 14.308 Micro e Pequenas empresas com atividade relacionadas a panificação. Destas 3.669 são de Salvador. A taxa de abertura de novos empreendimentos no segmento é de 47,2%. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de junho.

“O Pão Tipo Francês é fundamental para as padarias, sendo o principal atrativo que impulsiona o fluxo de clientes diariamente. Melhorar sua qualidade não apenas fortalece o mercado, mas também reduz desperdícios e aumenta a satisfação dos consumidores”, disse o coordenador de Indústrias do Sebrae Bahia, Tércio Calmon.

REGULAMENTO

Podem participar padarias ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), formalizadas e sediadas em municípios baianos. Após a inscrição e a indicação da sede formal da empresa, as participantes serão direcionadas para uma das dez regiões da competição. Serão conhecidos os vencedores de cada região da Bahia, que disputarão, em Salvador, o título de melhor pão na final estadual.

A norma ABNT NBR 16.170 orienta as padarias a aprimorarem seus processos para garantir um produto de alta qualidade, abrangendo características como crosta, miolo, sabor e textura. Os produtos receberão notas de 0 a 10, de acordo com os critérios de avaliação da norma, subdivididos em três grupos.

Primeiramente, serão avaliadas as características externas: Crosta (cor, pestana, crocância e aspecto) e Aparência (integridade e simetria). Em seguida, serão analisadas as características internas: Crosta (aparência) e Miolo (cor, textura e estrutura de células). Por fim, os jurados irão observar as Características Sensoriais, que são o aroma, o sabor e a resiliência.

A padaria que ficar classificada em primeiro lugar na etapa estadual receberá premiações adicionais para o panificador e o padeiro. Para Padeiro e Panificador, haverá certificado e troféu de “Melhor Pão Francês da Bahia”. O panificador receberá, ainda como premiação, 1 notebook e participação na Missão Empresarial FIPAN em 2025. O padeiro ganhará um smartphone.

Justiça suspende material impresso e manda Célio do Asfalto retirar posts
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (24), a Justiça Eleitoral deu prazo de 24 horas para que a Coligação Força União e Coragem, do candidato Célio do Asfalto (PT), recolha e entregue, no Cartório Eleitoral, todo material impresso com a divulgação irregular de pesquisa que apontava liderança na corrida eleitoral de Coaraci.

A juíza Mariana Aguiar Nascimento, da 135ª Zona Eleitoral, também ordena a remoção de qualquer publicação da pesquisa de forma irregular nas redes sociais do candidato. O material não cita nem mesmo o nome do instituto contratado, mas apresentava percentuais que colocariam o petista na liderança da disputa contra Miltinho do Axé (PSD).

A decisão judicial está fundamentada na Resolução 23.735/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu como fraude lesiva ao processo eleitoral a prática de atos “que possam iludir, confundir ou ludibriar o eleitorado”. A multa estipulada é de R$ 6.000,00 por dia em caso de descumprimento.

O panfleto divulgado pelo grupo de Célio continha números que apontavam uma virada no processo eleitoral de Coaraci depois de o candidato Miltinho ter aparecido na primeira colocação em todas as pesquisas feitas entre março e o início de setembro. Há ainda fundamentação em uma Ação Cautelar e um Recurso Especial Eleitoral sobre pesquisas divulgadas de forma fraudulenta com dados manipulados, tornando inválido o registro obtido perante à Justiça Eleitoral.

Hyara Flor dos Santos Alves foi assassinada em Guaratinga, no ano passado.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O adolescente acusado de assassinar a menina Hyara Flor Santos Alves, de 14 anos, foi condenado ao cumprimento de medidas socioeducativas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O menor infrator era casado com menina, morta a tiro em julho de 2023, em Guaratinga, no extremo-sul da Bahia.

De acordo com a decisão judicial, o menor terá a situação avaliada a cada seis meses. Desde agosto deste ano, quando foi apreendido no bairro Quintas do Sul, em Itapetinga, no sudoeste da Bahia, que o menor, hoje com 16 anos, cumpre medida socioeducativa em Salvador.

O perfil genético do menor foi encontrado na arma usada no crime, conforme perícia do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT). O adolescente acabou indiciado pelo ato infracional análogo ao crime de feminicídio. O casal é da etnia cigana.

Em nota, a defesa da família de Hyara Flor informou que a condenação trouxe um pouco de alívio, ante a dor da perda. “É o reconhecimento de que o valor da verdade, da ética e da justiça prevaleceu. Sentir que a justiça foi alcançada é como ver uma balança finalmente se equilibrar, onde as ações são julgadas por seu peso e o resultado é proporcional, trazendo uma sensação de ordem e resolução ao caos”, afirmou. Da Redação com informações da TV Santa Cruz.

Augusto promete investir em saneamento sem comprometer Emasa || Foto Divulgação/PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Augusto Castro (PSD) se comprometeu a investir na ampliação da coleta e do tratamento de esgoto do município, caso seja reconduzido à Prefeitura de Itabuna. Durante participação no Ipodcastv, podcast do Ipolítica, ele afirmou que fará o investimento sem comprometer a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). O serviço é alvo de interesse de agentes público e privado. Hoje Itabuna trata pouco mais de 30% do esgoto produzido no município.

