Althemar Lima faz apelo por pagamento a agentes culturais || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Reiteramos nosso apelo por um posicionamento imediato, que reconheça a importância da cultura como um pilar essencial para o progresso social e econômico de Ilhéus.

 

Althemar Lima

O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus (CMC) tem atuado incansavelmente, sem medir esforços, para assegurar a execução das políticas públicas de cultura, com destaque para a efetivação do pagamento das verbas previstas na Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Ontem, 10 de janeiro de 2025, protocolamos no Gabinete do Prefeito Valdeiro Reis Júnior e na Secretaria Municipal de Cultura do Município de Ilhéus um documento que apresenta esclarecimentos sobre as tratativas deste colegiado com o Ministério da Cultura, visando obter informações sobre as possibilidades para a liberação dos recursos da Lei Paulo Gustavo.

Adicionalmente, enviamos o mesmo documento, de forma virtual, à Vice-Prefeita Wanessa Gedeon, na tentativa de ampliar o alcance e o entendimento sobre a situação.

Ressaltamos que, conforme estabelece a legislação, a decisão final sobre a efetivação do pagamento das verbas cabe exclusivamente à atual gestão municipal. Contudo, até o presente momento, permanecemos sem respostas concretas, enquanto enfrentamos o risco iminente de devolver mais de R$ 1,6 milhão ao Tesouro Nacional.

É profundamente lamentável que nós, fazedores de cultura, sejamos relegados à margem deste processo, como se o patrimônio cultural de Ilhéus dependesse apenas de nossos esforços individuais. A falta de apoio e diálogo por parte da gestão municipal enfraquece não apenas a valorização da cultura local, mas também compromete a missão coletiva de promover o desenvolvimento cultural em nossa cidade.

Diante deste cenário, reiteramos nosso apelo por um posicionamento imediato, que reconheça a importância da cultura como um pilar essencial para o progresso social e econômico de Ilhéus. Não podemos permitir que recursos e oportunidades sejam desperdiçados por falta de comprometimento e ação.

Althemar Lima é presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus.

Uma resposta

  1. O conselho municipal de cultural tem que entender que o prefeito VALDERICO Júnior está com muita demandas para resolver , pegou a prefeitura no caos, a gestão anterior não pagou aos servidores , deixou os postos de saúde sem medicação e até sem papel , além do não pagamento dos professores , é preciso ter paciência e tempo para que a nova gestão resolva os problemas deixado pela gestão anterior .

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.