O Hospital Regional Costa do Cacau , em Ilhéus, promoveu a ação Letramento de Acompanhantes para o Cuidado Colaborativo e Prevenção de Lesão por Pressão para acompanhantes de pacientes internados em leitos cirúrgicos e clínicos. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade, segundo a instituição, que pertence à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
A lesão por pressão é uma ferida que ocorre quando os tecidos moles ficam comprimidos entre superfícies duras e proeminências ósseas. Ela é comum em pacientes que ficam muito tempo deitados nos leitos ou sentados em cadeiras de rodas. Na formação desta segunda-feira (2), os acompanhantes assistiram a um vídeo sobre esse tipo de lesão.
Depois, a turma aprendeu a mudar a posição do paciente com manobras de descompressão das partes do corpo que costumam ser afetadas por lesões. Para isso, tiveram a ajuda de um manequim e de um voluntário.
A terceira atividade, chamada de Letrar para Empoderar, utilizou recursos de imagem, infográficos e eletrônicos numa dinâmica sobre mitos e verdades do cotidiano do cuidado de pessoas acamadas. Os acompanhantes receberam informações sobre a relação intrínseca entre higiene, alimentação e prevenção da lesão por pressão.
Por último, na sequência das orientações, veio a exposição de produtos tecnológicos e ecológicos para prevenção de lesões. Houve uma grande adesão dos acompanhantes que participaram das atividades, com interação e elucidação de dúvidas.
A atividade mobilizou os núcleos de Segurança do Paciente, coordenado pela enfermeira Adriana Santos; de Educação Permanente em Saúde, representada pelo enfermeiro Carlos Vitório de Oliveira; e de Comissão de Feridas, com o enfermeiro Elton Alex Gonçalves, especialista em cuidados de pacientes com feridas, estomias, incontinências e fístulas.
Além disso, dois projetos de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, o Caravana Itinerante pela Segurança do Paciente, coordenado pelas docentes Simone Souza e Rejane Barreto, e o Atenção Integral à Saúde do Adulto, sob coordenação da professora Emanuela Cardoso, atuaram nas orientações durante a atividade.