O prefeito reconheceu que, apesar das economias feitas, a Emasa não tem capacidade financeira para tocar obra de saneamento sozinha. Para ampliar a coleta e tratamento de esgoto, afirmou, recorrerá a empréstimo ou financiamento do governo federal, por meio do BNDES e Caixa Econômica.

Ainda no podcast, Augusto disse ter discutido o assunto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, quando o ex-governador visitou Itabuna e participou de carreata do candidato à reeleição, no último dia 13. “Eu tratei desse assunto com o ministro”, afirmou.

Conforme o prefeito, os recursos para ampliar coleta e tratamento seriam oriundos de programa federal de saneamento. “O investimento em saneamento está no nosso programa de governo. É necessário”, acrescentou, observando que a cidade impacta diretamente na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, onde quase 70% do esgoto é lançado sem tratamento.

Abaixo, confira a íntegra da entrevista que abre série com os prefeituráveis de Itabuna e hoje (24) terá como convidada Cleonice Monteiro (Rede-Psol).

 

Trecho da Avenida Amélia Amado onde ocorreu furto de cabos elétricos || Imagem GoogleMaps
Tempo de leitura: < 1 minuto

O furto de cabos elétricos da rede de iluminação pública em Itabuna deixou parte da Avenida Amélia Amado, no Centro, às escuras na noite desta segunda-feira (23). A região afetada foi o trecho em frente à Ação Fraternal de Itabuna (ACI).

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, eletricistas do município e equipe de suporte do Consórcio Grapiúna IP devem corrigir o dano até o início da tarde de hoje, restabelecendo a iluminação nesta terça-feira (24).

Por meio de nota, o Município informou que os furtos de cabos elétricos “têm sido recorrentes embora a ação criminosa dos vândalos seja denunciada à Polícia Civil a quem compete investigar fatos como este”. A ação criminosa também tem afetado o sistema de drenagem do município, com “a subtração de grades de bocas de lobo e tampas de poços de visita (PVs)”.

Lanns Almeida, engenheiro agrônomo e superintendente da Bahiater || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

 

O nosso trabalho, meu e de toda a minha equipe, é pela altivez dessa gente que planta e que colhe. A nós, não importa o tamanho de suas terras ou quanto produzem, porque nós entendemos que cada cultivo é valioso, alimenta e mata a fome.

 

Lanns

Não posso começar esse texto sem falar do principal, que é da nossa gente: somos mais de 14 milhões de baianos, possuímos uma vasta extensão territorial e, por isso quatro grandes biomas: cerrado, caatinga, mata atlântica e todo o bioma marinho. A Bahia é um estado gigantesco, rico em diversidade e perseverança, sobretudo do homem e da mulher do meio rural.

À frente da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), o nosso trabalho, meu e de toda a minha equipe, é pela altivez dessa gente que planta e que colhe. A nós, não importa o tamanho de suas terras ou quanto produzem, porque nós entendemos que cada cultivo é valioso, alimenta e mata a fome.

Nas andanças por dentro de cada cidade e meio rural do nosso estado, volto para casa entusiasmado para fomentar ainda mais, e conto com um Governador que empurra, que manda fazer, que cobra e acompanha resultados. O Fundo Estadual de Combate à Pobreza, por exemplo, bateu recorde de aplicação em 2023, destinado a ações de combate à fome e à insegurança alimentar, saneamento básico e moradia, no qual atuamos com agricultores familiares.

Não me canso de repetir uma frase de Paulo Freire que diz que “a cabeça pensa onde os pés pisam”, e também não me canso de ir pessoalmente a cada território do nosso estado. A nossa principal missão é honrar a dignidade do homem e da mulher do campo. Avancemos!

Lanns Almeida é engenheiro agrônomo e superintendente da Bahiater.

Fachada do Shopping Jequitibá, em Itabuna, onde funciona uma das unidades do SineBahia
Tempo de leitura: 5 minutos

Terça-feira (24) com 264 vagas de emprego e de estágio em municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste, segundo o órgão estadual de qualificação e intermediação de vagas para o mercado de trabalho. São oportunidades em áreas e setores como construção civil, comércio, indústria e serviços.

Jequié lidera em oportunidades de emprego, com 88 vagas, seguido de Eunápolis, com 76, e Ilhéus, com 49. Itabuna tem oferta de 45 vagas, seguido por Itapetinga e Valença, cada um com 3 vagas.

Os candidatos devem comparecer ao SineBahia até as 13h30min em Itapetinga e Valença, 16h30min em Jequié e 15h30min nos demais municípios. Deve-se levar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA O SINEBAHIA

O SineBahia atende em Itabuna no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Também em área central, a de Eunápolis, na Rua 5 de Novembro.

Quem procura o SineBahia em Valença, deve ir à Rua Antônio Carlos Magalhães, no Centro. Em Jequié, fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Já em Itapetinga, a unidade fica na Presidente Kennedy, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais